É chegada a hora do reencontro

Peça de teatro marca o retorno dos eventos presenciais na Biblioteca.

Depois de muita espera, estão de volta os eventos presenciais na Biblioteca da Porto. E a programação do segundo semestre promete. Vamos conferir?

Andrea Paré, da área de Pessoas e Sustentabilidade (arquivo).

Segundo Andrea Paré e Selma Pereira, da área de Pessoas e Sustentabilidade, o planejamento para os próximos meses está em construção. Ele contemplará não só os eventos anuais e fixos, que já aconteciam anteriormente, como a Semana do Livro, mas também programas como o “Conexões em Série” e o “Vamos falar Sobre”, um encontro que costuma trazer um assunto que está em alta. 

“Tivemos uma neurocientista falando sobre a tecnologia da Watson e inteligência artificial. Na época da Copa do Mundo, conversamos sobre futebol. Fizemos outra edição sobre pitching e modelos de apresentações, entre outros”, relembram Andrea e Selma. 

Para o próximo período, a perspectiva é retomar o objetivo da Biblioteca como espaço de comunicação, cultura e aproximação. Andrea e Selma reforçam: “a biblioteca sempre teve o papel de ser um ponto de referência e aprendizado para os(as) colaboradores(as) em geral, inclusive para os(as) prestadores(as). Além disso, as ações da Biblioteca são pensadas estrategicamente, pois se conectam ao LOAD”. 

Outra ideia é retomar a parceria com o Instituto Porto Seguro. “Queremos que os(as) alunos(as) do Instituto voltem a retirar material. Havia alguns programas e ações dos quais eles(as) também participavam, além de conexões com o Porto Voluntário”, afirmam. “Essa é uma forma de atuar não somente com nossos(as) colaboradores(as), mas também com a comunidade”, celebram Selma e Andrea.

Traduzindo silêncios

O ator Selim Nigri (arquivo).

Para abrir com chave de ouro o retorno de sua programação presencial, a Biblioteca recebeu duas apresentações da peça “Tradutor de Silêncios”, nos dias 5 e 7 de julho. Baseada em contos do escritor moçambicano Mia Couto, trata-se de um monólogo construído e encenado pelo ator Selim Nigri, parceiro de longa data da Porto (saiba mais na entrevista abaixo). 

O espetáculo, que foi apresentado com casa cheia e recebeu muitos elogios, traz temas como conhecimento, diversidade e conexão entre as pessoas. “A peça caiu como uma luva neste momento, pois fala de reencontros entre as pessoas e delas consigo mesmas. Afinal passamos por coisas que nunca imaginamos. E agora estamos de volta, reaprendendo a viver em conjunto com as nossas relações, com as amizades”, finaliza Andrea.

Entrevista: "Precisamos sonhar com o futuro"

Selim Nigri, ator e idealizador do monólogo “Tradutor de Silêncios”, baseado em textos de Mia Couto, contou ao Nosso Porto de que forma a peça se conecta ao momento atual e falou sobre a parceria com a Companhia. Confira na entrevista abaixo. 

Nosso Porto: A peça “Tradutor de Silêncios” é baseada em textos do escritor moçambicano Mia Couto. De que forma essas histórias se relacionam e dialogam com o momento que estamos vivendo, de reencontros após mais de dois anos de pandemia? 

Selim Nigri: Vivemos períodos de perda e de reconexões. A peça resgata a vontade de realizar sonhos e lidar com as belezas e as impermanências da vida. As pessoas que já viram me contam que querem voltar a ler e, principalmente, a sonhar com futuros próprios. 

NP: Pensando em quem gostou da peça, mas ainda não teve contato com a literatura de Mia Couto, quais livros do autor você recomendaria?
SN: Terra Sonâmbula e Antologia de poemas.

NP: Esta não é a primeira vez que você colabora e faz parcerias com a Porto. De quais maneiras a Porto e seu jeito se conectam aos seus valores como artista?
SN: Acredito que o desejo de empreender e de mostrar ao mundo os seus princípios e valores. A Porto ama se conectar com seu ecossistema, e cuida muito bem dele. Como artista, desejo que as pessoas saiam iluminadas e se descobrindo um pouco mais nas suas potências e capacidades. Que saiam encorajadas para serem mais elas.

 

Comentários

{{comment.parent.comment_author}}
{{comment.parent.comment_date}}
{{comment.parent.comment_content}}
Comentar
{{children.comment_author}}
{{children.comment_date}}
{{children.comment_content}}
Comentar
Ver mais comentários

Matérias anteriores