Com a melhora dos indicadores relacionados à pandemia de Covid-19, e após quase vinte meses de trabalho remoto, a Porto Seguro começa a receber os colaboradores que retornam ao trabalho presencial. A volta acontece aos poucos, com bastante segurança e muitas novidades, seguindo a essência de ser um porto seguro para todos.
Sabemos que ainda será necessário manter todos os cuidados e protocolos, como o uso de máscaras nos espaços internos. Os prédios estão preparados com sinalizações, orientações, higienizações e mais espaços de convivência abertos.
“Avaliamos dia a dia para saber quais passos podemos dar. Não retornaríamos se não houvesse queda nos indicadores de Covid-19 e aumento considerável do número de pessoas vacinadas. Temos também a preocupação com a saúde mental das pessoas, e estamos com diversas ações de cuidado”, detalha Andresa Cruz, gerente de Remuneração e Operações da área de Pessoas e Sustentabilidade.
O retorno nas sucursais
“Acompanhamos permanentemente os indicadores de todos os municípios em que a Porto está presente. Se estiverem abaixo dos limites que colocamos por três semanas consecutivas, entendemos que é seguro abrir a sucursal naquele município”, descreve Andresa.
Algumas sucursais já voltaram a funcionar presencialmente. Uma equipe multidisciplinar cuidou de detalhes como configuração do prédio, limpeza, segurança e ambientação. Na ausência de uma orientação centralizada, é preciso ficar de olho nos protocolos de cada secretaria municipal. A partir dessas informações é desenvolvida uma cartilha explicativa, e também são providenciados testes, kits com máscaras, álcool em gel, além de uma palestra com a área de segurança do trabalho para todos os colaboradores.
O híbrido é o novo normal
Sabemos que o retorno às atividades será híbrido, pois parte dos colaboradores permanece em trabalho remoto.
Beatriz de Paula, gerente da área de Patrimônio da Porto, conta que a pandemia acelerou algumas transformações físicas que já estavam previstas, afinal já havia colaboradores em trabalho remoto. “Investimos principalmente em ambientes flexíveis e abertos, que podem ser reconfigurados. Ou seja, o colaborador monta o layout de acordo com a necessidade, e instalamos equipamentos para videoconferência nas salas”.
O objetivo é a integração dos modelos de trabalho e a ampliação das possibilidades dos espaços, levando em conta o momento de estruturação da Companhia. “Espaços para o desenvolvimento de projetos rápidos e colaborativos não ficaram de fora”, ressalta Beatriz.
A automação dos prédios foi acelerada, bem como a implantação de novas regras de higienização, tais como tapetes sanitizantes, limpeza frequente em espaços de mais circulação e contato, desinfecção dos veículos que fazem o transporte entre as estações de ônibus e metrô, produtos para a autolimpeza das estações de trabalho e, claro, muito álcool em gel. Tudo isso sem esquecer dos espaços diferenciados para tomar aquele cafezinho com os colegas, afinal, o retorno será marcado pelos reencontros.