Nós Podemos #32: Plantando a semente da sustentabilidade 🌱

A preservação do planeta é uma preocupação atual, por isso, a educação ambiental para as crianças é um passo essencial para um desenvolvimento sustentável!

Quando falamos em desenvolvimento sustentável, reconhecemos a necessidade de caminhar em direção a um futuro econômico, social e ambientalmente sustentável para o nosso planeta e para as atuais e futuras gerações. Nesse mês das crianças – a nossa futura geração -, nos questionamos como podemos fazer da educação ambiental uma importante aliada à educação infantil, de maneira que, ao desenvolver atitudes e valores para a preservação e manutenção de qualidade de vida, também contribua para a formação integral de cidadãos mais conscientes.

Muito além do contato com a natureza, a educação ambiental infantil busca a interdisciplinaridade, integrando as emoções, a colaboração, o sentimento de pertencimento, a construção de caráter, do senso de solidariedade e de justiça, além de vários outros benefícios. É um caminho de alcançar novas mudanças nos hábitos e atitudes que o ser humano desempenha com o meio ambiente, gerando uma prática transformadora em um processo dinâmico e integrativo. Ainda assim,  a educação  ambiental não é apenas  uma ferramenta para gerenciar e minimizar problemas ambientais, mas uma dimensão  essencial de desenvolvimento social e pessoal.

NÓS PODEMOS MAIS

O envolvimento das crianças na educação ambiental requer ambientes lúdicos  e  diversificados, que proporcionem um aprendizado significativo, que estimule o contato com a natureza. As crianças, em geral, se empenham em atividades práticas. Quando isso é proposto de maneira interessante, divertida e incorporando atitudes de seu cotidiano, pode estimular a assimilação e o aprendizado das crianças.

 Estar atento às suas próprias práticas é o primeiro passo! Quando as crianças veem outras pessoas como referência, o aprendizado se torna mais espontâneo e acessível, trazendo mudanças comportamentais. Aqui vão algumas dicas:

 

  • Aumente o contato com  o  ambiente  natural: isso proporciona  às  crianças  a sensação  de  bem-estar  com  o  desenvolvimento  da  autoestima,  aumento  da afetividade,   funcionando   como   um   incentivo   para   exploração   e desenvolvimento de novas descobertas;
  • Crie experiências significativas: o que pode ser mais simples do que parece, como convidar a criança para ajudar a cozinhar, instigando a chegada do alimento até o seu preparo e sua valorização, o cuidado com desperdícios e estímulo à boa alimentação, além do tempo juntos(as).
  • Estimule o desapego: através do consumo consciente, evite o acúmulo de objetos em desuso, como roupas e brinquedos. De tempos em tempos, doe itens que já não utiliza mais. Uma boa opção é desapegar nas nossas Estações Consumo Consciente.

 

Já pratica alguma atividade dessas ou tem alguma dica? Compartilha com a gente nos comentários!

AQUI NA PORTO

A promoção de educação socioambiental sempre foi importante para a Porto. Diversos projetos estimulam a participação ativa na educação ambiental, que é o caso da Horta comunitária, projeto busca criar consciência sobre a alimentação e o seu ciclo de vida por meio de uma atividade “mão na massa” entre os(as) colaboradores(as) voluntários(as) e as crianças das instituições sociais parceiras.

Nessa experiência, plantamos e colhemos hortaliças e temperos orgânicos na horta comunitária da Porto – que fica localizada na Torre B. Ao final, todos os alimentos são doados para as instituições parceiras, fechando o ciclo de produção e consumo.

Que tal participar dessa experiência e, talvez, até montar uma horta de verduras ou mesmo de temperos em casa? Assim, você estará cultivando uma pequena parte da alimentação de sua família. Essa é uma ótima forma de estimular nossa própria consciência ambiental também.

INDICA AÍ, SUSTENTABILIDADE!

O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida (2012)

É um ótimo filme infantil para discutir destruição, conservação e restauro do meio ambiente. Nele, você poderá acompanhar a busca de Ted pela última Trúfula e o retorno ao passado de Thneedville – a cidade feita de plástico onde as árvores são mantidas com pilhas. Um dia, ele resolve partir em busca de um futuro melhor e descobre uma linda floresta de Trúfulas.

O estúdio que criou “O Lorax” é o mesmo do “Meu Malvado Favorito” e está disponível na Netflix. Então, já separe a pipoca!

 

 

EXTRAS

🥑 Confira 15 opções de receitas saudáveis e divertidas para as crianças ajudarem a preparar.

📚 Por fim, confira histórias divertidas que abordam problemas ambientais e podem ser ótimas formas de encontrar exemplos de narrativas.

Comentários

{{comment.parent.comment_author}}
{{comment.parent.comment_date}}
{{comment.parent.comment_content}}
Comentar
{{children.comment_author}}
{{children.comment_date}}
{{children.comment_content}}
Comentar
Ver mais comentários

Matérias anteriores