Nós Podemos #29: (Des)poluição dos ares

Você já procurou saber como está a qualidade do ar que respira?

Apesar de não visível, a poluição está em todo lugar. As alterações na qualidade do ar são resultados do lançamento de substâncias poluentes, principalmente, no ambiente urbano, onde as ações humanas intensificam a emissão de diversos gases – por meio das indústrias e da queima de combustíveis fósseis, por exemplo. A poluição pode estar presente até mesmo na beleza daquele céu com uma mistura de cores alaranjadas e rosadas no final de tarde.

Acima dos níveis máximos de concentração estabelecidos em legislação, a presença de poluentes pode representar um grande risco ambiental para a saúde dos seres vivos e do planeta. Por isso, estações de monitoramento fixas em algumas capitais e outros sensores móveis complementam o controle e acompanham, diariamente, a qualidade do ar e avaliam a quantidade de poluentes atmosféricos que, em elevadas concentrações, agravam doenças respiratórias. Além disso, agências governamentais como a CETESB, em São Paulo, disponibilizam publicamente os dados coletados para informar a população. Assim, é possível que qualquer pessoa confira a qualidade do ar de diversas cidades brasileiras, o que permite um cuidado redobrado.

NÓS PODEMOS MAIS

Além de acompanhar a qualidade do ar que respiramos, nós podemos mais!

A poluição do ar pode ser reduzida e, muitas vezes até evitada, se unirmos forças entre a população, poder público e organizações privadas. A boa qualidade do ar é essencial para a saúde e redução do risco de doenças cardiovasculares e respiratórias. Tente revezar outros meios de transporte mais sustentáveis, como bicicletas, transportes públicos ou até mesmo a pé, dependendo da distância. Se estiver de carro, procure fazer revisões periódicas para que a queima de combustíveis esteja sempre dentro do padrão e, sempre que possível, prefira biocombustíveis como etanol e biodiesel, que são opções menos poluentes. Dentro de casa e em outros ambientes internos, também podemos tomar alguns cuidados para evitar os riscos da exposição aos poluentes e ajudar na melhoria da qualidade do ar:

 

🍃 Mantenha o ambiente arejado: A troca de ar é fundamental no combate dos poluentes e ácaros e na melhora da qualidade do ar que respiramos;

🍃 Conte com a filtração natural das plantas: além de trazerem beleza, existem diversas plantas que têm propriedades purificadoras de impurezas do ar, literalmente filtrando o ar do ambiente de forma natural. O Lírio-da-paz, por exemplo, possui processos biológicos que eliminam substâncias nocivas do ar;

🍃 Limpe o filtro e os dutos do ar-condicionado e aquecedores: evitando, assim, o acúmulo de pó e bactérias que serão dispersos no ambiente ao ligar.

AQUI NA PORTO

Aqui na Porto, incentivamos o uso de formas de transporte menos poluentes e a adoção de combustíveis renováveis na sociedade. Contamos com nossa frota de 21 veículos elétricos, por exemplo – incluindo a primeira ambulância do tipo aqui do Brasil. Além disso, oferecemos estações de recarga de veículos elétricos, onde clientes e não clientes podem fazer as suas recargas gratuitamente. Também investimos na utilização de bicicletas elétricas como modo de transporte para o atendimento aos segurados. Mais recentemente, alternativas como o guincho elétrico têm contribuído para minimizar os impactos dos deslocamentos da Porto na qualidade do ar.

INDICA AÍ, SUSTENTABILIDADE

Aplicativo MonitorAr

Aplicativo oficial do Governo Federal do Brasil que disponibiliza para toda a sociedade, de forma rápida e fácil, os dados das estações de monitoramento da qualidade do ar, por meio do Índice de Qualidade do Ar (IQAr).

O aplicativo é voltado para a sociedade em geral, com interesse em conhecer a qualidade do ar de determinado local em tempo real.

Seu sistema é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e permite que o usuário identifique a estação de monitoramento mais próxima de sua localização, selecione estações favoritas, consulte o IQAr das últimas 24 horas, navegue em mapa interativo, receba notificações sobre a qualidade do ar e, ainda, conheça mais sobre o tema.

O MonitorAr é de livre acesso. Qualquer pessoa pode fazer o download do aplicativo para celular ou utilizar a versão web e acessar seus recursos interativos, como o mapa de localização das estações e o painel de dados, para obter as informações sobre a qualidade do ar.

 

Comentários

{{comment.parent.comment_author}}
{{comment.parent.comment_date}}
{{comment.parent.comment_content}}
Comentar
{{children.comment_author}}
{{children.comment_date}}
{{children.comment_content}}
Comentar
Ver mais comentários

Matérias anteriores