Programa Nilo: um porto seguro para quem é 50+

Conheça essa iniciativa de cuidado integral com a saúde

Já diziam nossas avós – cheias de razão e sabedoria popular – que é melhor prevenir do que remediar. E é exatamente essa a filosofia da Nilo, uma iniciativa de cuidados em saúde feita sob medida para os colaboradores que têm mais de 50 anos. Afinal, está provado que a prevenção e o monitoramento, sobretudo a partir de determinado momento, podem evitar muitos problemas de saúde no futuro. 

Partindo dessa perspectiva, a Nilo está recebendo colaboradores interessados em um acompanhamento totalmente individualizado e personalizado, que agrega profissionais de diversas áreas e capacitados para atender as especificidades das pessoas dessa faixa etária. 

O propósito da Nilo é cuidar da saúde de forma integral e personalizada, totalmente conectada à essência de ser cada vez mais um porto seguro para nossos colaboradores“, declara Hamilton Cardomingo, da Superintendência de Operações e TI Saúde.

E aí, bora saber mais?


Como nasceu a Nilo 

Hamilton Cardomingo, da Superintendência de Operações e TI Saúde (arquivo).

Hamilton conta que o programa nasceu após a startup Nilo Saúde, que tem foco no cuidado em Saúde para o público 50+, ter sido selecionada para o processo de aceleração na Oxigênio. Durante o processo de aceleração apadrinhado por Hamilton, e por conta da grande sinergia com o negócio, a iniciativa passou a ser oferecida como benefício para os colaboradores da Porto. 

André Bernardes, gerente responsável pelo projeto e co-padrinho da Nilo, conta que seus idealizadores mergulharam com profundidade no universo dos cuidados de saúde para o público 50+ para trazer o que há de melhor no mundo nessa linha.

Cuidando da saúde de forma integral 

Dr. Abílio Franco, coordenador corporativo de Saúde e Segurança do Trabalho (arquivo pessoal).

“Em saúde, é muito mais eficaz acompanhar em vez de tratar os problemas que já apareceram. Se você não mantém um cuidado frequente, a chance de enfrentar problemas futuros é maior”, explica André, sintetizando a filosofia de cuidados preventivos e integrais que pautou a criação da Nilo. “Nesse modelo, você não tem necessariamente uma queixa, mas um olhar amplo. Cuidar da saúde e não da doença é o propósito principal”, resume.

Dr. Abílio Franco, coordenador corporativo de Saúde e Segurança do Trabalho, concorda: “Quando temos um acompanhamento próximo e recorrente da saúde, os agravamentos tendem a diminuir. A Nilo proporciona esse acompanhamento, que leva a uma melhor aderência aos tratamentos e traz mais qualidade de vida”.

A equipe multidisciplinar que responde pela Nilo foi montada de acordo com a necessidade de quem é 50+, sendo composta por gerontólogo (um médico especializado no estudo do envelhecimento e na manutenção da qualidade de vida do idoso), psicólogo, médico geriatra, enfermeiro e nutricionista. Os protocolos para cada paciente são personalizados, construídos de acordo com a idade, grau de risco para determinadas doenças e necessidades. O principal aspecto é o cuidado individualizado, que faz com que os pacientes sintam-se únicos, o que realmente são. 

Eu vejo o programa como uma oportunidade de rever os hábitos, antecipar o cuidado com a saúde e melhorar a qualidade de vida no processo de envelhecimento
Dr. Abílio Franco

Como funciona a Nilo?

André Bernardes, gerente de Auditoria e Gestão Médica (arquivo).

Logo que se cadastra na plataforma, o colaborador recebe um contato para o agendamento e o início do programa. A primeira consulta é feita com o gerontólogo. Trata-se de um bate-papo por meio do qual o profissional conhece o paciente e pergunta sobre hábitos pessoais e profissionais, sua composição familiar, alimentação e doenças pré-existentes, ou seja, traça um perfil completo para oferecer o melhor cuidado possível. 

Todos os encaminhamentos derivam desse primeiro atendimento personalizado. Dependendo da condição de saúde do paciente, são indicadas medidas específicas, outras consultas ou encaminhamentos com especialistas. 

O processo é integralmente digital, oferecendo larga disponibilidade de horários, mais comodidade, e agendamento via whatsapp. As teleconsultas não comprometem a proximidade entre os profissionais e os pacientes, por conta do modelo de acolhimento que adotam. Ainda assim, André ressalta que, caso haja necessidade, podem ser marcadas consultas presenciais. “Prezamos, em primeiro lugar, pela saúde das pessoas”, afirma. 

Não deixe para mais tarde… 

Mais de 177 colaboradores já aderiram ao programa, que segue aberto à entrada de quem tem mais de 50 anos. Dos atuais participantes, 73% são mulheres. “Sabemos que os homens nem sempre cuidam da saúde de forma preventiva, deixando para procurar atendimento em último caso”, coloca Hamilton, ressaltando a importância da conscientização do público masculino. 

Dr. Abílio explica que, após os 50 anos, o nosso organismo começa a envelhecer e há mais chances de desenvolver doenças como pressão alta, dislipidemias, diabetes, entre outras. Ele lembra das questões psicológicas e emocionais que também impactam a saúde física. “A Nilo trata da saúde física, mas também da saúde mental, oferecendo segurança e autoconhecimento para lidar melhor com esse período da vida”, afirma. 

"A Nilo é um presente da Porto para os colaboradores"

Edleuza Porto Modesto, colaboradora do RH (arquivo pessoal).

Edleuza Porto Modesto, colaboradora do RH, é uma das usuárias satisfeitas com a Nilo. Ela dividiu com o Nosso Porto um pouco de sua experiência. 

“Me inscrevi para participar da Nilo logo que recebi a comunicação por e-mail. Na sequência, tive uma consulta maravilhosa com uma gerontóloga. Ela fez perguntas superinteressantes sobre meus hábitos, meu dia a dia, e eu respondi da forma mais sincera possível, pois senti que precisava estar aberta para que o programa funcionasse de verdade. 

Após essa entrevista, ela fez uma programação que envolveu consulta com nutricionista, enfermeiro, envio da documentação sobre vacinas, exames, medicações de uso constante etc. Percebi que os profissionais são bem flexíveis, preocupados em recomendar cuidados que caibam na realidade das pessoas. Nada é imposto, e também não há julgamentos ou puxões de orelha. É um programa de acolhimento. 

O tratamento é muito personalizado, me senti única. E quando você entra na consulta, os profissionais já sabem de todo o seu histórico. Recomendo que os colaboradores aproveitem bem essa iniciativa, porque ela é um presente. 

Um programa de acolhimento que coloca ao seu alcance, de forma prática e num só espaço, profissionais que oferecem acompanhamento integral para quem tem mais de 50 só a Porto tem”. 

Comentários

{{comment.parent.comment_author}}
{{comment.parent.comment_date}}
{{comment.parent.comment_content}}
Comentar
{{children.comment_author}}
{{children.comment_date}}
{{children.comment_content}}
Comentar
Ver mais comentários

Matérias anteriores

Conheça as novas ações que compõem o Programa de Saúde Integral
Você também faz parte da nossa família Porto. Além do novo benefício para você, familiar, venha saber de mais novidades!
Neste momento, tudo o que nos fizer bem está valendo.