Porto Ideias de cara nova

Inovação e transformação digital caminham juntas na nova plataforma do programa.

O Porto Ideias chega em 2022 cheio de novidades. O Nosso Porto já havia falado sobre o programa aqui, mas resolvemos bater um papo com Guilherme Parra, analista de Inovação, para ficar por dentro de tudo que está chegando. 

Guilherme Parra, analista de Inovação (arquivo pessoal).

O primeiro destaque, segundo Guilherme, é o reforço do propósito do Porto Ideias como um programa que está alinhado aos objetivos da Temporada.

“Queremos ser o caminho de escuta dos colaboradores(as), prestadores(as), pessoal do CAPS, do Porto Socorro. Todos(as) têm acesso à plataforma.

Com esse alinhamento, foram criadas campanhas específicas para as Verticais, para as áreas corporativas e para Melhoria Contínua. “Seremos mais assertivos(as) nas ideias, dando insumo e informação para as pessoas perceberem quais são os focos de cada área e pensarem em ideias relacionadas a eles”, afirma. 

Para estimular a cultura de inovação, precisamos criar um ambiente de colaboração
Guilherme Parra

 

Nova plataforma e melhoria contínua

De acordo com uma análise realizada em 2021, aproximadamente 65% das ideias recebidas pelo programa eram relativas a rotinas operacionais. Como ele está alocado dentro de uma estrutura de melhoria contínua, junto das certificações de Yellow, Green e Black Belts, foi criada uma campanha específica para abrigar as ideias relacionadas a melhorias operacionais. 

Partindo do pressuposto de que ideias operacionais têm mais chances de serem implementadas por meio do Lean Six Sigma, a proposta é apostar na integração entre ele, o Garagem de Soluções e o próprio Porto Ideias. 

A nova plataforma traz uma tecnologia que não só facilita essa integração como também a gestão das ideias. “Com campanhas específicas, vamos agilizar o encaminhamento”, reforça Guilherme.

Outra novidade é a capacidade da plataforma de identificar ideias semelhantes. “Se alguém registrar uma ideia parecida com outra, a plataforma vai sugerir a conexão, o que evitará o retrabalho da análise dos designers”, completa. 

Além disso, ela traz painéis de acompanhamento que poderão ser disponibilizados para a análise de resultados de cada Vertical, e também dos custos e retornos financeiros que as ideias geram para a Porto. 

Facilidade de navegação 

A navegação na plataforma do Porto Ideias e o próprio registro de uma ideia nova estão muito mais amistosos. O formulário foi simplificado e conta agora com título e duas perguntas-chave, uma apontando para a descrição do problema e outra que sinaliza como a ideia seria implementada, quais resultados traria e por que a Porto deveria investir nela. 

A estrutura da plataforma ficou parecida com a de uma rede social, onde as pessoas podem curtir, comentar e pedir para participar da ideia. “Quem está acostumado(a) ao Facebook de cara consegue usar”, afirma Guilherme. Há também filtros para campanhas e acompanhamento do status da ideia.

Dentro de cada campanha, um infográfico explica quais ideias ela procura receber. “Acredito que isso impacta positivamente a experiência de quem registra uma ideia, porque a pessoa fica ciente do que está sendo buscado”, reforça. 

Inovação e transformação digital

Guilherme acrescenta que, a cada bimestre, está prevista a realização de um comitê de inovação. Isso significa que as ideias avaliadas como positivas pelos designers não precisarão esperar tanto para serem encaminhadas. Elas serão avaliadas por este comitê, que poderá reunir as áreas de Planejamento Estratégico, ATO, TI ou área de negócio, com o intuito de ter uma visão do todo. As ideias selecionadas passarão por um processo de design thinking interno, lapidação, piramidação e posterior apresentação aos executivos. 

Este é mais um ponto de integração entre o Porto Ideias e a perspectiva de transformação digital tão presente na Porto. “A inovação é uma via de transformação. Olhando para os desafios, entendendo os processos, as oportunidades, abrimos espaço para o digital entrar”, afirma Guilherme.

Para isso, as parcerias com as áreas à frente da transformação digital são tão importantes. “As ideias podem ser relevantes para as squads, por exemplo. Conectando essas pontas, estamos no caminho certo para colaborar com a transformação digital da Porto”, finaliza.

Não perca o Inovação em 20

<GIF PODCAST>

Se você quer ficar sabendo de tudo o que diz respeito à inovação na Porto, não deixe de ouvir a primeira temporada do podcast Inovação em 20. São vinte minutos de conversas com pessoas que estão por dentro da estratégia das Verticais. “Quem gosta de inovação e quer ficar por dentro dos conteúdos mais relevantes vai adorar. E a partir disso, registrar ideias de acordo com o que ouviram”, sugere Guilherme.

E não daremos mais spoilers, porque o Inovação em 20 já está disponível aqui. 

Já ouviu o podcast Inovação em 20?
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