2022 começa acelerado na Oxigênio

Novidades envolvem o programa de aceleração e muito mais.

O programa de aceleração de startups da Oxigênio está de cara nova. Ciclos mais breves e mais startups aceleradas são alguns dos aspectos que marcam essa fase. Para entender direitinho o que isso traz de impacto, tanto para a Companhia como para as empresas participantes, o Nosso Porto conversou com Perla Lacerda, da Oxigênio.

Escutar as dores e elencar prioridades

O trabalho de aceleração de startups pela Oxigênio começa com uma fase de escuta de lideranças, VPs, diretores(as) e superintendentes para entender quais são as oportunidades e desafios prioritários daquele período. 

Perla Lacerda, da Oxigênio (arquivo pessoal).

Em seguida, é feita uma convocação para o processo via redes sociais, sobretudo pelo LinkedIn. A cada ciclo, a Oxigênio costuma receber entre 1.000 e 1.200 inscrições. Dessas, 40 startups são escolhidas para se apresentar para uma banca formada por VPs e diretores(as). A partir daí, dez são eleitas para o processo de aceleração. 

Cada startup é apadrinhada pelo executivo sinérgico àquela solução. Isso significa que, em quatro meses, a equipe desse padrinho/madrinha e a startup devem apresentar uma solução para a questão levantada no início do processo. 

Ao longo da jornada de aceleração, as startups recebem o apoio da Liga Ventures, responsável pela gestão do processo. “Eles têm um time de mentores que trabalham com diversas disciplinas de aceleração de negócios e ajudam a entender mais sobre time, estratégia de mercado, funil de vendas, operação. A gente chama esse apoio de back-end“, explica Perla. Já o front-end é a trilha com o padrinho/madrinha. Juntos, eles definem as oportunidades, o que fazer com o desafio e como apresentar a solução no Demo Day, o grande momento que encerra o ciclo de aceleração.

 

Novidades aceleradas para 2022

Perla conta que a grande novidade do programa em 2022 é a busca por startups que tenham sinergia com a Porto Seguro e estejam alinhadas – e prontas – para responder aos desafios específicos que as áreas irão apontar. 

“Em cada chamada, vamos trazer cinco temas. Com o processo mais direcionado, há mais chances de assertividade para todos”, afirma. Outra mudança importante foi o aumento da quantidade de ciclos e startups aceleradas. “Inicialmente, eram dez por ano. Este ano serão 25”, completa Perla.

Critérios de escolha

Maturidade, expertise da equipe, e experiência na área de atuação são pontos avaliados na hora de escolher as startups que vão compor o programa. “Precisa ser um time forte para aproveitar a experiência, porque não é simples trabalhar com uma empresa grande, entender o que o cliente precisa. Desprendimento é uma característica importante nesse sentido”, aponta Perla. 

As expectativas são grandes, de ambos os lados. Além de entender que não é qualquer solução que servirá à Porto, as startups, muitas vezes, têm de se habituar a seguir as etapas pré-estabelecidas para compras, compliance, segurança da informação. Por outro lado, as áreas de negócio precisam compreender as limitações estruturais das startups, sobretudo em relação à capacidade produtiva. 

Agilidade e flexibilidade também são fundamentais. E, por último, parceria. Seguir junto, pois a aceleração é, como Perla coloca, “um processo a quatro mãos.” 

Transformação digital é o core

Perla enxerga o programa de aceleração da Oxigênio como uma alavanca importante para o processo de transformação digital pelo qual a Porto está passando. “Nós somos um apoio, e as áreas podem contar conosco para enfrentar os desafios inerentes à transformação digital. Independentemente do processo de aceleração, podemos indicar soluções. Afinal, temos cerca de 11 mil startups cadastradas em nossa base”.

Além das boas novas do programa de aceleração, a Oxigênio tem outras cartas na manga para 2022. A iniciativa chamada de Radar Oxigênio de tendências irá organizar debates com especialistas voltados às lideranças, apresentações de hot startups, e mapas setoriais nas áreas de seguros, fintech, saúde e mobilidade. 

Outro projeto importante é a incubadora de new ventures, ou a aceleração do negócio. “É como se fosse um programa de aceleração interno, voltado para as áreas de negócio que queiram tirar algum produto da gaveta. Passaremos quatro meses apoiando aquela área, com o mesmo modus operandi de uma aceleração, mas com um projeto interno da Porto”, anima-se Perla. 

Psicologia Viva, a experiência da aceleração na visão da startup

Para entender a perspectiva da aceleração de outro ponto de vista, o Nosso Porto conversou com Edinei Santos, co-fundador e diretor comercial da Psicologia Viva, uma das startups aceleradas pela Oxigênio, e que se tornou uma grande parceira da Porto ao oferecer sessões de psicoterapia para os(as) colaboradores(as) e clientes por meio do Porto Seguro Saúde.

Edinei Santos, co-fundador e diretor comercial da Psicologia Viva (arquivo pessoal).

Edinei conta que a primeira surpresa, logo após a seleção, foi se deparar com um espaço preparado com muito cuidado. “No estágio em que estávamos, precisávamos apenas de um teto, internet, mesa e cadeiras simples, mas encontramos uma estrutura de primeira linha, frequentada por outras startups, mentores(as) e potenciais clientes convidados pela Porto Seguro”, relata. 

Para ele, o ponto alto do processo de aceleração foi a possibilidade de interação com os(as) executivos(as) da Companhia. “Ter uma pessoa com tamanha capacidade e experiência trabalhando lado a lado com você para identificar oportunidades, fazendo os contatos necessários para transformá-las em negócio, é transformador”, afirma. “Tivemos a sorte de ter como madrinha a Mônica Bortolossi, superintendente de Saúde”. 

A parceria trouxe uma transformação profunda na história da startup. O Porto Seguro Saúde foi o primeiro seguro do Brasil a oferecer atendimento psicológico on-line em escala para os(as) segurados(as). “Hoje, isso pode parecer comum, sobretudo após o distanciamento social imposto pela COVID 19, mas em 2017 foi muito inovador”, acrescenta. 

“Encerramos a passagem da Psicologia Viva pelo programa com um contrato junto ao Porto Seguro Saúde, que já impactou positivamente a vida de milhares de segurados(as) da Companhia. Até hoje temos contato com a equipe envolvida no processo, e a relação continua tão boa quanto sempre foi”, comemora Edinei.  

Comentários

{{comment.parent.comment_author}}
{{comment.parent.comment_date}}
{{comment.parent.comment_content}}
Comentar
{{children.comment_author}}
{{children.comment_date}}
{{children.comment_content}}
Comentar
Ver mais comentários

Matérias anteriores