Construindo mais um capítulo em direção ao nosso sonho!

Planejamento estratégico é a estrela do segundo ano da nova temporada.

É provável que a frase mais dita e ouvida sobre 2020 seja ˝este ano não foi nada fácil˝. Mas, se há algo para se orgulhar no momento em fazemos um balanço é perceber que, apesar de tudo, a Porto não parou. E, em meio a todos os acontecimentos, a Companhia foi capaz de avançar, apresentar e aprovar ao menos vinte projetos que vão impulsionar 2021, o segundo ano da nova temporada, pavimentando mais um trecho do caminho em direção ao sonho de dobrar o número de clientes. 

Para saber mais sobre as oportunidades e desafios que 2021 nos reserva, o Nosso Porto conversou com Celso Damadi, vice-presidente de Finanças, Controladoria, Investimentos e Planejamento. 

Planejando para crescer com qualidade

Na imagem, um homem branco, vestindo paletó azul, está de braços cruzados com o ombro encostado numa divisória de vidro.

Celso Damadi, VP de Fin. Contr. Invest. e Planejamento (foto: Fernando Martinho).

Segundo Celso, uma das grandes conquistas de 2020 foi o desenvolvimento de um planejamento estratégico que irá impulsionar e dar sustentação ao crescimento da Companhia nos próximos anos, mantendo a qualidade e sendo cada vez mais um porto seguro para os clientes. 

˝O planejamento foi dividido em pilares, e cada um deles se materializa em projetos que nos ajudarão a expandir produtos e negócios, sempre com a atuação centrada em clientes˝, explica.

 

Navegando com a Porto

Vamos pensar na Porto como um barco. As velas são nossos produtos nas áreas de seguros, serviços e financeira. A estrutura é o casco que sustenta a Companhia. E o mastro são as iniciativas transversais, que unem as partes num só conjunto, garantindo que os projetos e iniciativas se integrem ao planejamento.

No quadro, a ilustração de um barco representa os pilares do planejamento estratégico da Porto Seguro. A vela à esquerda, azul escura, representa os serviços. À direita, uma vela azul clara representa os produtos relacionados a seguros. O mastro central, amarelo, com uma pequena bandeira cor de rosa na ponta representa as iniciativas transversais. E o casco do barco, também amarelo, são as iniciativas que darão estrutura aos projetos.

Transversalidade: uma só Porto em todos os nossos projetos

Para Damadi, um dos pontos centrais dos novos projetos é a preocupação em proporcionar aos clientes uma experiência transversal e a percepção da Porto como uma empresa única. ˝O atendimento não pode ser diferente na central de atendimento do Porto Seguro Auto e do cartão de crédito, por exemplo. Estamos trabalhando para que o cliente enxergue a Porto da mesma forma e sinta-se bem atendido, independentemente do produto˝, coloca.  

Para isso, um dos objetivos estratégicos para o segundo ano da nova temporada é comunicar e atender de forma transversal, além de criar um programa único de benefícios (o Nosso Porto abordou esse tema aqui). 

2021 e além: do planejamento para a ação

No segundo ano da nova temporada, o plano estratégico ganha corpo e sai do papel para ajudar a empresa a alavancar os negócios. ˝Pensamos em projetos curtos, que sejam ágeis de se colocar no ar com iniciativas de qualidade e crescimento˝, explica Damadi. 

O papel da área de planejamento e finanças é criar uma governança dos projetos, apoiar seus líderes e acompanhar o desenvolvimento das iniciativas. Segundo Damadi, será criado um painel de controle para garantir que tudo aconteça dentro do que foi combinado. Ele ressalta: ˝A área de planejamento orquestra o plano, mas sem tirar a responsabilidade de cada um de fazer a sua parte˝. 

Governança bem feita, disciplina e proximidade dos gestores: tudo para contribuir com a jornada em direção ao nosso sonho. 

O planejamento é da Companhia toda, e todos têm o seu papel para que ele seja colocado em prática
Celso Damadi

Vamos precisar de todo mundo!

Para Damadi, as competências fundamentais nesse processo serão criatividade, coragem, capacidade de entrega e parceria. ˝São muitos projetos em paralelo. Teremos de fazer escolhas, desenvolver parcerias e poder de negociação, capacidade de entrega para fazer as coisas acontecerem, coragem para tomar decisões, definir escopos. As squads precisam ser rápidas para desenvolver projetos enxutos, além de muita criatividade˝, afirma. 

Todos podem e devem participar, mesmo quem não está diretamente envolvido nos projetos. É o tal do protagonismo, uma das características da nova temporada. Damadi reforça: ˝Por que não dar uma ideia para o colega levar para aquele projeto? Os projetos são de todos nós. Conversem com seus colaboradores, peçam sugestões. Todos podem participar. Ser protagonista é também ter humildade e pedir a opinião da equipe˝.

Aproveitem 2021 para se envolver, crescer profissionalmente e divirtam-se!
Celso Damadi

No mais, é hora de aproveitar a fase que a Porto viverá em 2021. Afinal, não há oportunidade melhor para aprender do que o momento em que a Companhia desenvolve projetos novos. E não há nada mais compensador do que participar de corpo, alma e genuíno interesse em algo inovador. 

Para finalizar, Damadi convoca: “Aproveitem 2021 para se envolver, crescer profissionalmente e divirtam-se! Vamos, juntos, ser cada vez mais um porto seguro para os nossos clientes”!

Comentários

{{comment.parent.comment_author}}
{{comment.parent.comment_date}}
{{comment.parent.comment_content}}
Comentar
{{children.comment_author}}
{{children.comment_date}}
{{children.comment_content}}
Comentar
Ver mais comentários

Matérias anteriores

Novo posicionamento de marketing reforça a nossa essência e aproxima o cliente.
Como podemos nos tornar ainda mais humanos.
Digitalização, centralidade no cliente e outras pautas que vamos construir juntos nos próximos anos da Companhia, começando agora.