Porto Seguros, Porto Saúde e Porto Seguro Bank: ativar!

Saiba tudo sobre as verticais que esbanjam inovação e agilidade.

Há algumas edições, o Nosso Porto vem trazendo detalhes sobre a reorganização da Companhia em verticais de negócios. Já falamos aqui o quanto essa nova configuração nos ajuda a nos tornar mais inovadores, ágeis, leves e prontos(as) a responder às demandas dos(as) clientes, colocando-os(as) sempre no centro. 

Agora, resolvemos trazer um raio-x de cada vertical, aprofundando suas estratégias, as novidades mais disruptivas, e os produtos que vão brilhar no próximo período, destacados por cada uma delas. Bora conferir?

Porto Seguros vem com tudo para realizar o sonho da Temporada

Já sabemos que a Porto quer ser a seguradora mais presente na vida das pessoas, não é mesmo? E não é só isso, pois estar presente significa gerar confiança e liberdade, por meio de soluções de proteção que sejam inovadoras e ofereçam experiências encantadoras para os(as) clientes. 

Jarbas Medeiros, diretor de Ramos Elementares e Transportes (arquivo).

Segundo Jarbas Medeiros, diretor de Ramos Elementares e Transportes, o principal desafio da vertical neste momento é tangibilizar o seguro e tornar a experiência completa, e não só a contratação, cada vez mais simples. Para isso, a Vertical aposta em algumas frentes. A primeira delas é a repavimentação de jornada. “Queremos que as jornadas de nossos(as) clientes sejam leves, simples, intuitivas, e que eles(as) percebam que estão falando com a mesma Companhia”, explica. 

A segunda frente é a transformação tecnológica. “Hoje, as TIs estão integradas aos negócios. Os times estão trabalhando em squads, com propósitos claramente definidos”, coloca Jarbas. E a terceira é o desenvolvimento de soluções inovadoras.

Entre os principais desafios da Vertical estão promover a inclusão securitária e manter a vanguarda nos produtos em que a Porto já é líder de mercado, como automóvel, residencial e empresarial. E mesmo sendo líder, ainda há a questão da inclusão. Afinal, apenas 30% da frota de carros e 16% das residências brasileiras são cobertas por seguros. “Para responder a isso, criamos a solução chamada de proteção combinada, que coloca numa mesma apólice a proteção para a casa e para o carro. É uma comodidade, tanto para os(as) clientes como para corretores(as). Outro desafio é transformar nosso mindset e torná-lo mais ágil.

 

Inovando com Seguro para Celulares e Seguro Bike

Nunca é demais relembrar o desafio de dobrar o número de clientes, colocado pela atual Temporada. Mas como fazer isso numa empresa que já tem mais de 10 milhões de clientes? 

A Vertical Seguros pretende responder a essa questão com produtos que sejam, ao mesmo tempo, inovadores e estratégicos. Um bom exemplo deles é o Seguro para Celular. “Temos atualmente 240 milhões de celulares e pouca gente faz seguro. Percebemos que há um grande potencial ali”, pondera Jarbas. A proteção é completa e contempla quebra, queda na água, danos causados por líquidos, roubo e furto simples, uma ocorrência muito comum e que não era coberta anteriormente. Outra novidade é a vistoria do aparelho, feita de forma 100% digital. 

O Seguro para Bikes entra no mesmo contexto. “O Brasil tem 70 milhões de bikes, é uma frota gigante. Não temos números oficiais, mas eu estimo que menos de 100 mil bikes sejam seguradas. A Porto tem 25 mil, mas ainda é pouco perto do que tem no mercado”, conta. 

O produto é completo e sua contratação é digital. Cobre todos os tipos de bike e contempla acidentes e danos, tanto para o(a) ciclista como para terceiros, e também roubo. Existe a possibilidade de cobertura internacional, que pode incluir acessórios. “No plano completo, o seguro oferece serviços mais sofisticados, como o transporte do(a) segurado(a) e da bicicleta. Em caso de acidentes, enviamos um veículo que traz a bicicleta e leva o(a) cliente para o hospital. Isso só a Porto tem”, anima-se Jarbas. 

E as novidades não param por aí, pois a vertical tem ofertas e soluções para todos os momentos das vidas dos(as) clientes, como o Azul por Assinatura e o Vida On, produtos com jornadas simples e digitais para ampliar o acesso das pessoas a essas soluções.

 

“Estamos num momento gostoso, de reinvenções e novos aprendizados, pensando em produtos que sejam atrativos para clientes e corretores(as). Isso trouxe mudanças para o nosso mindset, nossa forma de pensar e nos organizar, colocando, de fato, o(a) cliente no centro”, finaliza. 

Porto Saúde: pensando integralmente nos(as) clientes

Marcelo Zorzo, diretor de Vendas e Retenção da Porto Saúde, comemora a transformação da área, que existe na Porto há mais de 30 anos, em vertical independente. “Ganhamos em autonomia e investimentos. Eu defino o momento como de grandes oportunidades e potencial de crescimento”.

A divisão da vertical em três diretorias, além de uma área de TI internalizada e um braço de marketing integrado, permite agilidade, foco, especialidade, melhor precificação, mais competitividade e melhores resultados. 

Um dos carros-chefe deste novo momento é o Seguro para Pequenas e Médias Empresas. O produto existe há algum tempo, mas recentemente passou a aceitar a partir de três vidas. Dessa forma, o PME ganhou bastante penetração no mercado de distribuição, que é o(a) corretor(a). 

“Em junho de 2020, nós tínhamos 27% da carteira de PME. Em junho de 2022, pulamos para 48%. Hoje, quase metade da nossa carteira é PME. Temos um alto índice de novas vendas, o que trouxe mais oxigenação de carteira e mais capilaridade na venda de contratos, pois não dependemos mais de poucos corretores e poucos contratos”, ressalta Zorzo.

Bom negócio para a Porto, para os(as) corretores e para os(as) clientes

 

As vantagens são inúmeras, não só para a Porto e para os(as) corretores(as), mas também para os(as) clientes. Recentemente, foi formado um time médico Porto, com os(as) profissionais que antes atendiam pela Rede DaVita. Há também uma lista extensa de permissão de agregados(as) além do(a) cônjuge e filhos(as), como pai, mãe, sogro, sogra, nora, genro e sobrinho(a). 

É preciso destacar a telemedicina e seu atendimento de ponta, que dá suporte total ao(à) beneficiário(a), além de consultoria nutricional e esportiva para quem quer começar a praticar exercícios, por meio do Alô Saúde. Zorzo ressalta também a disponibilização de novos horários para acompanhamento psicológico: “hoje, no Brasil, temos mais de 32 milhões de pessoas impactadas por problemas de saúde mental”.

Para além do PME, Zorzo destaca os produtos Porto Cuida, feito na medida para pessoas ou pequenos empreendimentos familiares/ de bairro que não têm condições de arcar com um plano de saúde convencional (aproximadamente 90 milhões de brasileiros(as)), e o Odonto que segue a mesma linha do Saúde, com aceitação do PME de três a 99 vidas, a um custo inicial de R$ 21,00 mensais. 

Há dois anos, tínhamos mais ou menos 200 corretores(as) vendendo Saúde por mês, praticamente só PME. Hoje, são quase 900 corretores(as) únicos(as) que vendem dentro do mês. São números bem importantes, superlativos
Marcelo Zorzo

Porto Seguro Bank: sonhando com nossos(as) clientes

A Porto Seguro Bank está estruturada a partir de alguns produtos que já existem há algum tempo na Companhia, como consórcio, financiamento de veículos, empréstimos, cartões e, mais recentemente, produtos como o Carro por Assinatura ou Celular por Assinatura. 

Ricardo Kaoru, diretor da Porto Seguro Bank (arquivo).

Ricardo Kaoru, diretor da Porto Seguro Bank, conta que a nova vertical reúne os produtos financeiros que existiam individualmente para configurar o que pode ser visto como um banco que entende as soluções financeiras como meios para ajudar os(as) clientes a realizar seus sonhos. 

Para que a vertical pudesse cumprir seus objetivos, ela foi dividida em seis grandes áreas, além das estruturas de apoio. Três dessas áreas são focadas em produtos de crédito, acúmulo e recorrência. As outras três áreas dão suporte a essas frentes, cuidando de riscos, TI e operações, que engloba a área de atendimento, embossing, emissão de cartão, correspondência etc. 

Segundo Kaoru, a vertical carrega em si um grande potencial de crescimento em número de clientes, o que impulsiona a Porto em direção ao sonho da Temporada. 

Conta digital: a plataforma de ligação 

Uma das grandes novidades da Porto Bank é a conta digital que, na visão de Kaoru, funciona como uma plataforma que liga todos os produtos financeiros. 

“Faltava um lugar onde o(a) cliente conseguisse concentrar os produtos e pudesse interagir de uma forma muito simples para pagamento ou contratação. A conta é a ferramenta que permite executar essas transações de uma forma mais tranquila”, afirma Kaoru. 

O primeiro diferencial da conta digital da Porto é estar ligada a uma marca que remete à solidez e segurança. E o segundo é oferecer um seguro pix gratuito. “Por conta do aumento de transações a partir de roubos de celulares, embutimos na conta um seguro de até R$1.000 no pix”, destaca. 

Além disso, a conta digital, como tudo o que a Porto oferece, tem um propósito intimamente ligado ao desejo de estar cada vez mais perto dos(as) clientes. Kaoru detalha: “não queremos chegar num número de 50 milhões de usuários(as) cadastrados(as) que não utilizam suas contas, mas ter clientes que realmente usem a conta para realizar seus sonhos”. 

Nessa linha, há a possibilidade de remunerar o cliente pela recorrência no uso das transações, com cashbacks ou investimentos em sua previdência. “Além de incentivar a recorrência, contribuímos também com noções de educação financeira”, reforça Kaoru. Num segundo momento, existe a perspectiva de trazer para o ecossistema da Porto Bank, corretores(as) e prestadores(as) de serviços, por meio de uma conta digital PJ que deve estar disponível a partir do próximo ano. Ou seja, perspectiva de crescimento é o que não falta. 

Navegando nesse mar, enxergamos uma avenida de crescimento muito forte para os próximos anos
Ricardo Kaoru

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