Pesquisa de clima aponta pontos fortes e temas prioritários para a nossa evolução

Novo questionário, campanha inovadora e muita agilidade deram o tom.

A Pesquisa de Clima já faz parte da cultura da Porto. Ela nos ajuda a evoluir e avaliar nosso desempenho a partir do olhar para questões internas e também para as principais empresas que trabalham com métodos de avaliação semelhantes.

Para Anderson Valadares, gerente corporativo da Diretoria de Pessoas e Sustentabilidade, a Porto procura medir e gerenciar o que considera mais importante. Por isso, há oito anos são aplicadas pesquisas bienais de clima e engajamento, em parceria com a Korn Ferry. “Entendemos que é a partir de relações consistentes e vínculos saudáveis que entregaremos resultados melhores”, acredita. 

Evoluindo cada vez mais

No final de 2020, a Pesquisa de Clima apontou resultados positivos, mas, ainda assim, tínhamos a certeza de que ao melhorar a velocidade na divulgação dos resultados e a experiência dos(as) líderes no acesso aos dados, a capacidade de resposta da Companhia no que diz respeito a gestão do clima cresceria consideravelmente.

Michele Sene, especialista responsável pela Pesquisa de Clima (arquivo).

Michele Sene, especialista responsável pelo tema na Companhia, destaca que este foi um dos principais direcionadores da mudança. “Mais do que uma plataforma de pesquisa, entregamos um novo posicionamento no qual os(as) líderes estão no centro e são os(as) principais protagonistas da gestão do clima, ao lado de suas equipes. Por isso, recebem informações em primeira mão, de forma rápida, intuitiva e com a profundidade necessária para análises e tomadas de decisão”, explica.

Adotamos a Qualtrics como parceiro de tecnologia, uma nova parceria que ofereceu maior potencial de análise e personalização gerando uma experiência mais intuitiva para a liderança trabalhar com essas informações, dando mais autonomia e agilidade para o processo.  

“Essas mudanças possibilitaram, por exemplo, diminuir o tempo de liberação dos resultados para os(as) líderes de três meses para três semanas”, comemora Michele.  

Não tem certo ou errado

O objetivo da Pesquisa de Clima é captar a percepção das pessoas, ou seja, não tem certo ou errado. “Eu falo o que vejo, a partir de onde estou, com as informações que tenho e com a realidade que vivo. Toda percepção é válida para começar. É muito importante que as pessoas fiquem confortáveis para colocar os seus pontos de vista e estarem abertas a uma conversa maior, com transparência e leveza, de maneira que seja possível avaliar se algumas percepções podem ser ampliadas trazendo mais informação e contexto ou se, de fato, demandam ações de melhoria mais estruturadas”, coloca Michele.

É essa naturalidade que deve permear a Pesquisa. Afinal, a Porto tem em seu DNA a convicção de que todo mundo deve ter espaço para falar e se posicionar. A partir dela, nasceu a proposta de aproveitar o humor como ferramenta para naturalizar essas conversas, e facilitar esse tipo de aproximação. Nasceu aí a “Pesquisa de Clima sem climão”. 

Torta de climão? Aqui, não!

A participação do ator e humorista Rafael Infante, famoso pelas esquetes do canal de comédia Porta dos Fundos, trouxe a leveza e o humor necessários para afastar qualquer possibilidade de climão que falar sobre clima pudesse trazer. “Aproveitamos para responder as questões que mais costumam aparecer, por exemplo, sobre a confidencialidade da pesquisa, o anonimato, de forma divertida”, conta Michele. 

Relembre alguns trechos dos vídeos gravados pelo humorista:

 

 

 


É também sobre diversidade

Segundo Michele, o novo formato da Pesquisa de Clima permite, também, aprofundar as conversas sobre diversidade e inclusão. “Desde 2020, utilizamos a pesquisa para conhecer o perfil das pessoas que trabalham aqui e para poder analisar os resultados de clima, a partir de recortes de Diversidade & Inclusão.” 

Essas informações são importantíssimas para contribuir com as ações e iniciativas dos grupos de afinidade, por exemplo. 

A pesquisa traz questões relacionadas a gênero, geração, raça e etnia, orientação afetivo sexual, identidade de gênero e pessoas com deficiência. Colocamos também perguntas sobre nível de escolaridade, estado civil, presença de filhos(as), se mora com eles(as). 

“É conhecendo melhor o perfil, as percepções e as diferentes realidades das pessoas que trabalham conosco, que conseguiremos ser cada vez mais um porto seguro para as pessoas e seus sonhos”, pondera Michele. 

Temos nas iniciativas de clima um importante canal de escuta, aberto a toda Companhia, que gera insumos importantes para a tomada de decisão. Funciona como um GPS, que nos aponta o caminho e a necessidade de ajuste de rota em caso de imprevistos e mudanças de contexto, sem perder de vista o destino que almejamos
Anderson Valadares

A importância de medir a temperatura

Anderson afirma que gestão de clima e engajamento são especialmente importantes em cenários de desafios e intensas mudanças, como o que vivemos neste último ciclo. 

Afinal, desde a última pesquisa, em 2020, passamos pela pandemia, pelo retorno aos escritórios e novos modelos de trabalho, divulgamos um posicionamento oficial em Diversidade & Inclusão, vivemos a reestruturação em verticais e, mais recentemente, o novo momento da marca e o lançamento de um posicionamento de LifeTech Company.

“A gestão do clima nos ajuda a identificar fortalezas e oportunidades de melhoria, seja no âmbito institucional, seja no que diz respeito à realidade de cada área, além de dar suporte à tomada de decisão das lideranças por meio de dados que evidenciem o que é mais relevante na percepção dos times”, pontua Anderson.  

Queremos causar impacto positivo nas pessoas, na organização e na sociedade. Por isso, tão importante quanto nossas entregas é a forma como viabilizamos mudanças e realizações
Anderson Valadares

De olho nos resultados

Como vimos, rapidez e precisão na divulgação dos resultados é uma dos ganhos mais significativos da nova metodologia de apuração. O infográfico a seguir traz mais detalhes do que foi apurado pela Pesquisa de Clima sem climão

Clique aqui para baixar o infográfico

É importante ressaltar que nosso próximo passo é a construção dos planos de ação com as áreas, promovendo as mudanças que queremos ver. Nesse sentido, serão comunicadas ações institucionais para toda a Porto ao longo do ano, sempre de forma transparente e cada vez mais próxima dos(as) colaboradores(as), que são nossos(as) verdadeiros(as) protagonistas.

Ou seja, o trabalho não se encerra com o compartilhamento dos resultados. A gestão do clima é um tema vivo, que será trabalhado cotidianamente. 

Queremos viver e contar as histórias que já nos diferenciam enquanto marca empregadora e escrever aquelas que impulsionarão o futuro da Companhia, junto das pessoas que compartilham do nosso jeito de promover mudanças e tenham o mesmo sonho que a Porto
Anderson Valadares

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