Nós Podemos #17: Férias Sustentáveis

Confira dicas que tornarão seu dia a dia, e até mesmo seu lazer, mais sustentáveis.

Destaque

Com a chegada das férias escolares de julho, muitas vezes passamos mais tempo em casa. Com isso, aumentamos o consumo de recursos naturais, como por exemplo a energia elétrica.

Isso porque mesmo que você não tenha crianças ou adolescentes de férias em casa, nesse período de inverno passamos a utilizar mais aparelhos térmicos como secador de cabelo, aquecedor e o chuveiro – responsável por consumir em média 30% do consumo de energia elétrica das residências -, além de aparelhos como televisores e computadores. Confira algumas iniciativas para você aproveitar da melhor forma esse período. E, de quebra, ajudar o planeta.

 

Em casa:

– Se você tem crianças, incentive atividades ao ar livre e na natureza. Assim, estarão desenvolvendo e aprimorando aspectos físicos, cognitivos, emocionais, sociais e sensoriais. Algumas opções são parques, praças, jardins, zoológicos, etc.

– Sempre que possível, utilize a luz solar e desligue as luzes dos cômodos que não estão em uso.

– Reduza ao máximo o tempo de banho. Diminuindo 5 minutos por banho, cada pessoa pode reduzir cerca de 1.350 L por mês (45L/por banho).

– Lembre-se de desligar a televisão quando não estiver assistindo e de retirar o computador da tomada quando ele estiver carregado, combinado?

– Deixe o carro em casa. Quando for se deslocar por pequenas distâncias, aproveite para fazer uma caminhada ou andar de bicicleta.

 

Vai viajar?

– Escolha roteiros mais sustentáveis, locais e cidades que se preocupem com a preservação ambiental e o desenvolvimento social.

– Na ida, escolha um transporte mais sustentável ou viagens que compensem as suas emissões.

– Opte por viajar com empresas com responsabilidade socioambiental. No site Viajar Verde você encontra diversos roteiros sustentáveis.

Tem alguma sugestão de pauta para a próxima edição? Quer falar com a gente? Envie um e-mail para sustentabilidade.corporativo@portoseguro.com.br 😉

SOCIOAMBIENTAL

Para proporcionar às crianças do Ação Educa mais uma opção de atividades nas férias escolares, o Instituto Porto realiza oficinas opcionais, que trazem atividades lúdicas e que estimulam o brincar. Este ano, os alunos também poderão participar de uma ação de colheita na Horta Comunitária da Porto, uma experiência de sustentabilidade ao ar livre.

Também visando ser cada vez mais sustentável, o ano todo, a Porto realiza diversas iniciativas para a otimização do uso de recursos naturais, os chamados Projetos de Ecoeficiência. Esses tem como objetivo a adoção de práticas que estimulem a redução, reutilização e reciclagem de recursos, além da eficiência energética e hídrica, de forma a contribuir para a redução do consumo de recursos e impactar positivamente os resultados da organização e o meio ambiente.

Confira algumas das iniciativas que ampliam o consumo consciente de água e energia limpa nas instalações:
– Uso de lâmpadas LED e sensores de presença;
– Utilização de placas solares em diversos prédios;
– O programa Hora da Terra quando desligamos as luzes no horário do almoço nas localidades em que a infraestrutura possibilita a entrada de iluminação natural;
– Captação de água da chuva;
– Estação de tratamento de água interna;
– Reuso de água das pias;
– Sistema dual flush (duas opções de acionamento no vaso sanitário);
– Descargas a vácuo;
– Irrigação sustentável no jardim da torre B, comum método que libera água a partir da umidade do próprio solo.

No ano passado, essas iniciativas integradas geraram uma economia de quase 20 milhões de litros de água e 3 milhões de KWh de energia elétrica. Legal, né? Mas não para por aí:

Além dessas, na Porto também temos iniciativas para a redução de emissões atmosféricas e uma melhor separação e destinação de resíduos. Saiba mais em nosso relatório de Sustentabilidade.

Cultura e lazer:
Oba! Férias!

Como parte da programação de Turismo Social nos meses de férias escolares (janeiro e julho), o projeto Oba! Férias! visa promover uma maior participação das crianças nas atividades turísticas realizadas pelo Sesc em São Paulo. O objetivo é promover a esse público o contato com temas variados por meio de circuitos a pé, passeios de um dia e atividades que estimulem a cultura de viagem, como bate-papos e oficinas, realizadas nas próprias unidades do Sesc.

Comentários

{{comment.parent.comment_author}}
{{comment.parent.comment_date}}
{{comment.parent.comment_content}}
Comentar
{{children.comment_author}}
{{children.comment_date}}
{{children.comment_content}}
Comentar
Ver mais comentários

Matérias anteriores