Lean Six Sigma: navegando em busca da melhoria contínua

Como usar este recurso para transformar processos e trazer resultados para todas as áreas da Companhia.

Pensando na Porto Seguro como um mar de oportunidades, a certificação Lean Six Sigma oferece às áreas ferramentas robustas, mas também ágeis, para navegar por essas águas promissoras sem sobressaltos.

Trocando de faixas

Em seu programa, a Porto Seguro oferece treinamentos e certificações sobre o tema. Os certificados na metodologia Lean Six Sigma são chamados de belts, que são faixas ou cintos, em inglês. A referência nos remete às etapas que praticantes de artes marciais costumam percorrer. O Programa conta com três belts, cada um com suas características.

Introdução ao Lean Six Sigma
O módulo EAD Introdução ao Lean Six Sigma traz pílulas de conhecimento e é aberto a todos os colaboradores que tenham interesse em adquirir fundamentos básicos sobre a metodologia.
Resolução de Problemas
O módulo ˝Resolução de Problemas˝ está dentro da ACAD. Seu objetivo é despertar o interesse da base dos colaboradores, aprofundando as ferramentas de qualidade para aplicação imediata nas oportunidades do dia a dia.
Yellow Belt
A partir dessa etapa, os colaboradores indicados pelas lideranças passam por uma seleção. Após o treinamento, estão aptos a realizar projetos de baixa e média complexidade.
Green Belt
Para alcançar essa certificação, os colaboradores também se submetem a uma seleção. A partir daqui, têm o compromisso de se envolver em projetos mais complexos e transformadores. Ser um Green Belt é pré-requisito para tornar-se Black Belt.
Black Belt
O papel dos Black Belts é ser uma referência da melhoria contínua e um farol em direção ao ˝norte verdadeiro˝. O objetivo é formar Black Belts em áreas com muitos Green Belts, para que auxiliem na continuidade dos projetos.

Navegando com liderança

Imagem em movimento em que uma embarcação de porte grande, de cor cinza e aspecto militar, navega em velocidade no mar, produzindo ondas e espuma branca.

Navegar com direção e ferramentas adequadas num mar de oportunidades só pode trazer resultados que enchem os olhos. Os benefícios são tanto individuais, quanto para as áreas e a Companhia como um todo. Quem participa tem a oportunidade de colocar em prática o que aprendeu e ajudar sua área a melhorar o patamar de resultados. E para o gestor é um investimento, pois a área ganha uma pessoa para ajudar nos desafios e potencializar as entregas. 

Para isso, os líderes devem indicar pessoas entusiastas da melhoria contínua e que tenham tempo disponível para realizar os projetos. Afinal, é essa parceria que fará com que a engrenagem funcione. Nesse barco, o líder é o comandante que ajuda com os obstáculos do caminho. 

Quero saber mais

Conheça as ferramentas básicas desta metodologia no curso sobre o programa, disponível no Portal de Ensino a Distância da Porto Seguro, gratuito e 100% on-line. Caso você não seja direcionado para o curso, acesse o ELO > Aprendizagem > Buscar “Introdução – Lean Six Sigma.

Comentários

{{comment.parent.comment_author}}
{{comment.parent.comment_date}}
{{comment.parent.comment_content}}
Comentar
{{children.comment_author}}
{{children.comment_date}}
{{children.comment_content}}
Comentar
Ver mais comentários

Matérias anteriores

Saiba mais sobre quem chega para reforçar o elenco da Porto na nova temporada.
O que os colaboradores desejam para os próximos anos da Companhia.
Colaboração é a chave para as equipes em trabalho remoto.