Associação Crescer Sempre comemora 25 anos

Um motivo e tanto para dar ainda mais orgulho de ser Porto.

Trabalhar na Porto é motivo de orgulho por diversas razões. E uma delas é, sem dúvida, a preocupação genuína da Companhia com ASG (Ambiental, Social e Governança). Por muito tempo, e antes da sigla se tornar um valor de mercado, a Porto coloca em prática ações sociais, de governança e de sustentabilidade, e a Associação Crescer Sempre faz parte dessa história, que em 2023 completa 25 anos.  

Como tudo começou 

Nem todo mundo sabe, mas esse sonho começou a ser sonhado lá atrás, quando Jayme Garfinkel idealizou uma escola em que ele pudesse retribuir para a sociedade algo semelhante ao que ele ofereceu aos seus filhos. O seu primeiro movimento foi procurar uma escola pública na região do Morumbi, bairro da zona Sul de São Paulo em que morava. Em pouco tempo, ele se tornou um parceiro daquela escola. 

Assim, em 1991, foi inaugurado o projeto Educação em Parceria. Ao longo desse período, foram apadrinhadas quatro escolas estaduais localizadas no bairro de Paraisópolis, com cerca de dois mil alunos(as) atendidos(as) em cada uma delas. Esse projeto, que inspirou iniciativas como Empresa Educadora e Parceiros da Educação, implantou salas de informática, limpeza terceirizada, biblioteca, atividades no intervalo das aulas, entre outras melhorias significativas, e fez com que outros empresários tivessem a mesma atitude. 

Ouvindo as demandas da comunidade

Marcia Oliveira, diretora pedagógica da Associação Crescer Sempre (arquivo pessoal).

Após sete anos de parceria com as escolas, Jayme Garfinkel criou a Associação Crescer Sempre. As bases da Associação foram fundadas a partir de pesquisas com professores(as), que apontaram necessidades primordiais para a primeira infância. Em 1998, a Associação abriu as suas portas para a educação infantil, atendendo 150 crianças de 4 a 6 anos. 

De acordo com Marcia Oliveira, diretora pedagógica da Associação, um de seus diferenciais foi agir de acordo com as demandas da comunidade, valorizar o(a) profissional da educação e investir em formação e desenvolvimento da equipe, além da preocupação com os(as) jovens. A partir dessa necessidade, a Crescer Sempre passou a oferecer o Ensino Médio em período integral, atendendo atualmente 210 alunos(as). 

Geração de renda é fundamental  

Italo Toffani, responsável pelos cursos profissionalizantes da Associação Crescer Sempre (arquivo pessoal).

O passo seguinte foi oferecer perspectivas para o público adulto por meio de cursos profissionalizantes. Segundo Marcia, hoje são mais de dez disciplinas focadas em geração de renda, como as direcionadas para o universo da beleza, linha básica elétrica e hidráulica, e linha branca (ministrados pela Porto), informática (em parceria com o SENAC), marketing digital, administração, entre outros. 

E como o próprio nome diz, a Associação não para de crescer. A novidade desse ano é a abertura do Ensino Fundamental II. E o passo seguinte é abraçar o Ensino Fundamental I, algo que Marcia espera que se concretize em breve. 

Para pleitear uma vaga para estudar na Crescer Sempre é preciso cumprir alguns requisitos. Para a Educação Infantil, a família realiza a inscrição e é chamada pela ordem da demanda, candidatos(as) ao Ensino Fundamental II e Ensino Médio passam por um processo seletivo, e os(as) 70 primeiros(as) colocados(as) são chamados(as) e, nos cursos profissionalizantes, a inscrição é realizada pela plataforma Sympla. Os(as) candidatos(as) são chamados(as) por ordem de procura. “Todos(as) passam por uma avaliação socioeconômica (entrevista e entrega de documentação) e devem morar a até 4km de distância da Associação. Eventualmente, são realizadas visitas domiciliares pela assistente social“, explica Marcia. 

Orgulho de pertencer

“Estou há 25 anos na Associação Crescer Sempre e a vi crescer e se modificar. É um orgulho muito grande presenciar essa evolução. Nosso diferencial é, sem dúvida, olhar não só para a questão acadêmica, mas para o aspecto social, além de investir constantemente na formação de professores(as)”, declara Marcia. 

Italo Toffani, responsável pelos cursos profissionalizantes da Associação Crescer Sempre é outro que sente muito orgulho de seu trabalho. Em 2013, ele teve o seu primeiro contato com a Associação, trabalhando como porteiro via empresa terceirizada. Em pouco tempo, foi  convidado a fazer parte da equipe. 

 

“A Crescer sempre me ajudou a entender que a educação é a ferramenta mais poderosa para transformar a sociedade, é a luz que traça nossa história e nosso caminho”, emociona-se Italo. Ao terminar o Ensino Médio, ele cursou informática básica na Crescer e, em 2017, tornou-se auxiliar na coordenação dos cursos profissionalizantes. “A Associação transformou a minha vida, e eu faço de tudo para que ela transforme outras”, completa. 

Mirian Mesquita, da área de Sustentabilidade, endossa a admiração pelo caminho trilhado pela Crescer em 25 anos. “Como Porto, falo com muita propriedade o quanto a Associação é relevante e mantém, há bastante tempo, os seus objetivos dentro da comunidade. Como apoiadores(as), estamos muito satisfeitos(as) com os resultados e com o progresso educacional da Associação”, diz, entusiasmada. 

Para ela, uma das grandes satisfações é ver estudantes que trilharam seu caminho na Associação chegarem à Porto como jovens aprendizes. “Acompanho a Associação desde o início, e digo com convicção que ela é a materialização do S (o “Social” da sigla ASG)”, afirma Mirian. “Convido todos(as) os(as) colaboradores(as) a conhecer de perto a Crescer Sempre, visitar o seu site, e observar as oportunidades para contribuir com ela por meio do Instituto Porto”, encerra.

Documentário produzido por alunas conta a história da Crescer Sempre

Em 2022, em parceria com a Fundação Stickel, foi oferecido aos(às) estudantes do Ensino Médio da Crescer Sempre o curso “Princípios básicos de um filme documental”. Onze das alunas participantes produziram um documentário sobre a Associação, que foi exibido para todos(as) os(as) seus(suas) integrantes como parte das comemorações. Convidamos você a assisti-lo também, e a embarcar nessa jornada de impacto e transformação por meio da educação. 

Comentários

{{comment.parent.comment_author}}
{{comment.parent.comment_date}}
{{comment.parent.comment_content}}
Comentar
{{children.comment_author}}
{{children.comment_date}}
{{children.comment_content}}
Comentar
Ver mais comentários

Matérias anteriores