O Programa de Estágio tá ON

Há doze anos, um porto seguro para quem ingressa no mercado de trabalho.

Desde 2009, a Porto Seguro recebe jovens estagiários dispostos a construir suas carreiras e se desenvolver profissionalmente na Companhia. Em 2021, não será diferente, ainda que a integração aconteça remotamente.

Carolina Rosa, colaboradora da área de Cultura e Experiência (arquivo pessoal).

Segundo Carolina Rosa, colaboradora da área de Cultura, a pandemia não impediu de abrir portas para que novos talentos ingressassem na Porto. Este ano, o Programa de Estágio está de cara nova e as mudanças da campanha de comunicação visam atrair e conectar as oportunidades das diversas áreas da Companhia com pessoas mais ligadas à cultura digital e à tecnologia e, claro, com muita vontade de aprender e contribuir.

As ações de acompanhamento e desenvolvimento previstas na jornada do estagiário foram revisitadas no último ano e adaptadas ao modelo remoto, permitindo uma atuação segura, respeitando a necessidade de isolamento. “Os estagiários estão atuando remotamente desde o início das atividades. Nosso maior desafio tem sido manter a proximidade para que eles se sintam apoiados em suas dúvidas e necessidades. Apesar da distância, é importante lembrar que nós não estamos sozinhos para enfrentar os desafios do dia a dia e que o aprendizado, muitas vezes, acontece na troca”, afirma Carol.


Estreando na Porto 

A primeira turma de estagiários de 2021 começa a trabalhar em agosto. Serão mais 25 estagiários chegando para reforçar o time. O início da jornada da segunda turma já começa no mês seguinte.

Segundo Carol, as áreas que solicitam estagiários precisam apresentar uma proposta desafiadora. “Todos recebem um desafio de projeto dentro da sua jornada de estágio. Pode ser desde o desenvolvimento de algo novo, partindo do zero, ou a melhoria de um processo ou rotina da área. O estagiário tem a oportunidade de colocar a mão na massa, agregando valor para a sua área. Conforme ampliam seu repertório, são envolvidos e participam, em parceria com analistas e especialistas das equipes, de projetos relevantes para a Companhia”, afirma Carol.

“A oportunidade de expor seus conhecimentos e ideias, opinar e contribuir com soluções e necessidade das áreas e dos clientes é um dos diferenciais da Porto destacado por nossos estagiários. Muitos iniciam no programa acreditando que o estágio se resumirá a rotinas e atividades operacionais, e se surpreendem positivamente”, acrescenta ela.

O Programa de Estágios da Porto tem a duração de no mínimo doze e de no máximo vinte e quatro meses. A maioria dos contratados cumpre uma jornada de seis horas diárias. Da primeira turma de estagiários até agora, a Porto já contratou e desenvolveu cerca de 500 profissionais por meio do Programa de Estágio. Muitos permanecem desenvolvendo suas carreiras na Companhia.


Porto fazendo diferente

Carol ressalta que um dos diferenciais do Programa de Estágio mais admirados pelos estudantes é justamente o investimento que a Porto faz no desenvolvimento do time. Mais robusto no primeiro ano, o plano de desenvolvimento do Programa de Estágio ajuda os ingressantes a conhecer a Companhia, oferece treinamentos remotos e online por meio da plataforma ELO, e promove sessões de autoconhecimento.

“Nelas, ajudamos o estagiário a se conhecer melhor, identificar seus principais talentos e oportunidades de desenvolvimento”, descreve.  Além do apoio da liderança, cada estagiário conta também com um tutor, um profissional sênior que o apoia nas atividades do dia a dia, ajudando-o a relacionar o que está aprendendo na universidade com as demandas do trabalho, a se apropriar da cultura da Companhia e a conhecer as atividades e processos, além de contribuir com a integração ao time. “O papel do tutor no desenvolvimento dos estagiários é muito valorizado e, com certeza, faz parte da lista de iniciativas que marcam para sempre o início da jornada profissional deles”, finaliza Carol.

Que tal um programão de estágio desses, hein?
Dá pra voltar no tempo?
Que privilégio!
Dá pra voltar no tempo?
Que privilégio!

Comentários

{{comment.parent.comment_author}}
{{comment.parent.comment_date}}
{{comment.parent.comment_content}}
Comentar
{{children.comment_author}}
{{children.comment_date}}
{{children.comment_content}}
Comentar
Ver mais comentários

Matérias anteriores

Programa da Porto coloca em cena capacitação e empregabilidade
Um meio para quem sabe aonde quer chegar
Sério, você vai se surpreender.