Há algumas edições, o Nosso Porto vem trazendo detalhes sobre a reorganização da Companhia em verticais de negócios. Já falamos aqui o quanto essa nova configuração nos ajuda a nos tornar mais inovadores, ágeis, leves e prontos(as) a responder às demandas dos(as) clientes, colocando-os(as) sempre no centro.
Agora, resolvemos trazer um raio-x de cada vertical, aprofundando suas estratégias, as novidades mais disruptivas, e os produtos que vão brilhar no próximo período, destacados por cada uma delas. Bora conferir?
Porto Seguros vem com tudo para realizar o sonho da Temporada
Já sabemos que a Porto quer ser a seguradora mais presente na vida das pessoas, não é mesmo? E não é só isso, pois estar presente significa gerar confiança e liberdade, por meio de soluções de proteção que sejam inovadoras e ofereçam experiências encantadoras para os(as) clientes.
Segundo Jarbas Medeiros, diretor de Ramos Elementares e Transportes, o principal desafio da vertical neste momento é tangibilizar o seguro e tornar a experiência completa, e não só a contratação, cada vez mais simples. Para isso, a Vertical aposta em algumas frentes. A primeira delas é a repavimentação de jornada. “Queremos que as jornadas de nossos(as) clientes sejam leves, simples, intuitivas, e que eles(as) percebam que estão falando com a mesma Companhia”, explica.
A segunda frente é a transformação tecnológica. “Hoje, as TIs estão integradas aos negócios. Os times estão trabalhando em squads, com propósitos claramente definidos”, coloca Jarbas. E a terceira é o desenvolvimento de soluções inovadoras.
Entre os principais desafios da Vertical estão promover a inclusão securitária e manter a vanguarda nos produtos em que a Porto já é líder de mercado, como automóvel, residencial e empresarial. E mesmo sendo líder, ainda há a questão da inclusão. Afinal, apenas 30% da frota de carros e 16% das residências brasileiras são cobertas por seguros. “Para responder a isso, criamos a solução chamada de proteção combinada, que coloca numa mesma apólice a proteção para a casa e para o carro. É uma comodidade, tanto para os(as) clientes como para corretores(as). Outro desafio é transformar nosso mindset e torná-lo mais ágil.
Inovando com Seguro para Celulares e Seguro Bike
Nunca é demais relembrar o desafio de dobrar o número de clientes, colocado pela atual Temporada. Mas como fazer isso numa empresa que já tem mais de 10 milhões de clientes?
A Vertical Seguros pretende responder a essa questão com produtos que sejam, ao mesmo tempo, inovadores e estratégicos. Um bom exemplo deles é o Seguro para Celular. “Temos atualmente 240 milhões de celulares e pouca gente faz seguro. Percebemos que há um grande potencial ali”, pondera Jarbas. A proteção é completa e contempla quebra, queda na água, danos causados por líquidos, roubo e furto simples, uma ocorrência muito comum e que não era coberta anteriormente. Outra novidade é a vistoria do aparelho, feita de forma 100% digital.
O Seguro para Bikes entra no mesmo contexto. “O Brasil tem 70 milhões de bikes, é uma frota gigante. Não temos números oficiais, mas eu estimo que menos de 100 mil bikes sejam seguradas. A Porto tem 25 mil, mas ainda é pouco perto do que tem no mercado”, conta.
O produto é completo e sua contratação é digital. Cobre todos os tipos de bike e contempla acidentes e danos, tanto para o(a) ciclista como para terceiros, e também roubo. Existe a possibilidade de cobertura internacional, que pode incluir acessórios. “No plano completo, o seguro oferece serviços mais sofisticados, como o transporte do(a) segurado(a) e da bicicleta. Em caso de acidentes, enviamos um veículo que traz a bicicleta e leva o(a) cliente para o hospital. Isso só a Porto tem”, anima-se Jarbas.
E as novidades não param por aí, pois a vertical tem ofertas e soluções para todos os momentos das vidas dos(as) clientes, como o Azul por Assinatura e o Vida On, produtos com jornadas simples e digitais para ampliar o acesso das pessoas a essas soluções.
“Estamos num momento gostoso, de reinvenções e novos aprendizados, pensando em produtos que sejam atrativos para clientes e corretores(as). Isso trouxe mudanças para o nosso mindset, nossa forma de pensar e nos organizar, colocando, de fato, o(a) cliente no centro”, finaliza.
Porto Saúde: pensando integralmente nos(as) clientes
Marcelo Zorzo, diretor de Vendas e Retenção da Porto Saúde, comemora a transformação da área, que existe na Porto há mais de 30 anos, em vertical independente. “Ganhamos em autonomia e investimentos. Eu defino o momento como de grandes oportunidades e potencial de crescimento”.
A divisão da vertical em três diretorias, além de uma área de TI internalizada e um braço de marketing integrado, permite agilidade, foco, especialidade, melhor precificação, mais competitividade e melhores resultados.
Um dos carros-chefe deste novo momento é o Seguro para Pequenas e Médias Empresas. O produto existe há algum tempo, mas recentemente passou a aceitar a partir de três vidas. Dessa forma, o PME ganhou bastante penetração no mercado de distribuição, que é o(a) corretor(a).
“Em junho de 2020, nós tínhamos 27% da carteira de PME. Em junho de 2022, pulamos para 48%. Hoje, quase metade da nossa carteira é PME. Temos um alto índice de novas vendas, o que trouxe mais oxigenação de carteira e mais capilaridade na venda de contratos, pois não dependemos mais de poucos corretores e poucos contratos”, ressalta Zorzo.
Bom negócio para a Porto, para os(as) corretores e para os(as) clientes
As vantagens são inúmeras, não só para a Porto e para os(as) corretores(as), mas também para os(as) clientes. Recentemente, foi formado um time médico Porto, com os(as) profissionais que antes atendiam pela Rede DaVita. Há também uma lista extensa de permissão de agregados(as) além do(a) cônjuge e filhos(as), como pai, mãe, sogro, sogra, nora, genro e sobrinho(a).
É preciso destacar a telemedicina e seu atendimento de ponta, que dá suporte total ao(à) beneficiário(a), além de consultoria nutricional e esportiva para quem quer começar a praticar exercícios, por meio do Alô Saúde. Zorzo ressalta também a disponibilização de novos horários para acompanhamento psicológico: “hoje, no Brasil, temos mais de 32 milhões de pessoas impactadas por problemas de saúde mental”.
Para além do PME, Zorzo destaca os produtos Porto Cuida, feito na medida para pessoas ou pequenos empreendimentos familiares/ de bairro que não têm condições de arcar com um plano de saúde convencional (aproximadamente 90 milhões de brasileiros(as)), e o Odonto que segue a mesma linha do Saúde, com aceitação do PME de três a 99 vidas, a um custo inicial de R$ 21,00 mensais.