Nós Podemos #18: Dia da Sobrecarga da Terra

Nesta edição, falaremos sobre o dia da sobrecarga da terra, economia circular e muito mais. Vem com a gente!

Destaque

Dia da sobrecarga da Terra

Esse dia representa a data na qual a nossa demanda por recursos ecológicos renováveis e os serviços que eles fornecem excede as capacidades regenerativas do planeta.

Desde 2001, quando esse cálculo passou a ser realizado, o Dia da Sobrecarga da Terra vem sendo antecipado, em média, três dias a cada ano, chegando a 28 de julho em 2022. Assim, a partir dessa data, como já consumimos todos os recursos naturais que deveríamos consumir ao longo de 2022, passamos a um cenário de exploração insustentável do meio ambiente.

Para piorar, além de consumir mais recursos e serviços naturais do que o planeta é capaz de suprir, devolvemos poluição do ar, água e terra muito maior do que a que pode ser absorvida, acelerando a degradação do ambiente em que vivemos.

Um dos principais motivos para a chegada desta data é o padrão de consumo atual da sociedade. Mas, e agora? Como você pode fazer sua parte para evitar danos ainda maiores ao nosso planeta?

Para reduzir o nosso impacto sobre os recursos naturais, nós, como consumidores(as), podemos utilizar a metodologia dos R’s de Sustentabilidade. Você conhece? Conta pra a gente nos comentários.

Hoje, alguns estudiosos consideram que temos até 10 R’s, mas vamos nos apoiar nos cinco principais, que são: Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Notou que a maioria dos R’s está voltada para o pré-consumo? Pois bem! Se pensarmos melhor antes de comprar algo, podemos evitar o uso desnecessário de recursos.

Mas e depois de consumir? Nesse caso, precisamos encontrar caminhos para que aquele produto não se torne apenas mais um lixo a ser descartado, e sim um produto com uma nova funcionalidade ou até a mesma. Assim, evitamos que novas matérias primas (recursos naturais) sejam utilizadas para a produção de novas peças. Para isso, as duas principais ações nessa metodologia são: Reutilizar e Reciclar.

Socioambiental

Aqui na Porto, entre outras ações que estimulam o aumento do ciclo de vida dos materiais utilizados em nosso negócio, como por exemplo a Renova Ecopeças, nós também buscamos garantir que nossas atividades do dia a dia tenham o mínimo de impacto ambiental.

Um exemplo é o processo de Logística Reversa da Porto, no qual recolhemos materiais de escritório como mouses, suportes, fones e outros que não estão mais funcionando e damos a destinação adequada – inclusive, conserto e reutilização.

Outros exemplos desse processo são o reuso de água das torneiras e a reciclagem de resíduos. Vamos focar na Reciclagem, um dos nossos principais processos para retornar matérias primas para o ciclo de vida e não sobrecarregar a terra com mais retirada de matérias primas para produzir novos insumos.

Os nossos coletores de resíduos separam basicamente os restos orgânicos (material que está no fim de sua vida útil), daquele material que ainda pode ser matéria prima para outros produtos: os recicláveis. Esses últimos são divididos em Papéis e Resíduos Secos (qualquer outro tipo de recicláveis como plásticos e vidros). Mas, por que será que dividimos os nossos cestos dessa maneira? Embora sejam também recicláveis, os papéis estão em coletor separado, pois a contaminação com por exemplo restos de café, refrigerantes ou gorduras pode inviabilizar a sua reciclagem. Confira o cada coletor pode receber:

 

 

 

 

  • Embalagens de: plástico, vidro ou metal;
  • Tampas de: plástico, vidro ou metal;
  • Copos de: plástico e vidro;
  • Latas de bebidas;
  • CD’s de DVD’s;
  • Sacos plásticos;
  • Canetas sem a carga.

 

 

 

 

  • Jornais e revistas;
  • Folhas de caderno e rascunhos;
  • Formulários de computador;
  • Aparas de papel;
  • Fotocópias;
  • Envelopes;
  • Cartazes velhos.

 

 

 

 

 

  • Restos de alimentos;
  • Papéis sujos com alimentos (engordurados ou molhados);
  • Embalagens sujas com alimentos;
  • Guardanapos sujos.

 

 

 

Para melhorar a reciclagem e permitir que mais materiais voltem ao ciclo de vida, retire os restos de alimentos das embalagens, descarte na pia o conteúdo de frascos de bebida e, quando for possível, lave a embalagem.

Já está craque? Então, ensine a um(a) amigo(a)! 

Para atingirmos o sucesso na missão de retirar somente o necessário do meio ambiente, precisamos da contribuição de todos(as) 😉

Cultura e lazer

Nosso Planeta, Nosso Legado
Legacy
França, 2020, 100′
Yann Arthus-Bertrand

Dez anos depois de Home – Nosso Planeta, Nossa Casa (2009), Yann Arthus-Bertrand revisita, com Nosso Planeta, Nosso Legado, sua vida e sua trajetória engajada de quase cinco décadas. Priorizando o debate acerca dos danos ecológicos causados pelo ser humano, o filme apresenta soluções de reconciliação com a natureza e caminhos possíveis para um futuro menos devastado, que é possível, a depender de nossas escolhas enquanto sociedade.

O filme está disponível na Mostra Ecofalante até dia 17/08. Confira!

Receita do mês

Doce de casca de laranja em calda

A receita do mês leva em consideração o aproveitamento integral de alimentos.

Vem conferir! 😉

Quer conferir algum tema sendo abordado no Nós podemos, indicar uma receita daquelas ou dar uma dica de cultura e lazer? Escreva para nós em sustentabilidade.corporativo@portoseguro.com.br

E conta aqui pra gente: como você introduz os 5 R’s no seu dia a dia? Você conhecia o funcionamento dos nossos coletores?

Comentários

{{comment.parent.comment_author}}
{{comment.parent.comment_date}}
{{comment.parent.comment_content}}
Comentar
{{children.comment_author}}
{{children.comment_date}}
{{children.comment_content}}
Comentar
Ver mais comentários

Matérias anteriores