Bem-vindo(a) ao LOAD, seu hub de educação

Conecte-se a todo o seu potencial e venha experimentar um novo jeito de aprender

Aqui no Nosso Porto, falamos bastante sobre aprendizagem contínua, das várias formas de aprender e também sobre a importância do protagonismo dos(as) colaboradores(as) na construção de suas próprias trilhas de desenvolvimento. Afinal, você é o responsável pela sua carreira.

Juliana Monteiro, Aprendizagem e Talentos do RH (arquivo pessoal).

A criação do LOAD (a sigla significa Liderança, Organização, Aceleração e Desenvolvimento) vem colocar mais um tijolinho nessa obra. Isso porque trata-se de um hub de aprendizagem em que é possível acessar conteúdos sob medida para se conectar ao seu próprio desenvolvimento e ao futuro da Porto. O LOAD está organizado em sete pilares conectados à estratégia do negócio: tendências de mercado, comunicação e confiança, tomada de decisão, transformação digital, liderança inspiradora, cultura e conhecimento específico. Ao acessar o LOAD, cada colaborador(a) pode consultar quais cursos (tanto gratuitos como pagos) estão disponíveis para o seu nível.

Juliana Monteiro, da área de Aprendizagem e Talentos do RH, explica que o LOAD contará com o que é chamado de LMS, um sistema de educação onde será possível reunir várias iniciativas de aprendizagem. “Hoje, temos o LOAD, que está no Elo, e o GetAbstract, voltado para a liderança, com mais de 22 mil livros, resumos, áudios. Uma fonte riquíssima de conteúdo. Em breve, tudo isso – e muito mais – estará conectado por meio desta ferramenta”. 

Sistema vivo 

A atualização de temas no LOAD é constante, com a equipe responsável sempre de olho em conteúdos que possam agregar novos conhecimentos aos pilares. “É uma plataforma em que as pessoas vão entrar, indicar e fazer os cursos de outros sistemas em um só. E não para por aí, já que estamos firmando parcerias com outras plataformas”, avisa Juliana, dando um spoiler do que vem pela frente. 

O protagonismo é a palavra de ordem, já que os(as) colaboradores(as) são totalmente autônomos(as) nesse processo. E aqui voltamos a frisar a importância do autoconhecimento e do entendimento das nossas formas de aprender para que possamos estar no centro desse processo, buscando as habilidades que serão essenciais para o próximo passo da nossa jornada. 

A plataforma Elo segue ativa. O LOAD entra no lugar do programa de desenvolvimento. “No programa, a gente percebia que as pessoas tinham um olhar mais voltado para os cursos, como se essa fosse a única forma de aprendizado”, explica Juliana. 

Segundo ela, o objetivo do LOAD é deixar isso muito maior. “Afinal, você pode aprender assistindo a um vídeo do TED, lendo um resumo ou um livro. E a plataforma possibilita que o(a) colaborador(a), por exemplo, veja um artigo relacionado ao seu tema de estudo no LinkedIn e traga para cá, recomende para as outras pessoas, crie uma playlist lá dentro, tudo muito mais interativo e orgânico”, detalha Juliana.

O LOAD pressupõe muito mais colaboração. Digamos que os(as) colaboradores(as) ficam muito mais sentados no banco do motorista do que no do passageiro
Juliana Monteiro

Conexão com o PDI

É possível fazer a conexão entre o LOAD e o PDI. Digamos que determinada pessoa precise melhorar sua comunicação. É papel do(a) gestor(a) e do(a) próprio(a) colaborador(a) perceber a relação entre os pontos levantados na gestão de desempenho e os conteúdos que podem ajudá-lo(a) disponíveis no LOAD. Lembrando que muitos cursos on-line disponíveis na plataforma não dependem da aprovação da liderança.

“A pessoa pode entrar e se desenvolver sozinha no tempo que tiver. O(a) gestor(a) consegue saber o que os(as) colaboradores(as) estão fazendo e recebe mensalmente um e-mail com todos os cursos acessados na plataforma”, afirma Juliana.

Alguns cursos da plataforma foram customizados especialmente para a Porto, como o de gestão de desempenho. Já outros foram adquiridos no mercado, com empresas referenciadas como a CEATEC, a Descola e a Singularity University. Para 2022, novos temas estão sendo levantados. Por isso, fique de olho para não perder as oportunidades de aprender e de compartilhar conhecimento por meio do LOAD

Experiências de quem já acessou

Pedimos a alguns colaboradores que acessaram o LOAD para dividir suas impressões com o Nosso Porto. Veja só o que eles têm a dizer. 

"Recentemente, passei pelo curso Leading the Future, que tem como objetivo trabalhar o mindset exponencial, fundindo tecnologia com os desafios da liderança para os dias atuais. A grande mensagem que ficou para mim foi de que as novas tecnologias serão experimentadas, quer você queira quer não. E, como líder, tenho de aceitar que a disrupção e o pensamento exponencial são questões de sobrevivência. Fizemos alguns laboratórios sobre dilemas atuais como, por exemplo, o chefe robô, que pode liderar uma equipe utilizando inteligência artificial, ou o robô cuidador de idosos, que pode se relacionar com o paciente e entender tudo que ele precisa. Apesar de serem questões polêmicas, a mensagem no final foi: experimente! Pois se você não experimentar, alguém fará no seu lugar".
Marcelo Daparé, Gerência de Sinistro Auto
"O conteúdo do treinamento Leading The Future, da Singularity University, que realizei no LOAD, foi muito importante para trazer inspirações em um mundo que está passando por profundas transformações. Além de falarmos muito sobre tecnologia, a visão considera a importância do lado humano na construção do nosso futuro. Vale muito a pena conhecer todo conteúdo disponível!".
Ricardo Oliveiros, Gerência de Planejamento da Produção
"A reestruturação da plataforma, com vários temas e excelente conteúdo, tem contribuído muito com a formação da equipe. Minhas últimas participações foram excelentes!".
Cristian Santos, Sucursal São Bernardo do Campo 

Comentários

{{comment.parent.comment_author}}
{{comment.parent.comment_date}}
{{comment.parent.comment_content}}
Comentar
{{children.comment_author}}
{{children.comment_date}}
{{children.comment_content}}
Comentar
Ver mais comentários

Matérias anteriores

A Gestão de Desempenho 2021 tá on e tem novidades para deixar o desenvolvimento ainda mais completo.
Programa da Porto coloca em cena capacitação e empregabilidade
Um meio para quem sabe aonde quer chegar