Superando desafios, rumo ao nosso sonho

Celso Damadi faz balanço de 2022 e traz perspectivas para 2023.

Desafios e superação. Resiliência e resultados. Essas quatro palavrinhas dizem bastante sobre a Porto em 2022. Mas se o ano que passou trouxe obstáculos, mostrou também que juntos(as) somos mais fortes e capazes de enfrentar o que vier para seguir sendo um porto seguro para nossos(as) clientes, parceiros(as), colaboradores(as), prestadores(as) e corretores(as).

Celso Damadi, vice-presidente financeiro, controladoria, investimentos e planejamento (arquivo).

Para 2023, as palavras de ordem são outras: otimismo, entregas, oportunidades e rentabilidade são algumas delas. Quem nos fala mais sobre isso é Celso Damadi, vice-presidente responsável pela área financeira, controladoria, investimentos e planejamento da Companhia.

Damadi bateu um papo com o Nosso Porto fazendo um balanço do ano que passou e trazendo perspectivas para o período que começa. Não deixe de conferir!

Nosso Porto: Quais foram os desafios mais relevantes enfrentados pela Porto em 2022?
Celso Damadi: Vivemos praticamente dois anos em um. Tivemos um primeiro semestre desafiador, sobretudo por conta de questões macroeconômicas como: inflação, aceleração das taxas de juros e a elevação de preços da tabela Fipe. Vale lembrar que este cenário é mundial, não apenas brasileiro. Esses desafios foram enfrentados pelo mercado como um todo. Sofremos com isso e tivemos resultados aquém do esperado, mas o mais importante é termos sido resilientes na retomada do resultado e da rentabilidade possível.

NP: E em relação às conquistas, quais delas marcaram o ano que passou?
CD: Diante dos desafios que citei acima, acredito que a principal conquista da Porto tenha sido a superação do cenário desfavorável. Disse que vivemos dois anos em um, pois os terceiro e quarto trimestres de 2022 foram bem diferentes do início do ano. Tanto que fechamos o quarto trimestre com o melhor resultado da nossa série histórica, com um crescimento de mais de dois dígitos em todas as Verticais de negócios. Fomos resilientes num momento complicado e conseguimos virar o jogo. E ainda que o resultado geral tenha ficado abaixo do esperado, conseguimos crescer bastante, atingindo 91% do número de clientes e negócios, e pagando nosso primeiro Porto em Ação (como mostramos aqui).

NP: Quais são os principais objetivos e oportunidades da Porto para o ano que começa?
CD: Sabemos que ainda será um ano desafiador, com altas taxas de juros e consumo refreado. Por isso, nossa aposta é no crescimento com rentabilidade, condizente com o que entregamos nos últimos anos. Vamos atrás de crescimento integrado aos resultados, sem deixar de lado a busca por novos negócios. Temos projetos em fase de finalização e colheremos bons frutos deles. Além disso, a Porto continua com o seu portfólio de investimentos em tecnologia e transformação digital. Eu sou otimista, e acredito que teremos um ano compensador. 

Estamos no caminho certo para sermos cada vez mais um porto seguro para todos e todas, além de concretizar o nosso sonho
Celso Damadi

NP: Você poderia citar alguns dos projetos prioritários para a Holding em 2023?
CD: Um dos projetos prioritários é o nosso hub de vendas, que entra em sua fase mais “quente”, com algumas entregas importantes. Também finalizamos a plataforma do Auto 2.0, que será muito relevante para a nossa competitividade. Além desses dois, há o Projeto Atenas, que unifica nossa base de clientes, e o Projeto Orquestrador, que oferece ao cliente uma experiência única em meios de pagamento.  

NP: Estamos na metade da Temporada. Já é possível adiantar algo sobre a conquista do sonho de dobrar o número de clientes?
CD: Nossos projetos de hub de vendas e CRM (gestão de base de cliente) são muito importantes para a conquista do nosso sonho, ou seja, está tudo correlacionado. Ainda assim, é relevante destacar que queremos dobrar o número de clientes sem abrir mão de sermos sólidos, perenes e rentáveis. Queremos ser, sobretudo, uma empresa sólida, capaz de ajudar seus(suas) clientes em situações extremas como a que enfrentamos, por exemplo, com as chuvas no litoral norte de São Paulo. Só pudemos fazer uma operação deste porte por sermos sólidos e rentáveis. 

NP: Qual mensagem você deixaria para os(as) colaboradores(as) da Porto nesse início de jornada?
CD: Vamos juntos(as), mantendo o nosso DNA de atendimento, com excelência e qualidade. Queremos ser um porto seguro para as pessoas sem abrir mão da nossa essência, e estamos no caminho certo. Nada disso seria possível sem os(as) nossos(as) colaboradores(as). Minha mensagem é: somos todos(as) responsáveis pela conquista do nosso sonho, cada um(a) cumprindo seu papel.  

E para saber mais sobre o planejamento das Verticais de Negócios é só aguardar a próxima edição do Nosso Porto.

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