Nós Podemos #31: Oceanos em foco! 🌊

Nesta edição, falamos sobre a importância da conservação dos oceanos, que ocupam cerca de 71% da superfície terrestre!

Cobrindo cerca de 71% da superfície terrestre, os oceanos são essenciais para a manutenção da vida. São cinco bacias oceânicas que compõem uma grande massa de água, lar de diversos ecossistemas marinhos. Podemos destacar os recifes de corais, com cerca de 25% da biodiversidade, e os manguezais, que são verdadeiros estoques de carbono e como um ‘berçário’ da vida marinha. Além disso, as zonas costeiras e oceânicas são fundamentais para um desenvolvimento sustentável do planeta e na economia regional, com relevâncias importantes, como:

na regulação climática: responsáveis por produzir cerca de 50% de todo o oxigênio da Terra. Também absorvem cerca de 40% de CO2, principal gás responsável pelo aquecimento global;

pela vida marinha: conservação dos ecossistemas e espécies;

no ciclo da água: sendo os oceanos os maiores reservatórios de água no planeta!

nos serviços ecossistêmicos: como fornecimento de alimentos, recursos minerais, meio de transporte de mercadorias, lazer, cultura e religiosidade. Aliás, você sabia que os oceanos contam com cabos submarinos responsáveis por conectar a internet entre os continentes?

Hoje, cerca de 28% da população mundial vive em regiões costeiras, o que representa mais de 2 bilhões de pessoas dependendo (direta ou indiretamente) dos oceanos. Com tudo isso, o combate às mudanças climáticas contribui tanto para a saúde dos oceanos – que já vem sofrendo impactos – como também essa proteção impulsiona um desenvolvimento sustentável.

NÓS PODEMOS MAIS

Desde 2021, estamos na Década do Oceano, que busca, por meio da cooperação internacional, incentivar que a ciência se volte para a limpeza, segurança e sustentabilidade dos oceanos (confira mais na edição 15). O objetivo é romper barreiras e transbordar o conhecimento sobre os oceanos.

🌊 Entender a importância da Década dos Oceanos e qual o nosso papel pode ser um primeiro passo para mudanças estruturais em nossos modelos de vidas;

🌊 Conheça e valorize as unidades de conservação. As unidades de conservação (UC) são fundamentais na conservação da biodiversidade. Em algumas, há ainda o incentivo ao ecoturismo. Em São Paulo, por exemplo, o Refúgio Alcatrazes é uma UC que promove experiências de contato com o ambiente natural, mergulho de flutuação (snorkeling) e observação da fauna. É também uma área de ocorrência de baleias, golfinhos e aves marinhas. Aqui, você confere as UCs no bioma Marinho de todo território nacional.

🌊 Faça sua parte e incentive mais pessoas a fazer o mesmo! Cerca de 8 bilhões de itens plásticos vão parar nos oceanos por ano. O Brasil está entre os 20 países que mais contribuem para a poluição no oceano e, por isso, a nossa responsabilidade socioambiental não deve se limitar em nossas idas às praias.

Qual a sua lembrança com o mar? Conta pra gente aqui nos comentários.

AQUI NA PORTO

No começo do ano, o litoral norte de São Paulo passou por um evento extremo com chuvas recordes na região, impactando diretamente a população do entorno. Na ocasião, a Porto deslocou mais de 90 prestadores para atuar nas regiões afetadas, realizando mais de 3.500 serviços no local, como transporte de passageiros(as) e remoção de veículos, a maioria em lugares de difícil acesso. A essência da Porto é cada vez mais ser um porto seguro para as pessoas. Isso significa estar presente com apoio e cuidado em todas as situações da vida, inclusive naquelas imprevisíveis. Aqui, você confere mais detalhes.

Além disso, em Campos Elíseos, onde o Complexo Matriz está localizado, um dos projetos da Associação Campos Elíseos +gentil promove intervenções artísticas em muros do território que, junto de colaboradores(as) e a comunidade do bairro, busca refletir sobre temáticas socioambientais. Neste ano, a edição tratará da questão da poluição nos oceanos e a relação com as cidades. Ficou curioso(a)? 👀 Em breve, você receberá mais informações através da Portonet. Fique de olho e participe!

INDICA AÍ, SUSTENTABILIDADE

10 lições do filme Professor Polvo para o ambiente escolar - Vivescer“Professor Polvo” 🐙

O documentário mostra a comovente e curiosa conexão entre duas espécies, no litoral da África do Sul, onde Craig Foster fortalece a amizade e o autoconhecimento com um polvo-comum na África do Sul. O documentário da Netflix venceu dois Critics Choice Documentary Awards e levou a estatueta de Melhor Documentário de Longa-Metragem no Oscar 2021. Confira o trailer!

Além disso, clicando aqui, você confere uma análise do filme por Alexander Turra, que conta como a evolução dos polvos favoreceu sua relação com os humanos. Turra é professor do Laboratório de Manejo, Ecologia e Conservação Marinha do Instituto Oceanográfico da USP e coordena a Cátedra Unesco para a Sustentabilidade do Oceano.

 

Comentários

{{comment.parent.comment_author}}
{{comment.parent.comment_date}}
{{comment.parent.comment_content}}
Comentar
{{children.comment_author}}
{{children.comment_date}}
{{children.comment_content}}
Comentar
Ver mais comentários

Matérias anteriores