Biblioteca começa o ano recheada de diversidade

Fique por dentro também das novidades do Teatro Porto.

A Biblioteca da Porto começa o ano cheia de novidades. Como adiantamos aqui, desde a retomada das atividades presenciais, esse espaço de aprendizado e troca tão importante para os(as) colaboradores(as) da Matriz está a todo vapor.

E, para além dos eventos, a Biblioteca acaba de receber uma nova leva de títulos focada em Diversidade e Inclusão. Para Selma Pereira, colaboradora do espaço, essa ação, realizada em parceria com o JUNTOS, é uma ótima oportunidade para fortalecer a disseminação e a conscientização sobre Diversidade. 

“O tema tem sido cada vez mais discutido na sociedade, no nosso cotidiano e nas nossas ações aqui na Porto, mas ainda existe muito a estudar e pesquisar sobre ele”, coloca. E para quem está interessado(a) em entender um pouco mais, nada melhor do que recorrer aos livros, que são fontes confiáveis de informação, não é mesmo?

Curadoria mais do que especial 

Selma explica que a Biblioteca já tinha livros focados em Diversidade em seu acervo. Mas, a última aquisição foi baseada numa lista formulada pelas comunidades do JUNTOS, com títulos que seus(suas) integrantes consideraram importantes. 

“Foi maravilhoso contar com essa curadoria, pois são pessoas que estão debruçadas sobre o tema e fizeram as indicações dos títulos com base em pesquisas entre os livros mais lidos no mercado e pela equipe. Como embaixadores(as) do programa, tiveram um olhar mais criterioso sobre quais volumes são indispensáveis em nossas estantes e, claro, nas mãos de nossos(as) leitores(as)”, orgulha-se Selma.

Se você está curioso(a) para conhecer essas novidades de perto, fique tranquilo(a), pois os livros já estão disponíveis para empréstimo. E se não está fisicamente próximo(a) da Biblioteca, é possível consultar os títulos disponíveis pela Portonet: Pra você > Carreira e desenvolvimento > Biblioteca > Pesquisa no Acervo.

Selma completa: “queremos convidar os(as) colaboradores(as) a ocupar ao máximo este espaço, reforçando para que fiquem atentos(as) à Portonet e à Comunicação Interna. Divulgamos sempre as novas aquisições, curadorias especiais e ações culturais. A Biblioteca está de portas abertas, pois nosso objetivo é contribuir com o desenvolvimento pessoal e profissional de todos(as) os(as) colaboradores(as). “

Títulos indispensáveis

Sabemos que todo acervo, de forma geral, é indispensável, mas pedimos à Selma que nos indicasse alguns dos títulos que são leituras obrigatórias para quem deseja entender o tema de Diversidade de forma mais profunda. Veja suas sugestões:

 

Diversidade e inclusão e suas dimensões – Vários autores
A obra aborda temas transversais como cultura, liderança, comunicação inclusiva, o papel dos(as) profissionais, dos grupos de afinidade, vieses inconscientes, representatividade, interseccionalidade e tendências.

 

 

 

Pequeno manual antirracista – Djamila Ribeiro
Neste pequeno manual, a filósofa e ativista Djamila Ribeiro trata de temas como atualidade do racismo, negritude, branquitude, violência racial, cultura, desejos e afetos.

 

 

 

 

Ser humano é ser junto – Mario Sergio Cortella
Este livro, escrito originalmente com Janete Leão Ferraz, e publicado em 2012 com o nome “Escola e Preconceito”, foi modificado e renomeado em 2020 como “A Diversidade”, ganhando mais atualidade. Agora, em função das velozes e necessárias alterações que o tema carrega, foi novamente recriado e ampliado, contendo melhores condições para o que precisamos fazer com urgência: recusar o biocídio e o horror do preconceito, seguindo na busca de uma vida coletiva que reconheça concretamente a beleza na diversidade, a complementaridade na diferença, e a riqueza na pluralidade!

 

 

Racismo estrutural: uma perspectiva histórico-crítica – Dennis de Oliveira
A ideia central do autor é discutir o racismo para além dos comportamentos preconceituosos. A obra articula o conceito de racismo estrutural à totalidade histórico-social expressa concretamente pelas dinâmicas das relações sociais no capitalismo, num país como o Brasil.

 

 

 

 

Coleção Feminismos Plurais – Coord. Djamila Ribeiro
A intenção da coleção Feminismos Plurais é trazer para o grande público questões importantes referentes aos mais diversos feminismos de forma didática e acessível.

 

 

 

 

Importante: a Biblioteca da Porto fica na Rua Guaianases, 1.239. O horário de atendimento é das 8h15 às 17h30. Também é possível solicitar informações pelo e-mail: biblioteca.rh@portoseguro.com.br

O Teatro Porto está com tudo!

Matheus Oliveira, colaborador do Marketing Institucional (arquivo).

Em 2023, a programação do Teatro Porto está repleta de grandes espetáculos de diversos gêneros, para agradar a todo tipo de público: musical, dança, comédia e drama. Segundo Matheus Oliveira, colaborador do Marketing Institucional, o objetivo dessa mistura é “aproximar o público e abrir as portas para compartilhar cultura e experiências fantásticas”. 

Confira o que está por vir!

 

 

Jacksons do Pandeiro (Música) – fev/mar

Este espetáculo envolve muita música, ritmo e dança. É uma homenagem ao saudoso Jackson do Pandeiro (1919-1982), cantor, compositor e multi-instrumentista paraibano, que recebeu o apelido de ‘Rei do Ritmo’ por suas mais de 400 canções recheadas de gêneros brasileiríssimos, como samba, forró, coco, baião e frevo. 

O musical, com a Barca dos Corações Partidos e artistas convidados, tem direção de Duda Maia, texto de Braulio Tavares e Eduardo Rios, e direção musical de Alfredo Del-Penho e Beto Lemos. Não se trata de uma biografia, mas aborda episódios e músicas de Jackson que se relacionam com a vida dos atores em cena. 

Gargalhada Selvagem (Comédia) – abr/ mai

Prepare-se, pois um dos principais objetivos deste espetáculo é fazer o público dar boas gargalhadas! A peça reúne dois veteranos do humor, Alexandra Richter e Rodrigo Fagundes, que interpretam dois personagens num supermercado. Eles se encontram em situações comuns do dia a dia e fazem rir por meio das diferenças entre seus mundos.

Comentários

{{comment.parent.comment_author}}
{{comment.parent.comment_date}}
{{comment.parent.comment_content}}
Comentar
{{children.comment_author}}
{{children.comment_date}}
{{children.comment_content}}
Comentar
Ver mais comentários

Matérias anteriores