A Porto, como qualquer pessoa ou empresa que procura aprender com suas experiências, sabe o que quer. Para os próximos cinco anos, além do sonho de dobrar seu número de clientes, há a perspectiva de integrar clientes e negócios, colocando-os no centro da operação. Esse é um dos objetivos da nova temporada (para saber mais sobre a nova temporada, leia matéria da ed. 1 do Nosso Porto).
Como pudemos ver na entrevista de Rivaldo Leite para a editoria Destaque, a Porto tem a inovação como um de seus nortes. E, ao procurar observar tendências e ouvir sugestões, já se prepara há algum tempo para trilhar o caminho da digitalização.
Conheça abaixo alguns dos novos produtos que estão sendo desenvolvidos por equipes de várias áreas e que respondem a esses anseios e desafios.
Aluguel essencial: contratação ágil e seguro acessível
O Aluguel Essencial foi criado para simplificar e ampliar o acesso ao serviço conhecido como seguro fiança. A partir de uma tecnologia ágil, oferece diferenciais como assistências ao segurado (em parceria com o produto Reppara) e valores mais acessíveis. É voltado principalmente para quem está alugando o primeiro apartamento ou procura imóveis de custo mais baixo, e precisa de uma garantia.
Vinicius Konig, integrante da equipe que gere o produto, destaca a aderência ao sonho de dobrar o número de clientes. ˝Quando criamos um produto mais acessível, temos um volume maior de vendas, além de gerar negócios para os corretores e demais parceiros”. Desenvolvido em tempo recorde (entre os meses de abril e agosto de 2020), o Aluguel Essencial contou com uma colaboração intensa da equipe que, mesmo remotamente, deu conta do recado. ˝O modelo de trabalho em squads ajuda na velocidade da inovação˝, conclui.
Super App Porto Seguro: uniformizando a experiência Porto Seguro para clientes
Um desafio inicial da equipe envolvida na criação do Super App Porto Seguro foi responder a alguns questionamentos recorrentes dos clientes: se a Porto é uma só, por que sinto que falo com empresas diferentes? Por que não sou reconhecido da melhor forma? Como eu faço para encontrar o que tenho direito de utilizar na Porto? A resposta foi o desenvolvimento de uma plataforma digital robusta que organiza os mais variados serviços e fornece uma visão integrada para o cliente.
Rodrigo Carneiro, um dos responsáveis pelo UX (user experience) do aplicativo, ressalta que nem tudo o que a Porto oferece precisa compor o Super App, mas ele deve apontar os caminhos para a contratação de produtos de forma personalizada, além de serviços disponíveis, garantindo a melhor experiência.
No momento, estamos embarcando funcionalidades voltadas para o produto Cartão de Crédito Porto Seguro. A plataforma está em fase de testes. Novas funcionalidades são entregues semanalmente aos testadores – em sua maioria colaboradores que também são clientes da Porto -, seguidas de feedbacks para podermos entender a necessidade do cliente e evoluir de forma rápida. O próximo passo é expandir os testes e migrar os usuários do app atual de Cartões para que, até dezembro deste ano, cerca de 200 mil clientes estejam usando o Super App. ˝A migração dos aplicativos atuais para a nova plataforma será um processo natural e orgânico, que respeitará a necessidade de segurança dos clientes para adotar uma ferramenta nova˝, finaliza Rodrigo.