Nós Podemos #28: Dia Internacional do Meio Ambiente!

No dia 5 de junho, celebramos o Dia Internacional do Meio Ambiente!

No dia 5 de junho, celebramos o Dia Internacional do Meio Ambiente!

E você sabia que todos nós fazemos parte do que chamamos de “Meio ambiente”? Pois é, o Meio ambiente contempla todos os elementos físicos, químicos, biológicos e sociais que interagem entre si, formando o ambiente natural em que vivemos. Assim, quando falamos em proteger o meio ambiente, estamos olhando não só para a preservação das áreas verdes, mas para a garantia da continuidade dessas interações que permitem a vida e o bem-estar de todos os seres vivos, incluindo a humanidade.

Mas, e o Dia Internacional do Meio Ambiente? Bom, há exatos 50 anos, quando essa data foi criada, já se reconhecia a importância de uma abordagem abrangente entre o crescimento populacional e o uso indiscriminado dos recursos naturais, algo essencial para garantir um futuro sustentável para as próximas gerações. Neste ano, o tema principal das discussões da data é o Combate à Poluição Plástica, que busca destacar soluções para a crise ambiental causada pelo uso desenfreado de plásticos.

A poluição plástica é uma grande ameaça aos ecossistemas, ao clima global e ao bem-estar humano. Hoje, a gestão dos resíduos plásticos globais tem diversas oportunidades de melhoria, isso porque 46% do que é gerado vai para aterros, 2% são mal geridos e transformam-se em lixo, 17% são incinerados e 15% são coletados para reciclagem, com menos de 9% realmente reciclados. Com isso, mais de 14 milhões de toneladas de plástico acabam sendo levados a ecossistemas aquáticos anualmente. Além disso, a crescente contaminação do ar e do solo, derivada do plástico, pode também ameaçar a segurança alimentar e ter impactos na saúde humana.

AQUI NA PORTO

Aqui na Porto, não é de hoje que temos a preocupação com o desenvolvimento sustentável e com a circularidade dos resíduos que geramos. Há 15 anos, realizamos a coleta seletiva nos prédios da Porto e há 10 anos passamos a reciclar as peças dos automóveis sinistrados por meio da Renova Ecopeças.

Além de casos de sucesso histórico quando se trata de resíduos e circularidade, hoje, temos realizado movimentos para combater a poluição plástica. Aqui, podemos destacar a digitalização das carteirinhas do Porto Saúde, que começou em abril de 2023.

Com o projeto, estimamos uma redução de 931,64 kg de plásticos, o que corresponde a 27.810 garrafas PETs de 1,5 litros. 😮

Outro projeto que tomou forma no último ano foi o movimento Um Copo Pra Chamar de Meu, aquele que retirou os copos plásticos de uso único de nossos prédios. Nesse projeto, já tivemos a redução de 58% dos copos plásticos utilizados, o que corresponde a aproximadamente 750 mil copos desde setembro 😯

NÓS PODEMOS MAIS

Nossas ações individuais e nossa postura consciente como consumidores podem influenciar de maneira positiva esse mercado e reduzir os impactos relacionados ao uso do plástico. Por isso, trouxemos nas edições anteriores algumas discussões sobre como o nosso padrão de consumo sobrecarrega o meio ambiente e como o consumo consciente e a reciclagem são ferramentas incríveis para a proteção do meio ambiente e para a garantia de um ambiente saudável para as próximas gerações. Falamos também sobre a poluição dos oceanos e de como o estilo de vida (e descarte) tem impacto sobre ela, entre outros tópicos que se relacionam com o desenvolvimento sustentável e a conservação socioambiental.

Conte pra gente aqui, nos comentários, qual dessas edições foi a sua preferida e o que levou de ensinamento para o seu dia a dia? Queremos ouvir você!

INDICA AÍ, SUSTENTABILIDADE

MOSTRA ECOFALANTE

De 1 a 14 de junho

Uma programação recheada de filmes, documentários, debates e intervenções artísticas com a temática socioambiental.

Está de arrepiar! E o melhor: é tudo gratuito! Acesse e aproveite!

Comentários

{{comment.parent.comment_author}}
{{comment.parent.comment_date}}
{{comment.parent.comment_content}}
Comentar
{{children.comment_author}}
{{children.comment_date}}
{{children.comment_content}}
Comentar
Ver mais comentários

Matérias anteriores