Visibilizar e incluir: Porto celebra o mês das Pessoas com Deficiência

Programação envolve conhecimento e sensibilização sobre o tema.

Em 21 de setembro, é celebrado o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. E a Porto e o #JUNTOS aproveitaram para organizar um mês inteiro dedicado ao tema. Para saber tudo sobre a importância da data e as ações realizadas, o Nosso Porto bateu um papo com Nathalia Ferreira, colaboradora da Comunicação Interna e líder de Comunicação do grupo de afinidade de Pessoas com Deficiência, e Taisa Silva, colaboradora da área de Diversidade e Inclusão.

Nathalia Ferreira, colaboradora da Comunicação Interna e líder de Comunicação do grupo de afinidade de Pessoas com Deficiência (arquivo).

Nathalia e Taisa contam que a programação do mês dedicado à Pessoa com Deficiência foi pensada para oferecer bastante conteúdo e informação. No início do mês foi divulgado um comunicado que contextualizou a data, falando sobre a luta das pessoas com deficiência e explicando os tipos de deficiência: intelectual, física, visual, auditiva e múltipla, além de um conteúdo sobre como podemos aplicar a acessibilidade no nosso dia a dia. “Queremos que as pessoas pensem como podemos ser mais acessíveis dentro da Porto. Entendemos que a autonomia é direito das pessoas com deficiência. Então, cabe às pessoas sem deficiência legitimar esses direitos”, afirma Taisa.

Novos conteúdos, muitas reflexões e, claro, ações!

Um material sobre capacitismo foi cuidadosamente elaborado e será compartilhado com os(as) colaboradores(as) da companhia em breve. “Além de explicar o significado da palavra, trouxemos alguns exemplos de termos capacitistas utilizados no dia a dia que, às vezes, as pessoas usam e não sabem que não são adequados”, detalha Nathalia. Taisa completa: “Quando você associa palavras com tom pejorativo à uma deficiência, você torna essa deficiência algo negativo, não uma condição. A ideia é não associar as deficiências a questões negativas”. 

Taisa Silva, colaboradora da área de Diversidade e Inclusão (arquivo).

Uma cartilha explicando mais sobre os direitos das pessoas com deficiência, como isenções de impostos, direito ao atendimento e acompanhamento pelo SUS em redes de reabilitação, descontos em atividades de lazer e esportivas, também foi desenvolvida. “Algumas deficiências são adquiridas ao longo da vida. Então, reconhecer os direitos que já foram conquistados é muito importante. Pensamos também em quem é pai ou mãe de crianças com deficiência, para que sejam amparados(as) sobre as possibilidades da legislação brasileira”, completa Taisa.

A programação também trouxe exemplos de acessibilidade que a Porto oferece, como os assentos preferenciais nas vans que fazem o transporte entre as estações de metrô e a matriz, e recursos do Google Meet como as legendas, por exemplo. Também trouxemos alguns exemplos de ferramentas que a TI oferece. 

Inaugurando uma nova era

Este é o primeiro ano que a Porto dedica um mês inteiro ao debate de temas relacionados às pessoas com deficiência. “Nós já temos o exercício de contratação de vagas afirmativas para pessoas com deficiência, conforme a legislação, mas a perspectiva do grupo este mês foi olhar para além disso e entender como, no convívio entre colaboradores(as), conseguimos ser aliados(as) e construir um espaço mais acessível e inclusivo”, anima-se Taisa. 

O engajamento dos(as) padrinhos e madrinhas nos grupos também é fundamental, já que eles podem ajudar a implantar sugestões de ações que o grupo oferece, ajudando a viabilizá-las. 

“Olhar para pessoas com deficiência é reconhecer os talentos que temos e pensar em como potencializá-los para um próximo passo. Como eu consigo garantir que todos os ambientes sejam realmente acessíveis? Como eu impulsiono as pessoas com deficiência a planejar um PDI, a olhar para os próximos passos da sua carreira?”. Essas são algumas das questões que o Mês da Pessoa com Deficiência busca fomentar, segundo Taisa.

É um espaço para conversar sobre as nossas questões, pois acabamos não tendo as mesmas oportunidades que as pessoas sem deficiência têm. É uma oportunidade para darmos voz a essas questões, para que comecem a ser implantadas
Nathalia Maria Ferreira

 

Maia, nossa assistente virtual em Libras, e outras iniciativas

“Uma das metas da nossa área é trabalhar a questão da acessibilidade nos canais internos. Fizemos um trabalho de pesquisa e começamos a implementar na Portonet a descrição das imagens e inserimos esse recurso em todas as notícias com a hashtag #paratodosverem. Agora, a ideia é estender para os outros canais de comunicação futuramente”, anima-se Nathalia. 

Outro recurso muito bacana é a Maia, a assistente virtual em Libras do site institucional da Porto. “Libras também é um idioma. Precisamos adaptar os nossos meios de comunicação para que as pessoas se sintam realmente parte, integrantes do todo. Para isso, é fundamental estabelecer uma comunicação fluida para quem tem deficiência visual ou auditiva”, declara Taisa. 

Entender quais são as ferramentas necessárias para que um(a) colaborador(a) trabalhe em sua plenitude também é muito importante para a Porto. Taisa pontua: “Quando você sente que a Companhia está preocupada com você, seu engajamento aumenta. Você não quer sair desse espaço, então você entrega mais, propõe, dialoga entre a sua equipe e pensa em inovar de forma criativa. Isso é um ganho para a companhia”. 

Saiba como participar

Hoje, a área de Diversidade e Inclusão disponibiliza inscrições para novos(as) aliados(as) periodicamente pela Portonet. Quem tiver interesse em contribuir, pode aguardar o período de inscrição para novos(as) aliados(as) ou entrar em contato com os(as) membros do grupo de afinidade. 

Falar de diversidade e inclusão é falar de todas as pessoas. E a gente não consegue avançar em nenhuma das pautas se as pessoas não se envolverem. Todos(as) terão um retorno positivo a partir do momento em que nos tornamos mais inclusivos e diversos
Taisa Silva

Comentários

{{comment.parent.comment_author}}
{{comment.parent.comment_date}}
{{comment.parent.comment_content}}
Comentar
{{children.comment_author}}
{{children.comment_date}}
{{children.comment_content}}
Comentar
Ver mais comentários

Matérias anteriores