Nós Podemos #21: o assunto esquentou 🌡️

Aconteceu esse mês, no Egito, o maior evento mundial para discutir como as nações podem frear as mudanças climáticas. Vem saber mais desse assunto quente.

Destaque

Você provavelmente já ouviu falar em mudanças climáticas, né?

Elas são as transformações que ocorrem nos padrões de temperatura e clima, ocasionadas pela liberação de gases de efeito estufa (GEEs) na atmosfera pelas atividades humanas. Esses gases liberados agem como um grande cobertor em torno da Terra, retendo o calor do sol e aumentando as temperaturas.

As principais atividades mundiais que contribuem para o aumento desses gases na atmosfera vem da queima de combustíveis para aquecimento (geradores para aquecimento, queima de carvão, etc) e do uso de transportes com a queima de gasolina e diesel.

Aqui no Brasil, o maior fator de contribuição nessas emissões são as mudanças de uso do solo, que tem tudo a ver com o desmatamento, a agricultura e a pecuária. Também contribuem a geração e distribuição de energia, da produção em fábricas e indústrias, dos transportes, das edificações, da pecuária, entre outros. Em resumo, muita coisa relacionada ao nosso modo de viver. Conta aqui para a gente, você já pensou que o meu, o seu e os nossos hábitos podem contribuir para o combate deste problema global?

 

E o que a COP27 tem haver com tudo isso?

De 6 a 18 de novembro, aconteceu no Egito o maior evento mundial para discutir mecanismos para frear as mudanças climáticas: a Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP). Em sua 27ª edição, sob o lema “Juntos para a implementação”, reúne os maiores líderes mundiais para, apoiados nos estudos dos maiores cientistas do mundo que estudam esse assunto, aperfeiçoar estratégias, instrumentos e metas para enfrentamento conjunto deste desafio global.

As mudanças climáticas também são um tema relevante na Porto, que enxerga seu papel de redução de suas emissões ao longo de toda a cadeia, gerando valor à sociedade e aos negócios, uma vez que os impactos das mudanças climáticas são riscos representativos para as pessoas, para o meio ambiente e para os negócios.

Socioambiental

Para medir seu impacto, anualmente, a Porto elabora seu inventário de emissões seguindo uma metodologia global adaptada para a realidade brasileira, nomeada como GHG Protocol. Essa ferramenta nos permite contabilizar todos os gases que contribuem com as mudanças climáticas, emitidos direta ou indiretamente para garantir as operações da Porto, além de ser uma base relevante para as tomadas de decisões para ampliar as oportunidades de mitigação e compensação dos impactos gerados pela empresa.

Conheça algumas das iniciativas que colaboram com a redução das emissões na Porto:

• Programa Hora da Terra: Programa que desliga as luzes dos prédios, durante o período de uma hora e incentiva o uso da iluminação natural. Com ele, alcançamos uma redução de gases equivalente a 29 toneladas de gás carbônico (tCO2) em 2021.

• Placas Solares: Instaladas em 26 prédios por todo Brasil, reduzimos a emissão do equivalente a 263 toneladas de gás carbônico (tCO2) em 2021.

• Redução do uso de insumos: como copos plásticos, papéis e folhas de impressão.

• Modais alternativos: Em 2021,a operação de nosso Guincho elétrico nos permitiu reduzir a emissão de gases equivalente a 3 toneladas de CO2. Os guinchos leves reduziram a emissão do equivalente a mais de 3 mil toneladas de CO2e.

• Programa Home Office: Antes da pandemia, o modelo de trabalho home office já era ativo para cerca de 2 mil colaboradores. Em 2020, este grupo reduziu a emissão de mais de 13 mil toneladas CO2e.

Você sabia que essas iniciativas ajudam a combater as mudanças climáticas? Conta pra a gente aqui nos comentários. 🙂

Cultura e lazer

Exposição “Paisagem construída: São Paulo e Burle Marx”

Com abertura em 19 de outubro, a exposição, que explora a criação de paisagens e naturezas, acontece na Avenida Paulista e vai até 05 de fevereiro de 2023. A gente não vai perder, e você? Confira! 😉

Receita do mês

Mousse de maracujá vegana

Em comemoração ao dia mundial do veganismo, que foi dia 1º de novembro, você confere uma receita de mousse de maracujá vegana de dar água na boca.

Vem conferir e conta pra gente o que achou. 😉

 

Comentários

{{comment.parent.comment_author}}
{{comment.parent.comment_date}}
{{comment.parent.comment_content}}
Comentar
{{children.comment_author}}
{{children.comment_date}}
{{children.comment_content}}
Comentar
Ver mais comentários

Matérias anteriores