Vem aí a Comunidade Porto

Uma ferramenta de pesquisa pioneira que vai nos deixar ainda mais próximos de clientes e não clientes.

Dando mais um passo em direção à inovação, a Porto acaba de desenvolver uma estratégia para trazer as vozes dos(as) clientes cada vez mais para dentro de casa. Essa iniciativa, criada não somente para ouvir, mas também para permitir a cocriação e a participação efetiva nas ações da Porto, é a Comunidade Porto

Felipe Pereira, colaborador da Diretoria de Marketing (arquivo).

E tem mais novidades, já que dessa comunidade participam clientes e não clientes, num movimento único e pioneiro em relação ao que existe no mercado, estimulando, assim, um relacionamento entre a marca Porto e essas pessoas. 

Para saber mais, o Nosso Porto conversou com Felipe Pereira, colaborador da Diretoria de Marketing e integrante do time de UX Research e Pesquisa. Bora conferir?

É sobre ouvir e ser ouvido(a)

Um dos principais benefícios da Comunidade Porto é trazer a participação de clientes e não clientes para entender comportamentos e necessidades, cocriar ofertas, produtos, imagens e discursos. “Você pode levar tudo para a Comunidade. Podemos criar um grupo lá dentro e conversar com os(as) integrantes sobre temas específicos, coletar feedbacks mais complexos, validar estratégias e muito mais”, anima-se Felipe.

Essa estratégia de comunidade é relativamente nova, principalmente no Brasil. A ideia é utilizar um ambiente para uma comunicação em duas vias, tanto para você falar como para ouvir
Felipe Pereira

Quando a pessoa é convidada e aceita entrar na Comunidade, a primeira coisa que verá é um ambiente igual ao de uma página da Porto, com capa, uma imagem e a carinha da Socorro, nossa avatar, responsável pelas respostas e interações. Na sequência, o(a) novo(a) membro já pode fazer um post

Os posts feitos pelos(as) usuários(as) e os construídos pela Porto ficam disponíveis de forma semelhante a um feed de rede social. São disponibilizadas também algumas atividades relacionadas aos temas das postagens. Essa atividade pode ser uma pergunta de campo aberto, uma alternativa, um quiz ou uma batalha, em que as pessoas precisam escolher entre dois conceitos.

“Aqui, começa a parte estratégica da coisa, pois os posts estarão alinhados às estratégias internas, para que a gente traga de forma orgânica a percepção ou a opinião das pessoas sobre temas que nos interessam”, coloca Felipe. 

Ao longo do tempo, as pessoas vão se tornando mais participativas e receptivas a responder questões mais sensíveis. E, em contrapartida, a Porto as conhece cada vez melhor.  

Tô chegando, Comunidade Porto!

Segundo Felipe, um dos grandes desafios que a Comunidade Porto tem pela frente é estimular a participação, ou seja, manter a comunidade viva. Uma das estratégias pensadas para isso é a gamificação. “A cada atividade, os(as) usuários(as) acumulam pontos. E todo mês, os top três ou cinco usuários(as) são premiados com pontos que podem ser trocados por produtos ou descontos.

A perspectiva inicial da Comunidade Porto é contar com dois mil participantes, sendo mil clientes e mil não clientes. Os requisitos são ser maior de 18 anos de idade e ter ao menos uma conta bancária. “Tivemos a preocupação de convidar um certo percentual de clientes finais de cada vertical que a Porto possui hoje”, explica Felipe.

“É importante ressaltar que a Comunidade Porto é uma ferramenta de pesquisa, cujo potencial para análises importantes e estratégicas para o negócio é imenso. Para funcionar, criamos a roupagem de interação, mas não se trata de uma rede social da Porto. Ou seja, não fique triste se você não foi selecionado(a) para participar”, explica Felipe.  

Seguindo essa linha, os temas das postagens serão definidos e validados internamente, de acordo com as prioridades da Companhia, quinzenalmente. “Sobre os resultados das pesquisas, fechamos um fluxo de recebimento dessas demandas. Mensalmente, receberemos relatórios e apresentações por parte da plataforma. Mas o pulo do gato é que não precisaremos esperar um mês para sentir o que rolou, pois conseguimos acompanhar em tempo real as métricas e reações às postagens”, comemora Felipe. 

Comentários

{{comment.parent.comment_author}}
{{comment.parent.comment_date}}
{{comment.parent.comment_content}}
Comentar
{{children.comment_author}}
{{children.comment_date}}
{{children.comment_content}}
Comentar
Ver mais comentários

Matérias anteriores