Deu match entre o Ação Educa e o Cartão de Crédito

Uma parceria promissora em prol da Sustentabilidade.

Crianças participantes do Ação Educa (arquivo Porto).

ASG na Porto está longe de ser apenas uma sigla. Um exemplo disso é o Instituto Porto. Criado em 2005, ele reúne iniciativas e projetos que atendem a comunidade do entorno e muito mais, como o Nosso Porto já contou aqui.

O Ação Educa é uma das iniciativas do Instituto Porto. Seu principal objetivo é atender crianças e adolescentes de 6 a 15 anos no contraturno escolar, com atividades como: oficina de música, teatro, capoeira, esportes, entre outras. 

Um dos intuitos é desenvolver crianças e adolescentes que, mais adiante, terão a possibilidade de passar pelos cursos profissionalizantes do Instituto ou pelo Programa Jovem Aprendiz, sobre o qual falamos aqui. “Conseguimos, por meio de parcerias com empresas, oferecer uma primeira experiência profissional, seja dentro ou fora da Porto”, comemora Giovanna Grandizoli, da área de Sustentabilidade.

Giovanna Grandizoli, colaboradora da área de Sustentabilidade (arquivo pessoal).

Atualmente, o programa atende 180 crianças e adolescentes e, além das atividades socioeducativas, promove mutirões de saúde com atendimento psicológico, fonoaudiológico, consultas odontológicas, além do fornecimento de cestas básicas. Mas, para que esse tipo de ação aconteça, as doações externas são fundamentais. 

Giovanna explica que as verbas extras entram por meio de doadores(as) e investidores(as) sociais, que podem ser colaboradores(as), corretores(as), e voluntários(as), além das parcerias realizadas com outras áreas. 

Cartão Porto: uma parceria promissora

Letícia Louzada, colaboradora da Porto Seguro Cartões (arquivo pessoal).

Diante de iniciativas tão promissoras como as desenvolvidas pelo Instituto Porto, por que não pensar numa parceria com o Cartão Porto? De olho nas inúmeras possibilidades que o cartão de crédito e sua base de clientes podem oferecer, várias iniciativas estão surgindo. 

Letícia Louzada, colaboradora da Porto Seguro Cartões, conta que uma delas, já disponível, é o resgate de pontos direcionados para o Instituto Porto. “Com o resgate de 1.000 pontos, são doados 10,00 para o Instituto, por exemplo”, explica, salientando que é possível resgatar e doar outros valores. 

Outra opção é fazer uma doação diretamente pelo marketplace. Cada usuário(a) do cartão pode acessar a página e trocar seus pontos por uma grande variedade de produtos. Entre eles, há a possibilidade de escolher o Instituto como alvo do resgate.

Letícia observa que a base de clientes do Cartão conta hoje com mais de dois milhões de clientes. “Se cada um(a) doasse um real, seria incrível”. Para dar uma ideia desse potencial, Giovanna calcula que desde 2019, data do início da parceria, já foram arrecadados mais de 50 mil reais para as ações do Instituto Porto. 

Novidades fresquinhas em ASG 

Participantes do Ação Educa (arquivo Porto).

E já pensando em 2023, estão saindo do forno novidades fresquinhas para a parceria entre a área de Sustentabilidade e o Cartão Porto. Uma delas é a criação de uma aba de “parceiros sustentáveis”. Assim, os(as) clientes mais engajados(as) poderão encontrar com muito mais facilidade os parceiros que atendem a essa demanda. 

Dentro do Porto Plus, existe o módulo “compras com desconto”, voltado para a aquisição de ofertas pré-negociadas. “Vamos colocar ali um selo identificando todos os parceiros que são sustentáveis, além de incluir mais parceiros”, anima-se Letícia. 

“Estamos na expectativa de emplacar outros projetos que façam essa movimentação financeira, que sabemos ser superimportante”, afirmam Giovanna e Letícia. Quem já teve algum contato com o Instituto, seja como visitante ou voluntário(a), reconhece a seriedade e compromisso deste trabalho. “Vale a pena mostrar isso para o mundo”, finalizam.

Comentários

{{comment.parent.comment_author}}
{{comment.parent.comment_date}}
{{comment.parent.comment_content}}
Comentar
{{children.comment_author}}
{{children.comment_date}}
{{children.comment_content}}
Comentar
Ver mais comentários

Matérias anteriores