Nós Podemos #15 – A década dos oceanos

Pequenas atitudes do dia a dia que refletem na vida dos oceanos. Saiba mais!
DESTAQUE

O QUE É A DÉCADA DOS OCEANOS?

Você sabia que estamos vivendo na década do oceano? Pois é. Em 2017, as Nações Unidas declararam a Década das Nações Unidas de Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, que teve início em 2021 e vai até 2030.
O objetivo é construir uma estrutura comum para garantir que a ciência oceânica possa apoiar os países na implementação da agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. O relatório mundial sobre a ciência oceânica descobriu que a ciência oceânica é responsável por apenas 0,04 a 4% dos gastos em pesquisa do mundo todo. Com as ações desta década, a ideia é criar um alicerce para fortalecer a gestão dos nossos oceanos e zonas costeiras em benefício da humanidade.
No Brasil, a década do oceano conta com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC), representante científico na Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI), da UNESCO. Para mais informações, acesse o site.
Tem alguma sugestão de pauta para a próxima edição? Quer falar com a gente? Envie um e-mail para fernanda.vieira@portoseguro.com.br.

SOCIOAMBIENTAL 

Além das iniciativas governamentais e científicas, nós, como cidadãos, também podemos (e devemos) nos esforçar para causar o menor impacto possível aos oceanos. Confira algumas ações simples para aplicar no dia a dia:

  • Você sabia que o TNT leva de 400 a 450 anos para se decompor? Por isso, sempre que possível, prefira máscaras reutilizáveis (pff2 ou de tecido) às descartáveis. 
  • Quando for usar algo descartável, opte por outro tipo de material em vez de plástico.
  • Consuma produtos com responsabilidade – evite o consumo em excesso e o desperdício.
  • Separe os resíduos para a coleta seletiva.
  • Dê preferência a produtos a granel ou com embalagens alternativas ao plástico.
  • Prefira produtos de limpeza ecológicos com embalagens e fórmulas biodegradáveis.
  • Evite comprar e usar roupas de materiais sintéticos, como o poliéster – elas geram microplásticos que vão parar no mar.

Dá uma olhada nas ações que você consegue praticar aqui mesmo, na Porto: 

  • Coleta Seletiva: descarte de resíduos gerados no dia a dia do trabalho.
  • Logística Reversa: descartes de materiais de escritório que usamos na Porto, como mouses, teclados, telas etc. Tem algo parado com você que não usa mais? Abra um chamado para recolhermos! Se você é do Complexo Matriz e Barra Funda, utilize o caminho no PortoSDM: Suprimentos.Logistica Reversa.Devolucao_Matriz. Para outras localidades: Suprimentos.Logistica Reversa.Outras Localidades.
  • Estação Consumo Consciente: estação fixa de doações, na qual as pessoas podem retirar sacolas retornáveis e devolvê-las com roupas, acessórios e utensílios que não são mais utilizados em suas casas. Tudo, é claro, em bom estado. O objetivo é inspirar para uma reflexão sobre consumo consciente e arrecadar donativos com potencial comercial. Os itens passam por uma triagem e são vendidos em um brechó social organizado periodicamente pela Porto Seguro, para os moradores de Campos Elíseos. O valor arrecadado com as vendas é destinado às atividades do Instituto Porto.

 

LAZER
PROFESSOR POLVO

Um cineasta desenvolve uma amizade improvável com um polvo em uma floresta de algas na África do Sul e descobre mais sobre os mistérios do mundo marinho. Assista na Netflix.

Comentários

{{comment.parent.comment_author}}
{{comment.parent.comment_date}}
{{comment.parent.comment_content}}
Comentar
{{children.comment_author}}
{{children.comment_date}}
{{children.comment_content}}
Comentar
Ver mais comentários

Matérias anteriores