O Programa

O Lean Six Sigma existe na Porto desde 2015. Em cinco anos, são 159 belts certificados e 297 projetos concluídos. O período de 2020 a 2025 é de sustentação, para manter o que foi construído e seguir adiante.

Os Resultados

Cada projeto tem seus resultados monitorados. Eles são monetizados e sua eficácia é medida em valores.
O objetivo é
elevar o que chamamos de ROI: um valor que mede a relação entre o que foi investido no programa e o que foi economizado nas áreas com a validação da controladoria. Até o fim de 2020, o ROI acumulado foi de 7,1.

Os Projetos

Selecionados a partir dos desafios da nova temporada, os projetos procuram trazer resultados expressivos às áreas e à Companhia como um todo. Os colaboradores selecionados assumem o compromisso com projetos em suas áreas de atuação.

O Treinamento

São cinco módulos de aquisição de conhecimento e execução. No fim do ciclo, um projeto é entregue e o participante é certificado. Todos recebem o mesmo conteúdo, mas os coachings são individuais, para enxergar as necessidades específicas de cada projeto.

Os Pilares

Alinhado ao objetivo da nova temporada, seu foco é integrar clientes e negócios. Para isso, o programa trabalha com três pilares: atenção ao cliente, desenvolvimento de pessoas, e constância na execução de projetos, fortalecendo as seis competências.

A Sustentação

O colaborador certificado tem compromissos periódicos com o programa. Os resultados vêm do trabalho em oportunidades identificadas, mesmo após o encerramento do período de treinamento. A chave é a sustentação do modelo.