Aha, uhu, a GPTW é nossa!

Porto alcança o terceiro lugar no ranking de melhores empresas para se trabalhar.

Não existe uma forma mais bacana de fechar um ano do que ganhando um prêmio, não é mesmo? E quando esse prêmio só vem confirmar tudo o que já sabíamos, mas nos ajuda a contar isso para quem está do lado de fora, o orgulho e a emoção crescem ainda mais.

Time da Porto comemorando a conquista do 3o lugar no ranking da GPTW. (Crédito: Alexandre Di Paula).

É isso, senhoras e senhores, a Porto está no ranking de melhores empresas para se trabalhar no Brasil. E não em qualquer posição, mas num honroso terceiro lugar, conquistado de prima.

Para saber tudo sobre os bastidores da premiação, o Nosso Porto bateu um papo com Carolina Zwarg, diretora de Pessoas e Sustentabilidade. Ela acompanhou todo o processo, da inscrição ao grande dia, e tem muita coisa interessante para contar.

Esquentando os tamborins

“Quando pensamos que queríamos nos inscrever, passamos por algumas questões, entre elas o respeito pelas empresas que estão no ranking há muito tempo. Por outro lado, sempre acreditamos nas nossas práticas e cuidados, que sustentariam uma entrada importante para a Porto”, lembra Carolina, se referindo ao início do processo. 

A preocupação com o reforço da nossa marca empregadora, sobre a qual falamos aqui, foi um empurrãozinho extra. “Os(as) candidatos(as) que participam de nossos processos seletivos se encantam com a Porto quando percebem que somos mais do que uma seguradora e que temos essa quantidade de políticas e práticas voltadas para as pessoas”, coloca. “Participar do ranking da GPTW daria uma grande oportunidade para que as pessoas conhecessem a Porto pelo que a Porto é, pelo que a Porto faz, pelo jeito da Porto de ser. Isso nos motivou a participar”, completa Carolina. 

 

Nossas fortalezas

Um dos aspectos mais interessantes deste processo, segundo Carolina, foi conhecer os pontos escolhidos pelos(as) colaboradores(as) como os mais determinantes para fazer da Porto um grande lugar para se trabalhar. O primeiro deles foi o desenvolvimento profissional, o que mostra que todas as iniciativas que a Porto tem construído nesse caminho são percebidas positivamente.

Carolina Zwarg, diretora de Pessoas e Sustentabilidade (arquivo Porto).

O segundo aspecto foi o alinhamento de valores, seguido de qualidade de vida e remuneração e benefícios. Outro ponto muito destacado foi a diversidade. “Das três práticas de diversidade avaliadas, pontuamos nas três: plano de saúde contemplando casais homoafetivos, licença-maternidade/paternidade para casais homoafetivos, e responsabilidade em combater a discriminação e promover a diversidade”, orgulha-se Carolina. 

Outros pontos citados foram benefícios como home office, horário flexível, plano de previdência, acesso ao aprendizado de idiomas e bolsas de graduação ou pós. 

Não existe mágica, é a escuta dos(as) colaboradores(as) e suas necessidades, o perfil das pessoas e o perfil da liderança. Tudo isso impulsiona a Organização para este lugar. Ganhar o prêmio é uma consequência de ações muito consistentes trabalhadas ao longo dos anos
Carolina Zwarg

Levantando o caneco

E qual será que foi a sensação na hora da premiação? Segundo Carolina, predominou a certeza de que estamos no caminho certo, de ser um porto seguro para as pessoas e para os seus sonhos, e um orgulho imenso. 

“Fazia muito tempo que meu coração não batia tão forte quanto bateu naquele dia, quando chamaram a gente. Fiquei muito emocionada, porque imaginava que seríamos bem colocados(as), mas não que estaríamos logo em terceiro lugar. Foi uma surpresa e uma alegria enorme”, define.

Time da Porto levanta a taça (arquivo Porto).

E na hora de levantar a taça, a Porto, para variar, inovou. A maioria das empresas costuma levar para as cerimônias de premiação diretores(as) e a área de RH, mas a Porto resolveu sortear lugares para participar entre os(as) colaboradores(as).

Por meio de uma campanha na Portonet, as pessoas mandaram vídeos dizendo por que a Porto merecia ser GPTW. “Dos(as) dez convidados(as), cinco foram pessoas sorteadas ou que mandaram os vídeos para estar com a gente na premiação. Foi algo tão legítimo, tão legal. Foi uma forma de afirmar que o prêmio é de todos e todas, afinal, ninguém faz nada sozinho(a)”, reforça. 

“Só temos a agradecer aos(às) colaboradores(as) pelo reconhecimento da Porto como uma das melhores empresas para se trabalhar. Assim como nós estamos super orgulhosos(as), acredito que todo mundo que constrói a Porto no dia a dia deve estar. Esse reconhecimento nos dá mais força, mais fôlego para entender que quando escutamos de verdade e fazemos as coisas acontecerem com genuíno interesse, temos resultados incríveis!”, finaliza Carolina.

 

 

Comentários

{{comment.parent.comment_author}}
{{comment.parent.comment_date}}
{{comment.parent.comment_content}}
Comentar
{{children.comment_author}}
{{children.comment_date}}
{{children.comment_content}}
Comentar
Ver mais comentários

Matérias anteriores