Um grande ano para as Verticais da Porto

Crescer de forma consistente é o nosso principal objetivo.

A Porto não para de crescer. 

Nosso crescimento acontece de forma consistente e segura, sem abrir mão da ousadia e da inovação. Mas este crescimento tem um foco bem definido: cuidar cada vez mais das pessoas e de seus sonhos. Afinal, temos orgulho em manter o cuidado com todos(as). 

Para entender como as nossas Verticais de negócios Porto Seguro, Porto Saúde e Porto Bank estão estruturadas para crescer em um ano de grandes desafios, marcado pela eficiência operacional,- o Nosso Porto conversou com Rivaldo Leite, CEO da Porto Seguro, Sami Foguel, CEO da Porto Saúde, e Marcos Loução, CEO da Porto Bank. Vamos conferir o que cada um deles tem a dizer sobre as perspectivas para 2023 e muito mais? 

Nosso Porto: Vocês poderiam fazer um breve balanço do ano de 2022, levando em conta as principais conquistas e também os desafios mais relevantes enfrentados pelas Verticais da Porto?

Rivaldo Leite, CEO da Vertical Porto Seguro (arquivo Porto).

Rivaldo Leite: Foi um ano bem desafiador! Começou difícil e no transcorrer dos meses fomos nos recompondo. No final, fechamos muito bem, com recordes em volume de prêmios emitidos.

Sami Foguel: Olhando pelo retrovisor, posso afirmar que o ano de 2022 foi bem positivo para a Porto Saúde, quer do ponto de vista de resultados, quer do ponto de vista de tecnologia/inovações, verticalização virtual e presença da marca. Destaco a criação do Time Médico Porto Saúde, com mais de 99 mil consultas em 2022, do “Seu Clínico na Hora”, um pronto atendimento com hora marcada em parceria com a Livance, o novo cotador para PMEs, lançamento do produto Saúde no Distrito Federal, nossa participação no Rock in Rio e a parceria com a Oncoclínicas. Fomos pioneiros também com a nossa ambulância elétrica, a primeira do Brasil. O Seguro Saúde teve um crescimento de mais de 64 mil vidas em relação ao 4º tri/21. R$ 3,3bi foi o total de Prêmios e Receitas na Vertical Saúde em 2022. R$ 86 MM de Lucro Líquido em 2022. E o ROAE atingiu 26,3% no 4ºtri/22, refletindo a retomada dos resultados da Vertical.

Marcos Loução: Foi um ano bem agitado para a Porto Bank, em que fortalecemos nossa trajetória de crescimento sustentável, expandindo negócios e receitas, e evoluindo nossa proposta de valor. Realizamos uma importante mudança na nossa estrutura, refletindo para fluxo de trabalho e gestão, e organizamos os nossos times de forma a potencializar o portfólio de produtos, fortalecendo a nossa estratégia e presença no mercado com um Banco que tem portfólio e complementaridade de soluções financeiras. Em 2022, consolidamos os produtos de Soluções Financeiras, com mais de R$16 bilhões em ativos de crédito, R$4,5 bilhões em receita e 3,3 milhões de clientes, sendo o líder no Fiança Locatícia. Também assumimos a liderança de consórcio de imóveis e somos o 8⁰ maior emissor de cartão de crédito do país. Outros dois grandes marcos foram atingir 20 mil contas ativas no nosso beta teste da conta digital, com a oportunidade de aprender e testar o modelo para viabilizar a melhor solução para o(a) cliente e corretor, e o lançamento do cartão da Fórmula 1 em versão limitada e exclusiva, confeccionado com partes originais de carros da F1.

Nosso Porto: De forma geral, quais seriam os principais objetivos da Porto Seguro, Porto Saúde e Porto Bank para o ano? E quais são as oportunidades que estão no radar?

Rivaldo Leite: Nosso principal objetivo é continuar crescendo em todos os produtos da Vertical, principalmente na carteira de Vida, Celulares e Residencial. Também temos grandes oportunidades no produto Azul por Assinatura, com foco em inclusão securitária. Evoluimos em telemetria e isso nos trará oportunidades de melhoria em precificação e análise de riscos.

Sami Fogel, CEO da Porto Saúde (arquivo Porto).

Sami Fogel: Começamos 2023 com gás total. Vamos em busca de levar cada vez mais acesso à saúde a milhares de brasileiros(as), com a essência da Porto: com qualidade e genuíno interesse em atender. Afinal, todo Cuidado é Porto.

Marcos Loução: Para 2023, o nosso principal objetivo é seguir crescendo de forma consistente, mantendo o foco em rentabilidade e cross de produtos. Definimos os nossos principais direcionadores estratégicos para manter o Bank com crescimento sustentável, sem perder de vista a realidade econômica do país. Por exemplo, num momento de retração, em que precisamos ser mais conservadores na oferta de crédito, podemos trabalhar de forma mais ousada o produto Consórcio. Nossa estratégia de diversificação no portfólio de produtos nos dá condições para navegar de forma mais balanceada em momentos como este. Estamos trabalhando muito para entregar o melhor resultado, cientes dos desafios que o ano promete, sem perder o foco nas oportunidades, qualidade e pessoas.

Nosso Porto: Vocês poderiam citar alguns dos projetos prioritários para cada uma das Verticais em 2023?

Rivaldo Leite: Destacaria a migração das nossas renovações para a nova plataforma, a Auto 2.0. Melhorias nos processos de sinistros, principalmente na jornada do(a) cliente. Evoluir com a migração de atendimento para o SuperApp também será prioridade.

Sami Fogel: Entre as novidades, estão o lançamento da linha PRO, uma opção disruptiva de plano regional e inteligente por um preço até 25% mais baixo que a média do mercado, o novo contador para Empresas acima de 100 vidas, as melhorias no APP Saúde, a parceria com a OdontoCompany, a digitalização de 100% das carteirinhas e o Ecossistema de Soluções para Empresas, combos de benefícios para empresas de 3 a 199 vidas, em diferentes ramos de atividade, para atender as necessidades específicas de cada empreendedor(a). Além dos citados anteriormente, temos na esteira: lançamento de produtos, novos investimentos em tecnologia – visando melhorar a jornada de clientes, RHs e corretores, novo portal para RHs, além dos investimentos em marketing como mídias regionalizadas, e o patrocínio, em conjunto com a Porto Seguro, do “The Town”, o maior festival de música, cultura e arte de São Paulo. Outra novidade é a parceria firmada com a Porto (Seguro, Bank e Saúde) e a Track&Field para promoção de bem-estar e qualidade de vida.

Marcos Loução, CEO da Porto Bank (arquivo Porto).

Marcos Loução: Temos o compromisso de continuar nossa evolução digital, como por exemplo, a migração da nossa plataforma de investimentos, o Conquista, para o SuperApp. Vamos trabalhar fortemente na reestruturação da área de cobrança, aprimorar nossos modelos de crédito e potencializar a combinação de produtos como um diferencial. E é primordial para o nosso posicionamento e ambição de crescimento ter o(a) cliente no centro, com excelência e eficiência operacional. E, nessa frente já avançamos com o Porto Bank Resolve, Pagamento de IPVA e Licenciamento com cartão Porto, implantação de NPS para todos os produtos, para citar algumas evoluções que já estão rodando em 2023 e que são movimentos importantes para oferecer uma experiência cada vez mais fluida para o(a) cliente.

Nosso Porto: Estamos no meio da Temporada. Podemos adiantar algo sobre a conquista do sonho de dobrar o número de clientes em cinco anos?

Rivaldo Leite: Tudo indica que estamos no caminho certo, tanto é que, no primeiro ano do programa Porto em Ação, conseguimos bonificar todos(as) os(as) colaboradores(as) (falamos do programa aqui). Nossa base de clientes vem crescendo significativamente em alguns produtos específicos. Vida, Residencial, Azul por assinatura e Celular são alguns deles.

Sami Fogel: Queremos dobrar, triplicar o número de clientes da Vertical Saúde. Para tanto, vejo isso como uma soma de ações bem articuladas e orquestradas. Queremos crescer muito, mas de forma segura e sustentável, por meio da oxigenação da carteira de clientes com foco em PMEs, expansão da abrangência comercial, além das ações de fidelização dos(as) clientes atuais. Estamos no caminho certo, graças a um time robusto de lideranças e colaboradores(as).

Marcos Loução: Acreditamos que um cross de produtos potencializado é o nosso principal ativo para seguir contribuindo com o sonho da Temporada. Para isso, temos ao nosso lado os corretores, nossos grandes parceiros, que nos ajudam não só a captar novos(as) clientes como capitalizar ainda mais os(as) clientes do aquário Porto. Tanto a conta digital como o cartão de crédito são ferramentas fundamentais para o alcance desse sonho, pois possibilitam a expansão de meios de pagamento, como o SuperApp, e seguem determinantes para conectar clientes e oferecer grandes soluções, como o pagamento do IPVA e Licenciamento via aplicativo, que foi disponibilizado esse ano.

Nosso Porto: Quais mensagens vocês deixariam para os(as) colaboradores(as) da Porto, animando-os(as) para o início de uma nova jornada?

Rivaldo Leite: Desejo a todos(as) muito sucesso nesse ano. Que a gente consiga atingir nossos objetivos, com genuíno interesse em nossas atitudes, mantendo sempre nossa essência de cuidar das pessoas e de seus sonhos.

Sami Fogel: Oferecer e dar o acesso à saúde é um propósito que nos move. Hoje, o mercado está muito favorável para a Porto Saúde. Revisitamos os produtos e operações, e estamos muito mais competitivos. A Porto Saúde é uma seguradora saudável, que tem a marca Porto no seu DNA, reconhecida e valorizada nacionalmente pela qualidade e sólidos relacionamentos. Quero agradecer a todos(as) os(as) envolvidos(as) nessa construção conjunta: as lideranças e as equipes da Vertical Saúde, pela excelência de cada entrega e, também, a todos(as) os(as) colaboradores(as) da Porto, que são clientes Porto Saúde e contribuem para que possamos sempre melhorar os serviços prestados, fazer ajustes de rotas e levar uma experiência marcante na mente e no coração de cada cliente.

Marcos Loução: Contem com a Porto Bank e com os nossos produtos para ousar e apoiar todos os negócios! Queremos que os meios de pagamento, cartão e conta digital, sejam determinantes para a expansão dos negócios na Porto. Temos a oportunidade de construir resultados sólidos e consistentes, podendo estar cada vez mais presentes na vida das pessoas, lembrando que nossa essência é cuidar das pessoas e de seus sonhos. 

Comentários

{{comment.parent.comment_author}}
{{comment.parent.comment_date}}
{{comment.parent.comment_content}}
Comentar
{{children.comment_author}}
{{children.comment_date}}
{{children.comment_content}}
Comentar
Ver mais comentários

Matérias anteriores