Ações da Porto Seguro contra a pandemia

Todos os detalhes das iniciativas que ajudaram muita gente a enfrentar esse momento difícil.

Conheça aqui a íntegra das ações de combate à pandemia de COVID-19 desenvolvidas pela Porto Seguro.

Doação de álcool em gel para instituições e distribuição em postos de gasolina

Doações chegam aos postos Shell. (arquivo equipes Compras e Resp. Social e Ambiental)

No início da pandemia, álcool em gel virou artigo raro. Instituições, hospitais e mesmo indivíduos não conseguiam adquirir o produto em lugar algum. Foi estruturada então uma parceria entre a Porto Seguro, a Natura e Raízen, empresa que administra os postos Shell. Essa ação possibilitou a produção, envase e distribuição do produto para instituições, hospitais, além da doação para a população nos postos de combustível. Lene Araújo, vice-presidente Institucional destaca que a ideia partiu de um integrante do comitê de crise, que tinha contatos nas empresas parceiras, e trouxe a sugestão. 

Doação de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para hospitais

EPIs sendo descarregados. (arquivo equipes Compras e Resp. Social e Ambiental)

Essa foi, sem dúvida, uma das ações mais impactantes para todos os envolvidos. No início da pandemia, muitos hospitais sofreram com a falta de equipamentos básicos de proteção para seus profissionais, como máscaras, aventais e luvas. Alda Vieira, da equipe de Compras, ressalta os desafios enfrentados para que tudo desse certo, entre eles a escassez de produtos no mercado e a grande quantidade adquirida para abastecer hospitais nas cidades de Manaus, Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo, justamente as mais atingidas pela doença. 

˝Acionamos os fornecedores já cadastrados na Porto Saúde. Consumimos nosso próprio estoque para poder doar˝, conta. Apesar do esforço, foi gratificante realizar esses contatos e poder ajudar˝, conclui.

Leia mais sobre a doação realizada em Manaus (AM) na matéria da editoria Turistando.

Doação de 200 mil cestas básicas para comunidades vulneráveis

Cestas básicas. (arquivo equipes Compras e Resp. Social e Ambiental)

Estruturar a doação de 100 mil cestas em comunidades de São Paulo e 100 mil comunidades do Rio de Janeiro exigiu esforço e organização das equipes de Compras, Logística e Responsabilidade Social e Ambiental. Mirian Mesquita, gerente de Responsabilidade Social e Ambiental conta que o primeiro passo para a realização foi o mapeamento de contatos que garantissem o recebimento e distribuição das cestas, além de organizar um cronograma de entregas. 

˝Optamos por auxiliar as comunidades menores, que costumam ser as mais vulneráveis e menos atendidas˝, explica Mirian. A compra das cestas foi financiada pela Porto, que liderou o processo. Em São Paulo, as entregas foram feitas em cada comunidade, com os prestadores da Porto Socorro acompanhando os caminhões do fornecedor. Serão 20 mil cestas doadas durante cinco meses, para 20 comunidades distintas. Já no Rio, foi feita uma única entrega de cem mil cestas em duas semanas. Foi disponibilizado um galpão onde lideranças comunitárias fizeram as retiradas, responsabilizando-se também pelas entregas nas 73 comunidades selecionadas. No total, a ação atendeu mais de 402 mil pessoas.

 

Arrecadação de cestas básicas para as instituições de Campinas e Belo Horizonte

Live com Toquinho. (divulgação)

Seguindo uma das grandes tendências da quarentena, produtos da Porto Seguro patrocinaram lives com músicos e artistas de renome. Além de distrair o público, os espetáculos arrecadaram doações que possibilitaram a aquisição de 875 cestas básicas entregues para mais de 580 famílias ligadas a instituições nas cidades de Campinas (SP) e Belo Horizonte (MG).

Auxílio às famílias ligadas ao Instituto Porto Seguro

Aulas no Instituto Porto Seguro. (arquivo equipe Resp. Social e Ambiental)

O Instituto Porto Seguro atende diretamente 27 organizações na região de Campos Elísios, bairro onde os escritórios da Companhia estão localizados na cidade de São Paulo. Entre suas atividades, está uma escola de contraturno que atua com 220 crianças, e o oferecimento de cursos profissionalizantes para mais de mil alunos. Com as creches e demais instituições fechadas, as doações diminuíram. Uma campanha junto aos colaboradores da Porto arrecadou 38 mil reais, valor que possibilitou a compra de 1.250 cestas básicas, com produtos de higiene e limpeza, para 450 famílias, durante três meses.

Ação de prevenção de COVID-19 e vacinação contra gripe entre caminhoneiros

Tenda para exames e vacinação. (arquivo equipes Compras e Resp. Social e Ambiental)

Uma parceria entre a Porto Seguro, o Itaú (por meio do programa Juntos pela Saúde) e a Ecovias possibilitou essa ação, iniciada em 29 de junho. Tendas montadas nas estradas oferecem exames rápidos para COVID-19 e vacinação contra a gripe gratuitamente aos caminhoneiros. ˝Em onze dias, 2.100 caminhoneiros foram impactados. Quem testa positivo recebe uma mensagem de texto em até 20 minutos, solicitando o retorno à tenda para fazer o exame PCR, que identifica a presença do vírus no sangue e confirma o diagnóstico˝, explica Alda Vieira. Realizada no estado de São Paulo, a iniciativa deve ser expandida para rodovias de Minas Gerais. 

Apoio aos comerciantes do entorno da Matriz

Entorno dos prédios da Porto em SP. (arquivo)

As ações de apoio aos donos de estabelecimentos comerciais dos arredores dos edifícios foi estruturada pela associação Campos Elíseos Mais Gentil, um projeto da gerência de Responsabilidade Social e Ambiental. Mirian explica que os colaboradores da Porto correspondem a cerca de 90% da clientela do comércio local. ˝Com a adoção do trabalho remoto, o movimento caiu muito. Aproveitamos nosso vínculo para fazer contato com cada um, entender a situação, e tentar ajudar˝, conta. Entre as iniciativas, foi organizada uma palestra virtual sobre educação financeira, e um sistema de vouchers, em que os colaboradores da Porto podem adquirir antecipadamente produtos e serviços para usufruir quando a quarentena terminar.  

Atividades da Escola Empreendedora

Produção de máscaras. (arquivo equipe Resp. Social e Ambiental)

Outro projeto tocado pela área de Responsabilidade Social e Ambiental da Porto é a Escola Empreendedora, que organiza o trabalho de costureiras e oferece cursos de artesanato. As profissionais não ficaram paradas no período da quarentena, e produziram seis mil máscaras para colaboradores e clientes da Porto Socorro (os guincheiros entregam as máscaras em atendimentos nas ruas e rodovias). Kits de máscaras serão colocados à venda na loja virtual da Porto Seguro em agosto. A continuidade da produção foi possível graças à entrega domiciliar de matéria-prima, feita por taxistas da região contratados para esse serviço. ˝Foi a forma que encontramos para ajudar tanto as artesãs, como os taxistas˝, conclui Mirian. 

Comentários

{{comment.parent.comment_author}}
{{comment.parent.comment_date}}
{{comment.parent.comment_content}}
Comentar
{{children.comment_author}}
{{children.comment_date}}
{{children.comment_content}}
Comentar
Ver mais comentários

Matérias anteriores

Para comemorar o Dia do Corretor, entrevistamos duas referências do mercado de seguros
Brindes que ajudam a costurar sorrisos e a transformar vidas.
Colaboradores da Porto dão exemplo e se mobilizam na campanha #SerPortoSim