No tapete vermelho, os(as) agentes socioambientais

Saiba quem são e o que fazem os(as) aliados(as) da sustentabilidade.

Sustentabilidade é uma das palavras de destaque  do momento, não só para a Porto, mas para toda sociedade. Afinal, a cada dia somos confrontados(as) com as consequências da degradação ambiental, da poluição e das questões sociais que se relacionam ao tema. 

A Porto investe em Sustentabilidade e ASG (a sigla que reúne iniciativas nas áreas Ambiental, Social e Governança) bem antes do termo se tornar estratégico para o mercado, com projetos que convergem para cada uma das três áreas. Estes projetos são desenvolvidos pela Gerência de Sustentabilidade, e se desdobram em ações que impactam a sociedade em diversos níveis. Para isso, eles contam com o engajamento e a parceria dos(as) colaboradores(as). 

Diante de tanta relevância, nada mais natural do que o tema ganhar uma editoria no Nosso Porto, não é mesmo?

E para inaugurá-la, conversamos com Fernanda Vieira sobre o trabalho dos agentes socioambientais, personagens fundamentais para fazer com que os conhecimentos e ações da área de Sustentabilidade circulem por toda a Companhia. 

Quem são e o que fazem os agentes socioambientais

O grupo de agentes socioambientais nasceu em 2017, por conta da estratégia da área de Sustentabilidade de disseminar conteúdos e ações socioambientais para toda a empresa. “Queríamos estar mais perto dos(as) colaboradores(as)”, conta Fernanda. 

Os(as) agentes são, portanto, multiplicadores(as) das iniciativas e temas de Sustentabilidade dentro de suas áreas. “Eles(as) sabem como suas áreas funcionam, então podem direcionar comunicações e ações específicas de forma mais assertiva. Os(as) agentes socioambientais são nossos representantes dentro da Porto”, declara Fernanda

Para se tornar um(a) agente socioambiental, o(a) colaborador(a) deve ser indicado(a) pela liderança de cada gerência, tendo a oportunidade de ampliar seu repertório e participação nos assuntos de sustentabilidade. A intenção da área de Sustentabilidade é de que 100% das gerências da Porto Seguro tenham seus(suas) representantes. Hoje, 48% das gerências já contam com agentes na Matriz e 100% nas Sucursais.  

Ser um(a) agente socioambiental é aceitar uma mudança interna. É mais fácil falar sobre sustentabilidade quando eu a internalizo
Fernanda Vieira

Fernanda Vieira, da área de Sustentabilidade (arquivo pessoal).

Depois de indicados(as), os(as) agentes recebem um cardápio de iniciativas para replicar em suas áreas. O protagonismo de cada agente é um diferencial na execução das iniciativas. É possível reproduzir um comunicado, criar um e-mail, um vídeo, ministrar palestras. Cada ativação recebe uma pontuação. “Assim, ao mesmo tempo em que fomentam nossas iniciativas e produzem resultados, reconhecemos os(as) agentes de destaque e, no fim do ano, há uma celebração e a premiação”, completa Fernanda.

Em 2020, a área implantou uma novidade, a Maratona de Sustentabilidade. “Percebemos que os(as) agentes mais maduros(as), que estão conosco desde o início do programa, conseguem desenvolver soluções para desafios propostos pela área. É nosso case de sucesso”, anima-se Fernanda. Já foram desenvolvidas soluções para a Campanha de Natal, logística reversa,  Associação Campos Elíseos +Gentil, Porto Voluntário e, mais recentemente, para as instituições sociais credenciadas pela área de Sustentabilidade.

Formando agentes socioambientais

Quando um(a) agente começa a atuar, ele(a) permanece por um ano na turma de iniciantes. Neste período, passam por cinco encontros de formação sobre Sustentabilidade Corporativa e o posicionamento da Porto frente ao tema. Também ficam por dentro da estrutura da área e ganham conhecimentos sobre Educação e Ecoeficiência, Negócios e Regulação, sobre a atuação do Instituto Porto Seguro, da Associação Campos Elíseos +Gentil e Associação Crescer Sempre.

“Essa formação é importante para que os(as) agentes entendam como funciona a Sustentabilidade dentro da Porto. Depois de formados(as), se tornam avançados(as). Neste grupo, recebem conteúdos específicos sobre mudanças climáticas, impactos da atividade humana, desperdício de alimento, leitura de rótulos e muito mais”, detalha Fernanda. 

Fazendo acontecer 

Reunião de agentes socioambientais (arquivo).

Em 2019, todos(as) os(as) coordenadores(as) de Sucursais foram nomeados(as) agentes socioambientais. “Nas Sucursais, temos 100% de agentes, e eles(as) são responsáveis pela sustentabilidade dentro da sua localidade”, coloca Fernanda. 

Os(as) agentes promovem as campanhas de arrecadação, ações de voluntariado, uso consciente dos recursos, coleta seletiva, e o Programa Hora da Terra (que, dentro do possível, promove o apagar das luzes nos horários de almoço). Seu papel é de um(a) guardião(ã), verdadeiro(a) ‘mão na massa’ da sustentabilidade. 

Os(as) agentes têm uma proatividade imensa. E eu ressalto a parceria que construímos com eles(as) ao longo do tempo
Fernanda Vieira

Quero ser um(a) agente socioambiental

Se você tem vontade de se tornar um(a) agente, procure a área de Sustentabilidade. Caso a sua gerência ainda não tenha alguém indicado(a) para a função, a área faz esta ponte. Fernanda ressalta a importância do alinhamento com a liderança. Afinal, trata-se de um compromisso assumido com a Companhia. Os primeiros encontros de formação estão programados para o mês de março. 

Com a palavra, as agentes socioambientais

Sou agente socioambiental desde fevereiro de 2020. Aceitei o desafio, pois fiquei muito curiosa para aprender um pouco mais sobre Sustentabilidade e, claro, por entender que agregaria valor à minha jornada profissional e pessoal. Admito que deu um frio na barriga. Era um ‘mundo novo’ e eu não tinha noção de como funcionaria, se estaria apta a exercer as atividades e como iria transmitir os assuntos. Mas, o time de de Sustentabilidade foi muito acolhedor. Com o tempo, fui perdendo a ‘vergonha’, avaliando como compartilhar os assuntos, as abordagens e criei parcerias. 

Cinthia Lavander, agente socioambiental da área de Projetos e Soluções Tecnológicas (arquivo pessoal).

Hoje, vejo essa atividade como uma oportunidade de conhecimento e troca. Tem sido uma experiência muito boa, não só pelos resultados que geramos para o meio ambiente ou para a sociedade, mas pela sensibilidade e atenção que conseguimos despertar no time como um todo. Profissionalmente, ser agente me permitiu perder a timidez, construir melhor as linhas de raciocínio em apresentações de projetos, alavancar a visão integrada a respeito de outros setores da Companhia, entender como uma ação impacta uma série de pessoas e até mesmo participar de uma maratona para elaborar uma solução real.

Para quem está começando, a primeira coisa é participar dessa iniciativa com mente e coração abertos. Se tiver dúvidas, pergunte, pois é uma oportunidade de aprendizado e troca com outros(as) agentes. No começo, pode parecer que os resultados e o engajamento são mínimos, mas persista!  Você irá se surpreender e se tornar uma referência para que outras pessoas cresçam, se desenvolvam e conheçam novos assuntos.”

Cinthia Lavander, Projetos e Soluções Tecnológicas

Paula Rüdell, agente socioambiental da Sucursal Campinas (arquivo pessoal).

“Sou agente socioambiental há um ano. Recebi o convite após uma reestruturação do time da Sucursal. No início, eu tinha muitas dúvidas, mas minha administrativa, Juliana Zanin, e a equipe de Sustentabilidade sempre me ajudaram muito esclarecendo as dúvidas, dividindo experiências e materiais de apoio. A desigualdade social e a falta de respeito com o meio ambiente são assuntos que sempre me incomodaram. Com essa oportunidade, aprendi o quanto é gratificante compartilhar. Também me ajuda a desenvolver habilidades de relacionamento e negociação com as pessoas.

Ser agente socioambiental é uma experiência incrível! As instituições recebem as doações e serviços, mas somos nós quem ganhamos essa sensação de dever cumprido! Minhas dicas são: conversar com o time sobre a importância desse trabalho e prestar contas, ser transparente com os resultados.”

Paula Rüdell – Sucursal Campinas

Você gostaria de ser um agente socioambiental?
Sim, vou entrar em contato!
Não, mas o tema me agrada
Sim, vou entrar em contato!
Não, mas o tema me agrada

Comentários

{{comment.parent.comment_author}}
{{comment.parent.comment_date}}
{{comment.parent.comment_content}}
Comentar
{{children.comment_author}}
{{children.comment_date}}
{{children.comment_content}}
Comentar
Ver mais comentários