Há mais de doze anos, a Porto realiza sua Campanha de Natal, uma das maiores promovidas pela Companhia. Em 2021, a meta é beneficiar 1.146 pessoas, entre crianças e idosos(as) atendidos(as) pelas instituições credenciadas.
Para saber mais, o Nosso Porto conversou com Larissa Czelusmack, da área de Sustentabilidade. Ela conta que a Campanha mudou bastante ao longo dos anos, com a inclusão de idosos(as) e, sobretudo, com a automatização promovida a partir de uma Maratona da Sustentabilidade em que um dos desafios era trazer propostas para renovar a Campanha de Natal.
Assim, desde o ano passado, o(a) colaborador(a) interessado(a) em contribuir acessa a área da Campanha na Portonet e escolhe uma ou mais crianças ou idosos(as) para “apadrinhar”. Em seguida, ele(a) recebe um e-mail com as informações para montar o kit presente, faz a compra dos itens, entrega e, no fim do processo, recebe um cartão de uma criança ou idoso(a) beneficiado(a).
O(a) colaborador(a) pode contribuir tanto comprando o kit e o entregando presencialmente na Porto como fazendo uma doação financeira. Nesse caso, a própria equipe interna se responsabiliza pela compra. “Se não for possível apadrinhar com 100% do valor, o(a) colaborador(a) pode compartilhar com um(a) colega e doar em parceria”, explica Larissa. Fazem parte do kit itens como roupas e brinquedos para as crianças, e outros produtos necessários para os(as) idosos(as).
Espalhando sorrisos
O tema da Campanha de Natal de 2021, que neste ano teve seu período de arrecadação entre 8 de novembro a 3 de dezembro, foi ‘Espalhe Sorrisos’. “Nosso principal objetivo é o envolvimento dos(as) atendidos(as) e dos(as) colaboradores(as) na Campanha. Quando conseguimos sensibilizar as pessoas, geramos um impacto social de engajamento numa data tão especial como o Natal. Muitas das pessoas atendidas não teriam a perspectiva de ganhar um presente, e ficam muito emocionados(as), sentindo que alguém lembrou de deles(as)”, relata.
A entrega dos kits é realizada pelas instituições, normalmente em reuniões de fechamento do ano. E no dia 23 de dezembro, a área de Sustentabilidade divulga um vídeo e faz a prestação de contas para a Companhia, junto a um agradecimento e desejando um Feliz Natal.
“Podemos pensar que não faz muita diferença, mas por mais simples que seja é um presente, e para quem recebe significa muita coisa. As pessoas beneficiadas têm um carinho muito grande pela Porto”, finaliza Larissa.