Ser cada vez mais um porto seguro, para todos!

Como podemos nos tornar ainda mais humanos.


Carolina Zwarg, diretora de Pessoas e Sustentabilidade (arquivo).

A discussão sobre diversidade e inclusão ganha cada vez mais espaço na sociedade, e a Porto não fica para trás. Mesmo sendo uma empresa diversa, o aprofundamento desse debate trouxe um entendimento de que é preciso avançar. Afinal, as pessoas têm jornadas distintas e nem sempre recebem as mesmas oportunidades. 

O Comitê de Diversidade e Inclusão da Porto foi criado com o objetivo de olhar com mais atenção para o tema. Para garantir a pluralidade de experiências, é formado por colaboradores de diversas áreas, que dedicam a ele aproximadamente uma hora de seu dia. 

“Apesar de já termos uma estrada, há muito a aprender. Estudamos e entendemos que não existe igualdade, mas equidade. Como eu coloco pessoas diferentes no mesmo patamar, gerando oportunidades equânimes? Há ações que precisam ser implantadas para dar espaço ao diverso”, afirma Carolina Zwarg, diretora de Pessoas e Sustentabilidade.

Quando pensamos em diversidade, é sempre sobre aprender a respeitar o outro
Carolina Zwarg

Primeiros passos

Uma das primeiras ações concretas do Comitê foi a realização de um censo dentro da Pesquisa de Clima (saiba mais sobre ela abaixo). “Perguntamos como as pessoas sentem o ambiente de trabalho, se podem ser elas mesmas. Os resultados favoráveis mostram que sempre estivemos no caminho”, coloca Zwarg. 

Em seguida, foram enviados para os diretores da Porto livros e outros materiais de estudo sobre o tema (veja box abaixo). Foram realizadas também palestras para todos os líderes da Companhia, bem como uma live para que todos os colaboradores conheçam um pouco mais sobre o assunto. 

Viés Inconsciente

Nossos julgamentos nem sempre são conscientes. Entenda mais sobre isso na entrevista com Margareth Goldenberg para a editoria Em equilíbrio.

Grupos temáticos

O desafio a seguir é pensar em ações que ampliem a consciência sobre diversidade e inclusão. Para isso, estão sendo criados grupos de trabalho, abertos à participação dos colaboradores, com os seguintes temas: gênero, raça e etnia, pessoas com deficiência, LGBT+ e gerações. 

Carol explica que os grupos ajudarão a direcionar a maneira da Porto trabalhar diversidade e inclusão: “queremos nos aproximar, conhecer as realidades e, por meio disso, montar as próximas ações”. 

Cada vez mais um Porto Seguro 

A Porto sempre carregou em sua filosofia a certeza de que todos podem contribuir de forma igualitária e ética, com exemplos positivos. Um dos mais marcantes foi ter sido, possivelmente, a única seguradora brasileira que teve uma mulher – Dona Rosa Garfinkel, como presidente. 

Em 2019, o programa Vem como se sente bem já estimulava que as pessoas fossem elas mesmas. “Estávamos falando de diversidade, de respeitar quem cada um é. Gerou debate, pois há barreiras a quebrar. Agora ganhamos um escopo maior, sendo cada vez mais um porto seguro para todos, respeitando as particularidades de cada um”, argumenta Carol Zwarg. 

Ela finaliza com um convite para que as pessoas se apropriem do debate, e reforça: “vamos ampliar nossas lentes. Quanto mais gente envolvida, melhor. Todos podem fazer algo em prol da diversidade e da inclusão no dia a dia”. 

#NossaOpiniãoImporta

A Pesquisa de Clima é uma ferramenta importante de gestão e apoio para líderes. Sua metodologia permite avaliar duas dimensões: a primeira é a percepção sobre o suporte organizacional, ou seja, sobre como é trabalhar na Porto Seguro. A segunda mede o impacto no nível de energia/ comprometimento/ envolvimento/ empenho dos colaboradores, ou seja, o engajamento.

A última edição, em 2020 contou com a inclusão de questões relacionadas à essência, à nova temporada e ao sonho da Porto para os próximos cinco anos. Outra novidade foi o Censo Diversidade e Inclusão, com cinco perguntas sobre o perfil demográfico dos participantes. Como a Pesquisa é anônima, a inserção permitiu filtrar resultados com recorte de gênero, orientação afetivo-sexual, pessoas com deficiência, identidade de gênero, raça e etnia.

Tá tranquilo, tá favorável 

Os índices de 83% de adesão e 78% de favorabilidade foram muito positivos, sobretudo porque a pesquisa ficou no ar por apenas três semanas (em edições anteriores, eram em média 45 dias disponíveis). 

“Atingimos o mesmo patamar do último ciclo num período de tempo menor, o que entendemos como uma ótima receptividade, além da abertura de nossos colaboradores em nos contar como estão se sentindo e vivenciando a cultura organizacional”, explica Anderson Valadares, Gerente corporativo da Diretoria de Pessoas e Sustentabilidade. 

A adesão de 98% ao censo de Diversidade e Inclusão também impactou. “Foi nosso primeiro ano de aplicação, ficamos animados com a abertura e receptividade para trazermos para uma pauta tão relevante”, comemora.  

Clima e diversidade

Para Anderson, tanto os resultados como a percepção dos avanços surpreenderam. “Houve evolução de seis pontos em relação ao último ciclo, o dobro comparado à média de mercado para o mesmo período. Onze dos doze pilares investigados e 47 das 49 questões comparáveis melhoraram seus índices. 

Consolidamos a essência de ser cada vez mais um porto seguro, mesmo sob os desafios atuais
Anderson Valadares

Foi também a primeira vez que a Pesquisa de Clima foi atravessada pela pauta de Diversidade e Inclusão. Segundo Anderson, foi possível verificar que diferentes perfis já percebem o clima de forma favorável e 90% dos colaboradores entendem que a Porto valoriza a diversidade. 

Os resultados positivos da pesquisa demonstram que não há momento melhor para intensificar o debate sobre diversidade e inclusão dentro da Companhia, e para o início dos trabalhos do Comitê. “Estamos prontos para avançar na pauta de Diversidade e Inclusão”, finaliza Anderson.

A diversidade chegou chegando na Porto – e pra ficar! Vamos juntos participar das ações para fortalecer o tema?
Tamo junto! Conte comigo.
Tenho receios, mas quero aprender!
Tamo junto! Conte comigo.
Tenho receios, mas quero aprender!

Comentários

{{comment.parent.comment_author}}
{{comment.parent.comment_date}}
{{comment.parent.comment_content}}
Comentar
{{children.comment_author}}
{{children.comment_date}}
{{children.comment_content}}
Comentar
Ver mais comentários

Matérias anteriores

Agilidade e autonomia para realizar os sonhos da Temporada
Construída a muitas mãos, a campanha de marketing da Porto está dando o que falar.
Novo posicionamento de marketing reforça a nossa essência e aproxima o cliente.