Retorno presencial: momento novo, cuidado de sempre

Braços abertos e muita segurança para recebê-los de volta

Com a melhora dos indicadores relacionados à pandemia de Covid-19, e após quase vinte meses de trabalho remoto, a Porto Seguro começa a receber os colaboradores que retornam ao trabalho presencial. A volta acontece aos poucos, com bastante segurança e muitas novidades, seguindo a essência de ser um porto seguro para todos. 

 

Andresa Cruz, gerente de Remuneração e Operações da área de Pessoas e Sustentabilidade (arquivo).

Sabemos que ainda será necessário manter todos os cuidados e protocolos, como o uso de máscaras nos espaços internos. Os prédios estão preparados com sinalizações, orientações, higienizações e mais espaços de convivência abertos. 

“Avaliamos dia a dia para saber quais passos podemos dar. Não retornaríamos se não houvesse queda nos indicadores de Covid-19 e aumento considerável do número de pessoas vacinadas. Temos também a preocupação com a saúde mental das pessoas, e estamos com diversas ações de cuidado”, detalha Andresa Cruz, gerente de Remuneração e Operações da área de Pessoas e Sustentabilidade.

O retorno nas sucursais

“Acompanhamos permanentemente os indicadores de todos os municípios em que a Porto está presente. Se estiverem abaixo dos limites que colocamos por três semanas consecutivas, entendemos que é seguro abrir a sucursal naquele município”, descreve Andresa.

Algumas sucursais já voltaram a funcionar presencialmente. Uma equipe multidisciplinar cuidou de detalhes como configuração do prédio, limpeza, segurança e ambientação. Na ausência de uma orientação centralizada, é preciso ficar de olho nos protocolos de cada secretaria municipal. A partir dessas informações é desenvolvida uma cartilha explicativa, e também são providenciados testes, kits com máscaras, álcool em gel, além de uma palestra com a área de segurança do trabalho para todos os colaboradores. 

O híbrido é o novo normal 

Beatriz de Paula, gerente da área de Patrimônio da Porto (arquivo pessoal).

Sabemos que o retorno às atividades será híbrido, pois parte dos colaboradores permanece em trabalho remoto. 

Beatriz de Paula, gerente da área de Patrimônio da Porto, conta que a pandemia acelerou algumas transformações físicas que já estavam previstas, afinal já havia colaboradores em trabalho remoto. “Investimos principalmente em ambientes flexíveis e abertos, que podem ser reconfigurados. Ou seja, o colaborador monta o layout de acordo com a necessidade, e instalamos equipamentos para videoconferência nas salas”.

O objetivo é a integração dos modelos de trabalho e a ampliação das possibilidades dos espaços, levando em conta o momento de estruturação da Companhia. “Espaços para o desenvolvimento de projetos rápidos e colaborativos não ficaram de fora”, ressalta Beatriz.

A automação dos prédios foi acelerada, bem como a implantação de novas regras de higienização, tais como tapetes sanitizantes, limpeza frequente em espaços de mais circulação e contato, desinfecção dos veículos que fazem o transporte entre as estações de ônibus e metrô, produtos para a autolimpeza das estações de trabalho e, claro, muito álcool em gel. Tudo isso sem esquecer dos espaços diferenciados para tomar aquele cafezinho com os colegas, afinal, o retorno será marcado pelos reencontros. 

 

Pensamos em espaços mais descolados, que estimulem a criatividade. Nossa prioridade é o acolhimento e o bem-estar dos colaboradores
Beatriz de Paula

Sobre ser um porto seguro 

Ao longo da pandemia, a Porto aprofundou o conceito de ser um porto seguro para os colaboradores, oferecendo suporte das mais variadas formas para encarar esse período. E nesse momento de retorno não seria diferente.

Foram desenvolvidas muitas iniciativas de cuidado e apoio, a partir de uma abordagem integral da saúde, para apoiar quem passou por perdas e sentiu de diferentes formas os efeitos do isolamento social. “Conversamos com os gestores, abrimos rodas de conversas sobre os mais diversos temas para acolher os nossos colaboradores”, conclui Andresa.

Estamos passando juntos por essa fase, com todo o cuidado e respeitando a nossa essência, de ser cada vez mais um porto seguro
Andresa Cruz

Comentários

{{comment.parent.comment_author}}
{{comment.parent.comment_date}}
{{comment.parent.comment_content}}
Comentar
{{children.comment_author}}
{{children.comment_date}}
{{children.comment_content}}
Comentar
Ver mais comentários

Matérias anteriores