Quem tem Porto, só não tem seguro para casa de chocolate

Construída a muitas mãos, a campanha de marketing da Porto está dando o que falar.

Você já deve ter visto na TV alguns comerciais em que um simpático personagem de bigode, um tanto questionador, conversa com amigos que são – ou acabaram de se tornar – clientes da Porto, e estão super satisfeitos com a quantidade de serviços e benefícios que a empresa oferece. 

Ainda não viu? Espera aí, que a gente te mostra!

Para contar detalhes da criação dessa campanha, que uniu talentos de várias áreas para enfrentar o desafio de apresentar o amplo leque de produtos da Porto trazendo leveza e bom humor, batemos um papo com Oliver Haider, gerente de Marketing Institucional da Companhia. 

“Foi muito importante ver a participação e integração de diversas áreas da Porto para desenvolvermos a campanha. Isso ajudou muito no objetivo de mostrar que a Porto é mais do que uma seguradora. O personagem apareceu como uma solução para isso. A campanha traz força e conhecimento para a marca Porto, enquanto mostra a elasticidade do portfólio”, conta Oliver.

A campanha precisava de um personagem que aproximasse as pessoas e marcasse os dois jargões, “Isso nem a Porto Tem” e “Quem tem Porto, tem”. A cada filme, falamos um pouco mais sobre os produtos, deixando a lembrança do personagem a partir dos exageros dele”, reforça.

Construímos esse personagem questionador, mas ao mesmo tempo adorável, que provoca os amigos com humor para mostrar que a Porto tem muitos produtos além do seguro de automóveis
Oliver Haider

Oliver Haider, gerente de Marketing Institucional (arquivo pessoal).

A campanha não foi das mais fáceis de produzir. Foram diversas etapas desde o briefing, escolha dos personagens e produção. Os comerciais que trazem, inicialmente, os produtos Auto, Saúde, Cartão, Carro Fácil, Seguro de Celular e Seguro de Vida foram gravados em apenas cinco dias. “Com a pandemia, tivemos de acompanhar as filmagens por zoom. Além disso, locações externas dependem do clima e obrigam a equipe a se deslocar. Foi uma engenharia e tanto”, ressalta Oliver.

Encontrar o ator ideal para viver nosso querido questionador também não foi simples. O escolhido, Evandro Rodrigues, é humorista, improvisador e protagonizou a série de comédia “Chamado Central”, exibida pelo canal a cabo Multishow. “Como a campanha tem um lado de humor, não poderia ser qualquer ator. Vimos muitos filmes até encontrar os artistas perfeitos”, diverte-se.

E valeu a pena, não é mesmo? Vamos assistir mais um pouquinho?

Ousadia e criatividade

“A Porto vem passando por uma transformação, temos as novas frentes, novos produtos, novos serviços, as novas verticais, e a Nova Temporada. A marca precisa acompanhar essas novidades”, acredita Oliver.

As campanhas da Porto sempre foram marcantes e bem-vistas pelo mercado, mas essa é a primeira vez que trazem o humor como elemento principal. Bem, sabemos que inovação é a nossa praia, não é mesmo?

Uma campanha de todos

Oliver faz questão de reforçar a parceria fundamental de todos os times que contribuíram com a construção da campanha. “Produto, TI, Pessoas, Digital, Clientes, Comunicação Interna, Comercial, os corretores… Muitas áreas trabalharam juntas. Isso foi o mais emocionante: observar um trabalho feito em conjunto, em que todas as áreas se conectam e buscam soluções”, destaca.

A campanha não é do Marketing, é da Porto e todo mundo entendeu. E ela está sendo tão bem sucedida por conta disso
Oliver Haider

A Porto tem um portfólio muito extenso, um ecossistema de produtos que acompanha o cliente desde o nascimento, e está presente nos momentos mais marcantes de sua vida. 

“Somos mais do que uma seguradora, e quem está aqui dentro sabe disso. O desafio é contar para quem ainda não é cliente, e realizar o sonho da nova temporada”, coloca Oliver. 

Orgulho de ser Porto

Para alcançar um público maior, a campanha dialoga com pessoas de todo o Brasil. A escolha por marcar presença em mídias tradicionais, como o rádio e a televisão, caminha nesse sentido, o que não significa deixar de lado o mundo digital. Oliver afirma que a campanha busca criar relevância nas redes, entrar nas conversas e adotar uma estratégia de performance que gere tráfego para o site e encaminhe clientes para os corretores. 

Pensamos muito nos corretores ao longo do desenvolvimento da campanha. Queremos que os clientes cheguem até eles conhecendo bem nossos produtos
Oliver Haider

Questões como diversidade e regionalização foram levadas em conta na escolha dos personagens e cenários. Houve a preocupação de fugir de locais muito utilizados em propagandas, quase sempre gravadas em cartões postais do Rio de Janeiro ou São Paulo. “Gravamos em Curitiba, em lugares que as pessoas não identificam logo de cara, e tiramos do texto expressões que poderiam vincular o filme a determinada região do País”, explica Oliver. 

Com o envolvimento dos times e tanto cuidado na produção, o resultado não poderia ser outro: pesquisas preliminares apontam para o sucesso da campanha Quem tem Porto, tem, com avaliações muito positivas. “Até agora, a maioria das pessoas ouvidas declarou sentir vontade de ver a campanha novamente e de se tornar cliente da Porto”, anima-se Oliver. E internamente, os feedbacks muito animados de corretores, colaboradores e áreas confirmam que Quem tem Porto, tem orgulho de pertencer. 

Já assistiu aos filmes do Cartão de Crédito e Carro Fácil? Então veja aqui. 

E em breve, Seguro de Celular e Seguro de Vida!

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