Vem aí a comunidade de Gerações!

Ampliando a diversidade e construindo JUNTOS.

O ano mal começou e já tem novidades no JUNTOS, o programa de diversidade e inclusão da Porto. Aliás, já falamos bastante dele no Nosso Porto (se você quiser relembrar, há matérias disponíveis aqui e aqui). 

A estreia da comunidade geracional chega para completar os temas sobre os quais o JUNTOS se debruça. Ela vem para fazer companhia às outras já criadas: Étnico-Racial, Equidade de Gênero, LGBTI+ e Pessoas com Deficiência. 

Para saber mais sobre os objetivos, temas de trabalho e também sobre os próximos passos, conversamos com o seu padrinho, Jarbas Medeiros, diretor de Ramos Elementares e Transportes da Porto.

Começando com tudo 

Para Jarbas, 2023 já se inicia com boas perspectivas para o JUNTOS. Afinal, o programa cresceu em adesão e interesse, e ganhou mais integrantes em suas comunidades. Em pouco menos de dois anos, as pautas de diversidade e inclusão conquistaram espaço e visibilidade na Companhia.

Jarbas Medeiros, diretor de Ramos Elementares e Transportes da Porto (arquivo).

Como exemplo, Jarbas cita a festa de fim de ano da Porto, realizada em dezembro de 2022 (falamos dela aqui). Na celebração, o JUNTOS teve uma participação especial, propondo ações inclusivas e, literalmente, subindo ao palco dos shows. 

“O momento agora é de propor mais ações e estimular que mais pessoas respondam ao censo*, fundamental para o planejamento das próximas etapas. Sabemos que o JUNTOS é uma construção de todos e todas, e também uma iniciativa de longo prazo”, explica Jarbas. 

Segundo ele, uma das conquistas mais importantes do JUNTOS até agora é a conscientização. “As pessoas estão se apropriando dos temas, perguntando quando surgem dúvidas e, principalmente, valorizando a diversidade, que é nosso grande objetivo”. 

Integrando gerações

Conhecer a fundo o cenário de gerações na Porto é um dos primeiros passos da comunidade que está se formando em torno do tema, explica Jarbas. “É preciso entender em que pé estamos para pensar em como criar ambientes em que pessoas de todas as gerações se sintam acolhidas e respeitadas”, completa.

Proporcionar oportunidades de desenvolvimento para quem já está conosco e ampliar a diversidade geracional nas contratações também é uma das razões da existência dessa comunidade. Neste sentido, a conscientização das lideranças, o conhecimento, e a eliminação de vieses e preconceitos são passos fundamentais. 

“A sociedade mudou bastante, o processo de aprendizado é contínuo, e pessoas de todas as gerações querem se sentir úteis. Há espaço para todo mundo, mas será que estamos criando e mantendo esses espaços? Hoje, temos pessoas de quatro gerações diferentes trabalhando juntas, e a soma desses olhares traz um caldo muito rico e diverso para a Companhia”, pondera Jarbas. 

Para aproveitar o melhor desse mix geracional, o desafio é gerar oportunidades e, mais do que isso, incentivar a troca de conhecimentos entre pessoas de diferentes gerações. Não há nada melhor para combater vieses, não é mesmo?

Vamos JUNTOS?

Se você se animou a participar do grupo geracional, a hora é agora! Jarbas reforça o convite, afirmando que quem tiver disposição e vontade de contribuir será bem-vindo(a). 

“Estou na Porto há 28 anos e me sinto muito motivado. Em todo esse período, a Companhia me proporcionou desenvolvimento e possibilidades de construir novos olhares. Convido todos e todas para estarem conosco não só no grupo Geracional, mas no JUNTOS como um todo. É um processo muito interessante de escuta e construção coletiva em direção à inclusão e à diversidade”, finaliza.

*o censo de diversidade da Porto é atualizado no próprio perfil do(a) colaborador(a) na Portonet.

2023: cada vez mais JUNTOS!

Para saber o que mais está previsto no planejamento do JUNTOS para 2023, o Nosso Porto conversou também com Ariane Ferreira, madrinha do grupo de Pessoas com Deficiência, integrante do Comitê de Diversidade da Porto e responsável pela Gerência de Serviços Financeiros.

Ariane Ferreira, responsável pela Gerência de Serviços Financeiros (arquivo).

Ela conta que “ter unicidade de ações entre as áreas da Porto de maneira estratégica, além de identificar e tratar as oportunidades que temos para mudar nossos ponteiros de demografia” são os principais objetivos do JUNTOS para este ano. 

Outra grande novidade foi o crescimento. Afinal, o Programa quase duplicou em participação, indo de 350 para mais de 650 pessoas. E a experiência de construção do JUNTOS em 2022 foi essencial para que isso fosse possível. 

Mas as boas novas não param por aí. Com o intuito de focar nas ações estratégicas e alcance dos objetivos, os papéis nos grupos foram centralizados em líderes e promotores(as). Para as tarefas ligadas à comunicação, o JUNTOS passa a contar com o apoio dos times de comunicação interna e externa da Porto.

Por fim, vale ressaltar o Estatuto de Diversidade e Inclusão da Porto. Trata-se de um material que orienta e esclarece sobre as propostas e dinâmicas do JUNTOS. “No estatuto, é possível entender os papéis, as instâncias envolvidas e a governança. Vamos JUNTOS e JUNTAS?”, finaliza Ariane.

E que tal conferir? O documento está disponível na página do JUNTOS em Portonet > Nosso jeito Nosso time > Juntos Diversidade e Inclusão

Comentários

{{comment.parent.comment_author}}
{{comment.parent.comment_date}}
{{comment.parent.comment_content}}
Comentar
{{children.comment_author}}
{{children.comment_date}}
{{children.comment_content}}
Comentar
Ver mais comentários

Matérias anteriores