Biblioteca da Porto aberta para a troca de conhecimento

Feira de trocas promove convivência, cultura e sustentabilidade.

Um dos eventos mais queridos e esperados da programação da Biblioteca da Porto está de volta. Após dois anos sem ser realizada, a feira de trocas de livros voltou a acontecer de forma presencial entre os dias 5 e 16 de setembro. 

Andrea Paré e Selma Pereira, colaboradoras da Biblioteca (arquivo).

Foram 225 títulos recebidos e catalogados para trocas, entre eles livros técnicos, literatura, poesia, dramaturgia, romance, literatura infanto-juvenil, mangás e gibis. Cada colaborador(a) que contribuiu com um ou mais volumes recebeu um voucher para fazer suas trocas e enriquecer sua biblioteca pessoal, com a mesma quantidade de livros doados.

“A feira de trocas é um evento bem tradicional na Porto. Os(as) colaboradores(as) gostam muito. Nossos objetivos com a atividade são praticar o consumo consciente, renovar o acervo pessoal, passar adiante livros lidos, além de ser um momento para exercitar o desapego“, explicam Andrea Paré e Selma Pereira, colaboradoras da Biblioteca. 

Para serem aceitos para a feira de trocas, os livros precisavam estar em bom estado de conservação. Livros didáticos, fascículos, revistas e outros tipos de publicação não entraram na Feira.

“Também fizemos um link com a Jornada de Sustentabilidade do LOAD, nosso hub de aprendizagem. Afinal, trocar e dar uma nova vida útil aos livros tem tudo a ver com Sustentabilidade”, colocam Selma e Andrea.

Movimentando o espaço da biblioteca

A Porto acredita que a Biblioteca deve ser esse espaço de convivência e não somente um local para retirada de livros.

Por isso, a programação dos próximos meses está recheada de atividades. Uma delas, sobre a qual também falamos na editoria Em Equilíbrio, é o grupo de leitura Conexões em Série. A primeira edição, dentro da programação do Setembro Amarelo, debate o livro “Comunicação Não Violenta”, de Marshall Rosenberg. 

São três encontros, uma vez por semana, para explorar os capítulos do livro por meio de conversas e exercícios, usando a metodologia proposta pelo autor e possibilitando a vivência das técnicas da Comunicação Não Violenta (CNV).

E quem curte frequentar a Biblioteca Porto já pode anotar na agenda: em outubro haverá atividades voltadas para o Dia Nacional do Livro, celebrado em 29 de outubro. Para comemorar, está em construção um evento para debater leitura, aprendizado e neurociência. Fiquem de olho!

Nosso Porto indica 

Levantamos algumas dicas de leituras para compartilhar com vocês! Faça o mesmo e indique nos comentários livros e/ou obras que te inspiraram!

Comece pelo porquê: como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir (Simon Sinek);

As coisas que você só vê quando desacelera: como manter a calma em um mundo frenético (Heamin Sunim);

Sapiens: uma breve história da humanidade  (Yuri Noah Harari);

A cidade do sol (Khaled Hosseini);

Os 5 desafios das equipes (Patrick Lencioni);

O poder do hábito: por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios (Charles Duhigg);

Como fazer amigos e influenciar pessoas (Dale Carnegie).

Para saber mais sobre a Biblioteca

A Biblioteca da Porto está de portas abertas para todos(as) os(as) colaboradores(as) na Rua Guaianases, 1239, 1º andar, em São Paulo. O horário de atendimento é de segunda à sexta, das das 8h15 às 17h30.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: biblioteca.rh@portoseguro.com.br

E não deixe de visitar o acervo da Biblioteca, disponível aqui. O mesmo link pode ser acessado pela Portonet em: Pra você > Carreira e Desenvolvimento > Biblioteca > Pesquisa no acervo

Comentários

{{comment.parent.comment_author}}
{{comment.parent.comment_date}}
{{comment.parent.comment_content}}
Comentar
{{children.comment_author}}
{{children.comment_date}}
{{children.comment_content}}
Comentar
Ver mais comentários

Matérias anteriores