Porto mira um futuro mais inclusivo e sustentável

Energia solar, sustentabilidade e inclusão nos eventos dão o tom.

Você sabia que há quatro anos a Porto passou a utilizar a energia solar em parte de suas instalações? Pois é! Desde 2019, começando com a equipe da Missão Crítica e passando, em 2020, para a gestão da Manutenção Predial, foram implantadas 27 usinas, espalhadas pelos prédios da Porto em todo o Brasil.

Os resultados desse investimento só poderiam ser positivos. Até agora, as 6.149 placas e os 46 inversores solares no Sistema On Grid representam um total de 6.117.151 KWh, que geram mensalmente créditos e descontos provenientes da autogeração a toda a Companhia. 

 

Consumo consciente

Sérgio Shimizu, colaborador da Manutenção Predial, conta que essa iniciativa, alinhada a outras – como a modalidade de contrato como o Mercado Livre de Energia (50% proveniente de fontes limpas) – faz com que a Porto contribua significativamente com a preservação ambiental e com o consumo consciente.

Sérgio Shimizu, colaborador da Manutenção Predial (arquivo).

Para Sérgio, a implantação do projeto de energia solar repercute positivamente na estratégia de sustentabilidade da Porto ao possibilitar economia de recursos financeiros e diminuição de impactos ambientais. 

“A maior experiência foi adquirir o conhecimento técnico aplicado à tecnologia, trazendo mais valor para a Companhia. A aplicação de sistemas de monitoramento remoto contribuiu para a visibilidade em tempo real dos resultados. Assim, temos um termômetro para medir o quanto estamos avançando para um consumo mais consciente”, comemora Sérgio. 

A instalação de placas solares é uma das iniciativas que busca contribuir para a diminuição de emissões da Porto. Sérgio acrescenta projetos relacionados à mobilidade; aquisição de carregadores de veículos elétricos, entre outras oportunidades de expansão, com novas unidades e tecnologias inovadoras, para buscar o crescimento alinhado às estratégias cada vez mais sustentáveis, com o mínimo de impacto ambiental.

 

Festas e eventos sustentáveis

A sustentabilidade é um quesito importante nos eventos organizados pela Porto. E a Festa de Fim de Ano de 2022 não ficou de fora. Segundo Fernanda Vieira, colaboradora da área de Sustentabilidade, a tão aguardada comemoração contou com diversas iniciativas ligadas ao ASG, como o ingresso social, em que o(a) colaborador(a) entrega um alimento não perecível no momento da entrada do evento, e a presença de acompanhantes para pessoas com deficiência, além de espaços reservados, facilitando a acessibilidade. 

Fernanda Vieira, colaboradora da área de Sustentabilidade (arquivo).

Para diminuir o impacto ambiental, foi feita a separação dos resíduos orgânicos dos recicláveis, contando com coletores específicos. “Um dos destaques do ano passado foi a destinação de todas as latinhas de alumínio para a Renova Ecopeças (falamos dela aqui),  além da compensação das emissões da festa contemplando a montagem, execução e desmontagem”, orgulha-se Fernanda. 

Em 2023, com uma agenda repleta de eventos patrocinados, a Porto ficará atenta para que as atividades sigam os critérios de sustentabilidade, adotando um check-list de boas práticas. “Além disso, planejamos a publicação de normativos internos que garantam essas medidas”, completa Fernanda. 

E como acreditamos na força de construções coletivas, está sendo formado um novo grupo de trabalho que inclui as áreas de Eventos, Diversidade e Sustentabilidade, cujo objetivo é construir critérios de sustentabilidade e acessibilidade nos eventos, além de garantir sua aplicação e acompanhamento. É a Porto construindo um futuro mais sustentável, diverso e inclusivo!

Comentários

{{comment.parent.comment_author}}
{{comment.parent.comment_date}}
{{comment.parent.comment_content}}
Comentar
{{children.comment_author}}
{{children.comment_date}}
{{children.comment_content}}
Comentar
Ver mais comentários

Matérias anteriores